PRÁTICAS DE CONTROLE E RESISTÊNCIA NO COTIDIANO DE PROFESSORAS DO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO NO CAMPO DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MENDONÇA, JOSÉ RICARDO COSTA DE
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230241
Resumo: O objetivo é analisar as práticas de controle e de resistência no cotidiano de professoras do ensino superior do campo de Estudos Organizacionais. A realidade social é produzida por meio de uma gama de micro práticas disciplinares cotidianas, as quais compõem poderosos discursos institucionais que constroem as subjetividades modernas. No que se refere aos ambientes escolares chama-se a atenção para o uso de dispositivos de controle e de vigilância nas atividades acadêmicas. Porém, nas relações de poder existe obrigatoriamente a possibilidade de resistência. A abordagem foi qualitativa. Foram entrevistadas doze professoras do campo de Estudos Organizacionais. Adotou-se a análise de conteúdo categorial. Foram identificadas cinco categorias de práticas de controle e vigilância: práticas legais-normativas; práticas objetivas; práticas subjetivas; práticas tecnológicas; e práticas político-ideológicas. As práticas resistência variaram entre o “enfrentamento” e “fazer o melhor que possível”. Foram identificados elementos das estratégias políticas Gestão, Mercado e Performatividade nas Instituições de Ensino.
id UFSC_3f90f96e61f567069ff17a25e2a8953f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/230241
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling PRÁTICAS DE CONTROLE E RESISTÊNCIA NO COTIDIANO DE PROFESSORAS DO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO NO CAMPO DE ESTUDOS ORGANIZACIONAISO objetivo é analisar as práticas de controle e de resistência no cotidiano de professoras do ensino superior do campo de Estudos Organizacionais. A realidade social é produzida por meio de uma gama de micro práticas disciplinares cotidianas, as quais compõem poderosos discursos institucionais que constroem as subjetividades modernas. No que se refere aos ambientes escolares chama-se a atenção para o uso de dispositivos de controle e de vigilância nas atividades acadêmicas. Porém, nas relações de poder existe obrigatoriamente a possibilidade de resistência. A abordagem foi qualitativa. Foram entrevistadas doze professoras do campo de Estudos Organizacionais. Adotou-se a análise de conteúdo categorial. Foram identificadas cinco categorias de práticas de controle e vigilância: práticas legais-normativas; práticas objetivas; práticas subjetivas; práticas tecnológicas; e práticas político-ideológicas. As práticas resistência variaram entre o “enfrentamento” e “fazer o melhor que possível”. Foram identificados elementos das estratégias políticas Gestão, Mercado e Performatividade nas Instituições de Ensino.INPEAU/UFSC2021-12-03T16:44:53Z2021-12-03T16:44:53Z2021-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-08-0https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230241MENDONÇA, JOSÉ RICARDO COSTA DEporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-03T16:44:53Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/230241Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-12-03T16:44:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv PRÁTICAS DE CONTROLE E RESISTÊNCIA NO COTIDIANO DE PROFESSORAS DO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO NO CAMPO DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS
title PRÁTICAS DE CONTROLE E RESISTÊNCIA NO COTIDIANO DE PROFESSORAS DO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO NO CAMPO DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS
spellingShingle PRÁTICAS DE CONTROLE E RESISTÊNCIA NO COTIDIANO DE PROFESSORAS DO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO NO CAMPO DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS
MENDONÇA, JOSÉ RICARDO COSTA DE
title_short PRÁTICAS DE CONTROLE E RESISTÊNCIA NO COTIDIANO DE PROFESSORAS DO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO NO CAMPO DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS
title_full PRÁTICAS DE CONTROLE E RESISTÊNCIA NO COTIDIANO DE PROFESSORAS DO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO NO CAMPO DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS
title_fullStr PRÁTICAS DE CONTROLE E RESISTÊNCIA NO COTIDIANO DE PROFESSORAS DO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO NO CAMPO DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS
title_full_unstemmed PRÁTICAS DE CONTROLE E RESISTÊNCIA NO COTIDIANO DE PROFESSORAS DO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO NO CAMPO DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS
title_sort PRÁTICAS DE CONTROLE E RESISTÊNCIA NO COTIDIANO DE PROFESSORAS DO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO NO CAMPO DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS
author MENDONÇA, JOSÉ RICARDO COSTA DE
author_facet MENDONÇA, JOSÉ RICARDO COSTA DE
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MENDONÇA, JOSÉ RICARDO COSTA DE
description O objetivo é analisar as práticas de controle e de resistência no cotidiano de professoras do ensino superior do campo de Estudos Organizacionais. A realidade social é produzida por meio de uma gama de micro práticas disciplinares cotidianas, as quais compõem poderosos discursos institucionais que constroem as subjetividades modernas. No que se refere aos ambientes escolares chama-se a atenção para o uso de dispositivos de controle e de vigilância nas atividades acadêmicas. Porém, nas relações de poder existe obrigatoriamente a possibilidade de resistência. A abordagem foi qualitativa. Foram entrevistadas doze professoras do campo de Estudos Organizacionais. Adotou-se a análise de conteúdo categorial. Foram identificadas cinco categorias de práticas de controle e vigilância: práticas legais-normativas; práticas objetivas; práticas subjetivas; práticas tecnológicas; e práticas político-ideológicas. As práticas resistência variaram entre o “enfrentamento” e “fazer o melhor que possível”. Foram identificados elementos das estratégias políticas Gestão, Mercado e Performatividade nas Instituições de Ensino.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-03T16:44:53Z
2021-12-03T16:44:53Z
2021-11-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-08-0
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230241
identifier_str_mv 978-85-68618-08-0
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652002281914368