O ensino de circuitos elétricos através de uma sequência de WebQuest

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim Neto, Newton Soares de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252031
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Blumenau, 2023.
id UFSC_3fa3800c6b0560e98e07b2b5f3f76480
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/252031
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O ensino de circuitos elétricos através de uma sequência de WebQuestFísicaCircuitos elétricosEnsino via WebDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Blumenau, 2023.Esta dissertação apresenta a descrição e aplicação de uma sequência didática para o ensino de Física apoiada no recurso de WebQuest e atividades experimentais virtuais com enfoque no Circuito Elétrico. Como a WebQuest é feita através de interações entre alunos e professor, baseou-se na teoria da Zona de Desenvolvimento Proximal de Vygotski. Foram realizadas análises nos livros de Física do ensino médio que são utilizados em sala de aula e feito uma releitura do livro GREF, buscando deixar seus conceitos com exemplos mais atuais. Essa sequência foi aplicada duas vezes, nos anos de 2021 e 2022, no período de pandemia da COVID-19, houveram erros quanto a coleta e entrega de atividades referente a primeira aplicação, por este motivo houve a necessidade de uma segunda aplicação. Esta última, foi realizada com duas turmas do terceiro ano do ensino médio e ocupou um total de oito semanas com duas aulas por dia. O presente trabalho possibilitou que os alunos conhecessem conceitos sobre eletricidade que não são apresentados tradicionalmente por falta de tempo, inclusive fazer cálculos que poderão usar em seu cotidiano. Além disso, percebeu-se alunos mais ativos em sala bem como uma melhor interação entre professor - aluno. Como produto final desta dissertação, todas as etapas da WebQuest assim como o roteiro da atividade experimental ficará disponível como sugestão de atividade a ser desenvolvida com alunos do ensino médio.Abstract: This dissertation presents the description and application of a didactic sequence for teaching Physics, supported by the use of WebQuest resources and virtual experimental activities focused on Electric Circuits. Since WebQuest involves interactions between students and teachers, it was based on Vygotsky?s Zone of Proximal Development theory. Analyses were carried out on high school Physics textbooks used in the classroom, and a reinterpretation of the GREF book was made, aiming to provide more up-to-date examples for its concepts. This sequence was implemented twice, in 2021 and 2022, during the COVID-19 pandemic. There were some errors in collecting and submitting activities in the first implementation, which led to the need for a second application. The latter was conducted with two classes of third-year high school students and spanned a total of eight weeks with two classes per day. This work allowed students to learn electricity concepts that are not traditionally taught due to time constraints, including calculations that they can apply in their daily lives. Additionally, it was observed that students were more engaged in class and there was improved interaction between teacher and student. As the final outcome of this dissertation, all stages of the WebQuest, as well as the experimental activity guide, will be made available as a suggested activity to be developed with high school students.Girardi, DanielUniversidade Federal de Santa CatarinaAmorim Neto, Newton Soares de2023-11-20T23:28:08Z2023-11-20T23:28:08Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis88 p.| il., tabs.application/pdf384845https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252031porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-22T17:51:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/252031Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-11-22T17:51:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de circuitos elétricos através de uma sequência de WebQuest
title O ensino de circuitos elétricos através de uma sequência de WebQuest
spellingShingle O ensino de circuitos elétricos através de uma sequência de WebQuest
Amorim Neto, Newton Soares de
Física
Circuitos elétricos
Ensino via Web
title_short O ensino de circuitos elétricos através de uma sequência de WebQuest
title_full O ensino de circuitos elétricos através de uma sequência de WebQuest
title_fullStr O ensino de circuitos elétricos através de uma sequência de WebQuest
title_full_unstemmed O ensino de circuitos elétricos através de uma sequência de WebQuest
title_sort O ensino de circuitos elétricos através de uma sequência de WebQuest
author Amorim Neto, Newton Soares de
author_facet Amorim Neto, Newton Soares de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Girardi, Daniel
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim Neto, Newton Soares de
dc.subject.por.fl_str_mv Física
Circuitos elétricos
Ensino via Web
topic Física
Circuitos elétricos
Ensino via Web
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Blumenau, 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-20T23:28:08Z
2023-11-20T23:28:08Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 384845
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252031
identifier_str_mv 384845
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252031
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 88 p.| il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652141581041664