Alinhamento entre as racionalidades da teoria da atribuição e da legitimidade no gerenciamento de impressão: uma análise das narrativas contábeis da Samarco Mineração S.A.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Theiss, Viviane
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211466
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Florianópolis, 2019
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spelling Alinhamento entre as racionalidades da teoria da atribuição e da legitimidade no gerenciamento de impressão: uma análise das narrativas contábeis da Samarco Mineração S.A.ContabilidadeAtribuição (Psicologia social)Barragens de rejeitosComunicação nas organizaçõesTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Florianópolis, 2019Na tentativa de influenciar as percepções quando da ocorrência de um evento, as narrativas da organização envolvida pode valer-se de diferentes racionalidades do(s) preparador(es) no momento de fazer suas atribuições de causas para situações adversas, com vistas em gerar legitimidade. Assim, o estudo objetiva investigar o alinhamento entre as racionalidades da Teoria da Atribuição e da Legitimidade no gerenciamento de impressão das narrativas contábeis pelo(s) preparador(es), quando do rompimento da barragem de rejeitos Fundão, da Samarco Mineração S.A. A abordagem do problema de pesquisa é de natureza mista, com predominância qualitativa, a partir da análise de conteúdo de narrativas contábeis disponibilizados no website da empresa, publicados no período de 2014 a 2017. Em contraponto, analisaram-se as narrativas das acionistas controladoras da Samarco, a Vale S.A. e da BHP Billiton Brasil Ltda., além de evidências disponibilizadas pelo Ministério Público Federal, que investiga o evento. Os resultados evidenciaram atribuição de desempenho e dissimulação de gerenciamento de impressão pelos preparadores das narrativas contábeis na comunicação corporativa, antes e após a situação adversa, dependentes dos fatores situacionais e em tentativas de influenciar as percepções sociais. Verificou-se que o alinhamento das racionalidades de gerenciamento de impressão ocorre a partir de ações racionais para a obtenção dos objetivos da empresa, ao longo do tempo analisado. Ademais, antes do rompimento da barragem observou-se o predomínio de mensagens com efeito de racionalização, com características lógicas, coerência e neutralidade. Após a incidência do evento, a empresa passou a mostrar características sugestivas para mensagens que indicam comunicar compreensão e consideração, para gerar empatia, ganhar confiança, oportunidade de diálogo bilateral entre os interessados. Conclui-se que as narrativas da empresa valeram-se de diferentes racionalidades do preparador no momento de fazer suas atribuições para situações adversas, com vistas na geração de legitimidade organizacional.Abstract: In an attempt to influence perceptions when an event occurs, the narratives of the organization involved can draw on different rationales of the preparer (s) when making their attributions of causes for adverse situations, with a view to generating legitimacy. Thus, the study aims to investigate the alignment between the Theory of Attribution and Legitimacy theory in the management impression of accounting narratives by the preparer (s), when the Samarco Mineração S.A. The approach to the research problem is of a mixed nature, with a qualitative predominance, based on the content analysis of accounting available on the company's website, published in the period from 2014 to 2017. In contrast, they analyzed the opinions of the controlling shareholders of Samarco, Vale S.A. and BHP Billiton Brasil Ltda, as well as evidences made available by the Federal Prosecutor's Office, which investigates the event. The results showed attribution of performance and concealment of print management by preparers of accounting narratives in corporate communication, before and after the adverse situation, dependent on situational factors and in attempts to influence social perceptions. It was verified that the alignment of print management rationalities occurs, based on rational actions to achieve the company's objectives, over the time analyzed. In addition, before the dam rupture was observed the predominance of messages with rationalization effect, with logical characteristics, coherence and neutrality. After the event, the company started to show suggestive characteristics for messages that indicate communicating understanding and consideration, to generate empathy, to gain trust, and opportunity for bilateral dialogue among stakeholders. It was concluded that the company's narratives used different ratios of the preparer when making their assignments to adverse situations, with a view to generating organizational legitimacy.Beuren, Ilse MariaUniversidade Federal de Santa CatarinaTheiss, Viviane2020-08-20T05:33:33Z2020-08-20T05:33:33Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis223 p.| il., tabs.application/pdf362888https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211466porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-20T05:33:33Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/211466Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-08-20T05:33:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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