A dimensão ética da formação do profissional em saúde: um estudo a partir das representações sociais sobre o trote universitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vegini, Neusa Maria Kuester
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/172567
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Florianópolis, 2016.
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spelling A dimensão ética da formação do profissional em saúde: um estudo a partir das representações sociais sobre o trote universitárioSaúde coletivaÉticaBioéticaRepresentações sociaisTrote estudantilDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Florianópolis, 2016.A dimensão ética da formação profissional abrange tudo aquilo que no processo de socialização profissional influencia o desenvolvimento moral do estudante e a sua conformação identitária profissional, o que ocorre tanto por meio do currículo formal quanto do currículo oculto. Neste, as vivências acadêmicas, como a do trote universitário, destacam-se, principalmente quando um dos primeiros aprendizados do novo estudante inclui a vivência forçada de alguns desvalores morais. O objetivo desta pesquisa foi compreender como o trote universitário pode influenciar a dimensão ética da formação de profissionais da saúde. Para estudar este fenômeno, optou-se pela teoria das Representações Sociais, de Serge Moscovici (2015), como um referencial teórico-metodológico para uma pesquisa de abordagem qualitativa. A coleta de dados foi feita através de entrevistas semiestruturadas com calouros, veteranos e professores de uma universidade no sul do Brasil, e com profissionais da saúde. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas com auxílio do software Atlas Ti, por meio da Análise Temática de Conteúdo, inspirada em Minayo (2007). Os resultados da pesquisa são apresentados em dois artigos. No primeiro deles, apresentam-se as várias ?faces? do trote universitário. A análise destas representações sociais demonstrou que ?trote? também compreende atividades que não estão relacionadas à violência, assim como ?recepção? não significa apenas práticas institucionais de acolhimento, podendo incluir atividades similares à do chamado ?trote violento?. Evidenciou-se assim uma preocupação em transformar e ressignificar o fenômeno, mas que em parte continua ocorrendo e gerando problemas éticos. O segundo artigo aborda os principais valores presentes na vivência do trote, os conflitos entre estes valores, e a influência dos problemas éticos na formação e no trabalho de profissionais da saúde. As primeiras vivências contribuem para a aprendizagem de modelos de comportamento e valores, podendo afetar o serviço prestado por estes profissionais. Conclui-se que o trote universitário pode influenciar positivamente ou negativamente a dimensão ética da formação profissional, na dependência direta dos valores e desvalores presentes nas diferentes atividades desenvolvidas. Portanto, cabe a todos os envolvidos na prática e, sobretudo, aos docentes e gestores institucionais, fomentar a reflexão acadêmica sobre os possíveis benefícios e malefícios das diferentes práticas e acompanhá-las de perto, buscando reconduzi-las sempre que necessário, e cumprindo assim com sua missão ético-pedagógico-social.<br>Abstract : The ethical dimension of professional training covers all that in the professional socialization process influences the moral development of the student and his professional identity conformation, which occurs both through the formal curriculum and through the hidden curriculum. In the later, the academic experiences, such as the university ?trote?, stand out, especially when one of the first learning of the young student includes the forced experience of some moral disvalues. The objective of this research was to understand how college ?trote? could influence the ethical dimension of the training of health professionals. To study this phenomenon, we chose Serge Moscovici's theory of Social Representations (2015) as a theoretical framework for a qualitative research. Data collection was made through semi-structured interviews with freshmen, veterans and teachers from a university in southern Brazil, and health professionals. The interviews were recorded, transcribed and analyzed with the aid of Atlas.Ti software, through the Thematic Content Analysis, inspired by Minayo (2004). The research results are presented in two articles. In the first one, we present the many "faces" of the university ?trote?. The analysis of these social representations has shown that '?trote?' also includes activities that are not related to violence, as well as 'reception' does not mean only institutional practices of greeting and may include activities similar to those of the so-called "violent trote?. It has become evident there is a concern to transform and reframe the phenomenon, but that in part is still occurring and creating ethical problems. The second article discusses the key values present in the experiences of ?trote?, the conflicts between these values, and the influence of ethical problems in the formation and work of health professionals. The first experiences contribute to the learning models of behavior and values, which may affect the actual curriculum and then, the service provided by these professionals. It is concluded that college ?trote? can influence positively or negatively the ethical dimension of professional training, in direct dependence of values and disvalues present in different activities undertaken. Therefore, it is up to all those involved in the practice and, above all, teachers and institutional managers, to foster academic reflection on the possible benefits and harms of different practices and watch them closely, seeking to lead them whenever necessary, and thus fulfilling with their ethical, pedagogical and social mission.Finkler, MirelleUniversidade Federal de Santa CatarinaVegini, Neusa Maria Kuester2017-01-24T03:17:04Z2017-01-24T03:17:04Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis129 p.| il.application/pdf343615https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/172567porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-24T03:17:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/172567Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-01-24T03:17:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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