Desenvolvimento de uma interface gráfica de site de e-commerce para um negócio digital através da metodologia Kansei

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Pablo Figueiredo de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229030
Resumo: PCC (graduação) — Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Design.
id UFSC_40efb7c631fb0e7b45ac186cd64e7665
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/229030
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Desenvolvimento de uma interface gráfica de site de e-commerce para um negócio digital através da metodologia KanseiDesign de InterfaceDesign DigitalE-commerceMetodologia KanseiEngenharia KanseiPCC (graduação) — Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Design.A interface de um site de e-commerce é um fator crucial para construir uma relação entre vendedores e consumidores. Além de ser uma plataforma de venda, a interface também é um canal de comunicação e seus aspectos gráficos devem refletir a identidade e as estratégias do negócio digital que ela representa. Em vista disso, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma interface de site de e-commerce no ramo de produtos promocionais customizáveis. A caracterização geral da pesquisa é de natureza aplicada, de tipo exploratória com abordagem mista, qualitativa e quantitativa. O projeto foi conduzido através da metodologia kansei, que se divide em quatro etapas: síntese do espécime (etapa 1); estruturação da checklist kansei (etapa 2); conceituação kansei e requisitos (etapa 3) e prototipagem e validação (etapa 4). Primeiramente, foi avaliado o contexto do projeto e o levantamento de trabalhos predecessores, realizados para a empresa Smerch.lab. Baseado nisso, criou-se um formulário que foi aplicado remotamente com voluntários para avaliar exemplares de interfaces gráficas diferentes com base em palavras-chaves da identidade da marca do site. Os valores médios das respostas foram cruzados com os valores de atributos dos elementos presentes em cada exemplar, gerando índices de correlação entre conceitos subjetivos avaliados por usuários comuns e dados objetivos mensuráveis. Os resultados obtidos na pesquisa mostram índices de correlação satisfatórios entre os conceitos da marca e os elementos projetáveis de uma interface, proporcionando diretrizes e requisitos para o desenvolvimento do protótipo final da interface gráfica que representa os conceitos da marca do negócio digital.The interface of an e-commerce website is an important factor for building a relationship between sellers and customers. Besides being a sales platform, the interface is also a communication channel, and its graphic features have to reflect the identity and the strategies of the digital business it represents. Considering that, this work aims to develop the interface of an e-commerce website in the field of customizable promotional products. This study was done as an applied and exploratory research, with a qualitative and quantitative mixed approach. The project was conducted through the kansei methodology, which is divided in four stages: Synthesizing Specimen (Stage 1); Establishment of Checklist (Stage 2); Determination of Kansei Concept and Requirement (Stage 3) and Prototyping/Testing (Stage 4). Firstly, the project context and previous works done for the Smerch.lab company were analysed. Based on that, an application form was created and applied remotely with volunteers, in order to evaluate graphic interface samples based on key-words related to the website’s brand identity. The values measured by the answers were cross-referenced with the values of the element’s traits present in each sample, creating correlation indexes between the subjective concepts rated by regular users and the measurable and objective data. The results obtained in the research showed satisfying correlation indexes between the brand concepts and the design elements of an interface, providing guidelines and requirements for the development of the final graphic interface prototype that represents the brand concepts of the digital business.Florianópolis, SCTeixeira, Júlio MonteiroFonseca, Renan Humberto LunardelloUniversidade Federal de Santa CatarinaSantos, Pablo Figueiredo de Oliveira2021-10-14T18:13:14Z2021-10-14T18:13:14Z2021-09-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis109application/pdfvideo/quicktimehttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229030info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-10-14T18:13:14Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/229030Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-10-14T18:13:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de uma interface gráfica de site de e-commerce para um negócio digital através da metodologia Kansei
title Desenvolvimento de uma interface gráfica de site de e-commerce para um negócio digital através da metodologia Kansei
spellingShingle Desenvolvimento de uma interface gráfica de site de e-commerce para um negócio digital através da metodologia Kansei
Santos, Pablo Figueiredo de Oliveira
Design de Interface
Design Digital
E-commerce
Metodologia Kansei
Engenharia Kansei
title_short Desenvolvimento de uma interface gráfica de site de e-commerce para um negócio digital através da metodologia Kansei
title_full Desenvolvimento de uma interface gráfica de site de e-commerce para um negócio digital através da metodologia Kansei
title_fullStr Desenvolvimento de uma interface gráfica de site de e-commerce para um negócio digital através da metodologia Kansei
title_full_unstemmed Desenvolvimento de uma interface gráfica de site de e-commerce para um negócio digital através da metodologia Kansei
title_sort Desenvolvimento de uma interface gráfica de site de e-commerce para um negócio digital através da metodologia Kansei
author Santos, Pablo Figueiredo de Oliveira
author_facet Santos, Pablo Figueiredo de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Júlio Monteiro
Fonseca, Renan Humberto Lunardello
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Pablo Figueiredo de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Design de Interface
Design Digital
E-commerce
Metodologia Kansei
Engenharia Kansei
topic Design de Interface
Design Digital
E-commerce
Metodologia Kansei
Engenharia Kansei
description PCC (graduação) — Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Design.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-14T18:13:14Z
2021-10-14T18:13:14Z
2021-09-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229030
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 109
application/pdf
video/quicktime
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652298891558912