Dualidade onda-partícula da luz: uma abordagem para o ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anjos, Enio dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214666
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Blumenau, 2019
id UFSC_40ff35c692814ac2b988ad004c2fe76b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/214666
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Dualidade onda-partícula da luz: uma abordagem para o ensino médioFísicaFísicaÓpticaÓptica físicaDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Blumenau, 2019Esta dissertação apresenta o desenvolvimento e a aplicação uma sequência didática que possibilita ao professor do Ensino Médio a abordagem da dualidade onda-partícula da luz. Os principais conceitos abordados são a propagação retilínea, propriedades ondulatórias da luz, difração da luz e efeito fotoelétrico. A sequência didática é composta por duas sugestões de roteiros de experimentos, somados a um de experimento virtual que consistem na exploração do fenômeno de difração da luz e do efeito fotoelétrico. Para isto, baseou-se na teoria de sequências didáticas de Méheut; Psillos, Belluco; Carvalho, e da aprendizagem sóciointeracionista de Vygotsky. Participaram da pesquisa duas turmas de segundo ano do Ensino Médio da Escola Estadual Básica Professor Honório Miranda em Gaspar - SC. A coleta de dados ocorreu por meio de gravação de áudio, registros de fotos, atividades entregues ao professor. A sequência didática ocupou sete aulas em um cenário de duas aulas semanais em sistema bimestral. Este trabalho possibilitou que os estudantes conhecessem a natureza dual da luz, conceito que não é tradicionalmente abordado no Ensino Médio. Além disto, resultou em uma melhor interação professor-estudante e na participação mais efetiva dos estudantes.Abstract: This dissertation presents the development and application of a didactic sequence that enables the teacher of the High School to approach the wave-particle duality of light. The main concepts discussed are rectilinear propagation, wave properties of light, diffraction of light and photoelectric effect. The didactic sequence is composed of two suggestions of experimental scripts, added to a virtual experiment that consists in the exploration of the phenomenon of light diffraction and the photoelectric effect. For this purpose, it was based on the didactic sequence?s theory of Méheut; Psillos, Belluco; Carvalho, and vygotsky's socio interactionist theory. Participated in this work two classes from the second year High School of From Professor Honório Miranda State School in the city of Gaspar ? SC. Data collection was done through audio recording, photo records and activities delivered to the teacher. The didactic sequence occupied seven classes in a two weekly classes scenario of a bimonthly system. This work enabled to the students learn the dual nature of the light, concept that is not traditionally approached in the High School. Additionally, it resulted in a better teacher- student interaction and in a more effective participation of the students.Lavelli, Lara Fernandes dos SantosUniversidade Federal de Santa CatarinaAnjos, Enio dos2020-10-21T21:08:27Z2020-10-21T21:08:27Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis155 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf361748https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214666porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:08:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/214666Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:08:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Dualidade onda-partícula da luz: uma abordagem para o ensino médio
title Dualidade onda-partícula da luz: uma abordagem para o ensino médio
spellingShingle Dualidade onda-partícula da luz: uma abordagem para o ensino médio
Anjos, Enio dos
Física
Física
Óptica
Óptica física
title_short Dualidade onda-partícula da luz: uma abordagem para o ensino médio
title_full Dualidade onda-partícula da luz: uma abordagem para o ensino médio
title_fullStr Dualidade onda-partícula da luz: uma abordagem para o ensino médio
title_full_unstemmed Dualidade onda-partícula da luz: uma abordagem para o ensino médio
title_sort Dualidade onda-partícula da luz: uma abordagem para o ensino médio
author Anjos, Enio dos
author_facet Anjos, Enio dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lavelli, Lara Fernandes dos Santos
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Anjos, Enio dos
dc.subject.por.fl_str_mv Física
Física
Óptica
Óptica física
topic Física
Física
Óptica
Óptica física
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Blumenau, 2019
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-10-21T21:08:27Z
2020-10-21T21:08:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 361748
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214666
identifier_str_mv 361748
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214666
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 155 p.| il., gráfs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651932104916992