Desenvolvimento de um Analisador de Design de Interface no Contexto do Ensino de Computação com o App Inventor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202490 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Ciências da Computação. |
id |
UFSC_410555e69b364d3b14335e373db91e93 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/202490 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Desenvolvimento de um Analisador de Design de Interface no Contexto do Ensino de Computação com o App Inventordesign de interfaceApp InventorCodeMasteravaliação automáticaensinoTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Ciências da Computação.O uso cotidiano de tecnologias de informação e comunicação pela população tem se tornado um componente imprescindível, tanto na vida pessoal como na carreira profissional. Por isso, a inclusão do ensino dos princípios básicos da Ciência da Computação na Educação Básica acaba sendo conhecimento útil para o cidadão como um usuário de tecnologias de informação, mas também o torna capacitado para ser criador. De forma a incluir o ensino da computação na Educação Básica, há iniciativas que propõem a utilização de ambientes de programação visual baseado em blocos, como Scratch, Snap! e App Inventor. Para auxiliar estudantes a aprender competências básicas de computação incluindo o pensamento computacional por meio da programação, aprimorar a capacidade de raciocínio lógico para resolução de problemas, inovação e criatividade. Uma forma de ensinar computação é por meio de criação de aplicativos para dispositivos Android, com auxílio do App Inventor. Além da programação é essencial o design de interface, pois procura trazer aos usuários a melhor usabilidade. Isso torna importante ensinar não só a programação, mas também conceitos básicos de design de interface. Para proporcionar um processo de aprendizagem consistente é importante apresentar um feedback em forma de avaliação. Isso é uma tarefa complicada e trabalhosa para os professores. Visando facilitar a avaliação, existem ferramentas que analisam automaticamente os projetos de programação dos alunos e apresentam um feedback sobre a variedade e complexidade da programação realizada, como por exemplo Dr. Scratch e CodeMaster. Considerando projetos desenvolvidos pelo App Inventor, ainda não há ferramentas que avaliam o design de interfaces de apps desenvolvidos de forma automatizada. Assim, o objetivo deste trabalho é a aprimoração da ferramenta web CodeMaster, de forma a incluir a análise e avaliação automatizada de design de interface dos aplicativos desenvolvidos com App Inventor. Desta forma, o presente trabalho visa levantar o estado da arte, mapear as heurísticas de usabilidade a partir de um guia de design, elaborar uma rubrica, desenvolver o sistema e, por fim, realizar testes de corretude e validade. Assim, como resultado é apresentada uma rubrica que avalia o design de interface de aplicativos desenvolvidos no App Inventor. Também é apresentada a ferramenta CodeMaster, com a avaliação automatizada da rubrica. Com o objetivo de auxiliar professores da Educação Básica na avaliação de projetos e deste modo facilitar o ensino e popularização de computação e design de interfaces no Brasil.Florianópolis, SC.Gresse von Wangenheim, ChristianeHauck, Jean Carlo R.Universidade Federal de Santa CatarinaJusten, Karla2019-12-08T12:48:01Z2019-12-08T12:48:01Z2019-06-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis152 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202490info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-12-08T12:48:01Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/202490Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-08T12:48:01Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de um Analisador de Design de Interface no Contexto do Ensino de Computação com o App Inventor |
title |
Desenvolvimento de um Analisador de Design de Interface no Contexto do Ensino de Computação com o App Inventor |
spellingShingle |
Desenvolvimento de um Analisador de Design de Interface no Contexto do Ensino de Computação com o App Inventor Justen, Karla design de interface App Inventor CodeMaster avaliação automática ensino |
title_short |
Desenvolvimento de um Analisador de Design de Interface no Contexto do Ensino de Computação com o App Inventor |
title_full |
Desenvolvimento de um Analisador de Design de Interface no Contexto do Ensino de Computação com o App Inventor |
title_fullStr |
Desenvolvimento de um Analisador de Design de Interface no Contexto do Ensino de Computação com o App Inventor |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de um Analisador de Design de Interface no Contexto do Ensino de Computação com o App Inventor |
title_sort |
Desenvolvimento de um Analisador de Design de Interface no Contexto do Ensino de Computação com o App Inventor |
author |
Justen, Karla |
author_facet |
Justen, Karla |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gresse von Wangenheim, Christiane Hauck, Jean Carlo R. Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Justen, Karla |
dc.subject.por.fl_str_mv |
design de interface App Inventor CodeMaster avaliação automática ensino |
topic |
design de interface App Inventor CodeMaster avaliação automática ensino |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Ciências da Computação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-08T12:48:01Z 2019-12-08T12:48:01Z 2019-06-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202490 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202490 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
152 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652077629440000 |