O ensino de física no projeto de educação comunitária Integrar: aprendizados, desafios e possibilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241015 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2022. |
id |
UFSC_41274be20934ee83104134d195e6760e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/241015 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O ensino de física no projeto de educação comunitária Integrar: aprendizados, desafios e possibilidadesEducação científica e tecnológicaEducação popularFísicaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2022.No contexto do ensino não-formal, os pré-universitários populares inserem-se numa perspectiva contra-hegemônica de enfretamento a opressões e desigualdades sociais. Estas iniciativas buscam a democratização do acesso à universidade e, muitas vezes, fundamentam-se na educação popular como forma de transformação social. Presente no município de Florinaópolis desde 2011, o projeto de educação comunitária Integrar é um destes movimentos, que possui como pilares o pré-universitário, a permanência de estudantes na universidade, a formação docente e o retorno social às comunidades e territórios ocupados. Se ensinar física é desafiador, é de se esperar que este desafio seja ainda maior quando se almeja uma prática docente pautada numa perspectiva de educação crítica e emancipatória, segundo a qual os conteúdos não devem ter um fim em si mesmos, mas servir como elementos para emancipação humana e ação transformadora no mundo. Tendo em vista a relevância do tema da Educação Popular, a falta de trabalhos com este enfoque na área da Física, e a intencionalidade de se contribuir com o Ensino de Física no projeto Integrar, esta pesquisa tem o objetivo de investigar de que modo ocorre a articulação entre aspectos da realidade e os conceitos físicos abordados em sala de aula, no âmbito do projeto Integrar, além de aprendizados e desafios vivenciados pela equipe docente no Ensino de Física nesse contexto. Para responder a este objetivo, a pesquisa se estruturou teoricamente na perspectiva freireana de educação, através de um panorama da educação popular e revisão das principais categorias da pedagogia freireana. Além disso, para analisar a perspectiva teórico-prática do Projeto Integrar e mais especificamente da Física, e na compreensão de que não existe ensino de Ciências sem que se tenha uma base espitemológica fundante, foi estabelecido um diálogo teórico entre a base epistemológica freireana e algumas das principais vertentes epistemológicas de relevância para a educação e ensino de ciências. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa contemplou uma revisão de literatura exploratória envolvendo a palavra chave Educação Popular nas principais bases de dados de trabalhos envolvendo o Ensino de Física e de Ciências, revisão bibliográfica para construção do arcabouço teórico mencionado, análise documental do planejamento letivo da equipe de Física; condução de dois grupos focais ? um com a equipe docente de Física do Projeto Integrar, e outro com pessoas que já coordenaram o projeto; e análise dos construtos obtidos com os grupos focais da equipe de física via Análise Textual Discursiva (MORAES e GALIAZZI, 2018). A análise demonstrou que o Projeto Integrar vem se aproximando cada vez mais da perspectiva freireana de educação, principalmente ao longo dos últimos anos, e que o ensino de Física tem avançado em relação ao ensino tradicional por meio do ensino através de temáticas, ainda que de natureza conceitual, mas que rompem com a relação 1:1 entre temática e conteúdo. Além disso, os professores demonstraram contextualizar o ensino de diferentes formas, desde a contextualização com o cotidiano imediato até questões do contexto histórico social envolvendo ciência, tecnologia e sociedade. Apesar destes avanços, a equipe enfrenta desafios com relação ao planejamento das aulas e rompimento com a natureza conceitual das temáticas, ressaltando a própria formação docente como um empecilho para conseguir ?encaixar? a física na realidade. Espera-se, com este trabalho, potencializar o Ensino de Física no Integrar e contribuir com a área de pesquisa em ensino de Ciências, que carece de pesquisas com foco na educação popular.Abstract: In the context of non-formal education, popular preparatory courses to access higher education are inserted in a counter-hegemonic perspective of fighting against oppressions and social inequalities. These initiatives seek to democratize access to the university and are often based on popular education as a form of social transformation. Present in the city of Florinaópolis since 2011, the community education project Integrar is one of these movements, whose pillars are preparatory courses, student permanence at university, teacher training and social return to communities and territories. If teaching physics is challenging, it is to be expected that this challenge will be even greater when seeking a teaching practice based on a critical and emancipatory education perspective, according to which the contents should not be an end in themselves, but serve as elements for human emancipation and transformative action in the world. Given the relevance of the topic of Popular Education, the lack of related works in the field of Physics, and the intention to contribute to the Teaching of Physics in the Integrar project, this research aims to investigate how occurs the articulation between aspects of reality and the physical concepts in the classroom, in the context of the Integrar project, in addition to identify lesson learned and challenges experienced by Physics teachers in this context. To address this objective, the research was theoretically structured in the Freirean perspective of education, through an overview of popular education and a review of the main categories of Freirean pedagogy. Furthermore, in order to analyze the theoretical-practical perspective of the Integrar Project and more specifically of Physics, and with the understanding that there is no teaching of Science without a fundamental epistemological basis, a theoretical dialogue was established between Freire's epistemological basis and some of the main epistemological strands of relevance to the teaching of science. From a methodological point of view, the research included an exploratory literature review involving the keyword Popular Education in the main Brazilian databases of works involving Physics and Science Teaching, bibliographic review for the construction of the mentioned theoretical framework, document analysis of the Physics team?s teaching planning; implementation of two focus groups ? one with the Physics teaching team of Projeto Integrar, and another with people who have already coordinated the project; and finaly, analysis of the constructs obtained with the focus groups of the physics team via Discursive Textual Analysis. The analysis showed that the Integrar Project has been getting closer and closer to the Freirean perspective of education, especially over the last few years, and that the teaching of Physics has advanced in relation to traditional teaching through teaching through themes, although of conceptual nature, but breaking the 1:1 relationship between theme and content. In addition, teachers demonstrated to contextualize teaching in different ways, from contextualization with the immediate daily life to issues of the social historical context involving science, technology and society. Despite these advances, the team faces challenges regarding the planning of classes and breaking with the conceptual nature of the themes, highlighting the teacher training they had as an obstacle to being able to ?fit? physics into reality. It is hoped, with this work, to enhance the Teaching of Physics in Integrar and to contribute to the area of research in Science teaching, which lacks research focused on popular education.Halmenschlager, Karine RaquielUniversidade Federal de Santa CatarinaGlória, Luna Leão2022-10-21T17:01:45Z2022-10-21T17:01:45Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis224 p.| il.application/pdf378590https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241015porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-21T17:01:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/241015Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-10-21T17:01:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de física no projeto de educação comunitária Integrar: aprendizados, desafios e possibilidades |
title |
O ensino de física no projeto de educação comunitária Integrar: aprendizados, desafios e possibilidades |
spellingShingle |
O ensino de física no projeto de educação comunitária Integrar: aprendizados, desafios e possibilidades Glória, Luna Leão Educação científica e tecnológica Educação popular Física |
title_short |
O ensino de física no projeto de educação comunitária Integrar: aprendizados, desafios e possibilidades |
title_full |
O ensino de física no projeto de educação comunitária Integrar: aprendizados, desafios e possibilidades |
title_fullStr |
O ensino de física no projeto de educação comunitária Integrar: aprendizados, desafios e possibilidades |
title_full_unstemmed |
O ensino de física no projeto de educação comunitária Integrar: aprendizados, desafios e possibilidades |
title_sort |
O ensino de física no projeto de educação comunitária Integrar: aprendizados, desafios e possibilidades |
author |
Glória, Luna Leão |
author_facet |
Glória, Luna Leão |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Halmenschlager, Karine Raquiel Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Glória, Luna Leão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação científica e tecnológica Educação popular Física |
topic |
Educação científica e tecnológica Educação popular Física |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2022. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-21T17:01:45Z 2022-10-21T17:01:45Z 2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
378590 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241015 |
identifier_str_mv |
378590 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
224 p.| il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652052307378176 |