O trabalho do contador: um estudo realizado em instituições federais de ensino de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Laís Karine Sardá
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188789
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Florianópolis, 2018.
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spelling O trabalho do contador: um estudo realizado em instituições federais de ensino de Santa CatarinaContabilidadeContadoresDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Florianópolis, 2018.Esta dissertação objetiva caracterizar a percepção dos contadores a respeito do trabalho que realizam em Instituições Federais de Ensino de Santa Catarina (IFE/SC) e sua contribuição para gestão e sociedade. Os sujeitos da pesquisa são 41 (quarenta e um) contadores lotados e em exercício nas IFE/SC que se disponibilizaram a participar. Este trabalho apoia-se em uma abordagem metodológica qualitativa e como instrumento para coleta de dados utilizou-se a estratégia do questionário. Dessa forma, elaborou-se o instrumento de coleta de dados com o intuito de identificar o nível de formação dos contadores das IFE/SC, bem como o tempo de atuação nas instituições; a compreensão do contador a respeito do ofício realizado, do seu desenvolvimento profissional e sobre a contabilidade; e a percepção do contador acerca do espaço que a contabilidade possui na instituição e quanto à participação do contador na gestão da instituição e na sociedade. Para realizar a análise de conteúdo, fez-se uso da observação categorial descrita por Bardin (2009), que organiza as categorias a partir da totalidade do texto a fim de dar suporte às considerações utilizaram-se os principais autores MOW (1987), Migliaccio Filho (1994), Silva (2003), Alves et al. (2007), Tolfo e Piccinini (2007), Tonin et al. (2007), Cardoso et al. (2006) e Slomski et al. (2010). Das respostas verificadas, identificaram-se as prerrogativas da ocupação do contador, haja vista que as atividades desempenhadas estão centradas na forte presença de uma rotina em que se evidencia um trabalho mecanizado, repetitivo cuja premissa está centrada na individualização e não na compreensão de todo o processo de trabalho. Apesar da ênfase na repetição, as respostas apontam para o trabalho executado, para a primazia pelo conhecimento técnico e para ética no que se realiza, ainda que esta direcione ao que se realizou. Quanto ao desenvolvimento profissional, as respostas indicam a formação continuada centrada em práticas quanto à rotina; portanto, as atualizações obtidas pelos pesquisados voltam-se à transmissão do conhecimento não havendo indicadores que demonstrem alteração na maneira de produzir o trabalho. Em relação ao espaço que a contabilidade ocupa nas instituições, a compreensão dos contadores é que esse espaço cresce e que os serviços desempenhados pelo contador contribuem para a tomada de decisão da gestão. Desse modo, verifica-se que os profissionais compreendem o produto do trabalho realizado e os benefícios reais para as instituições. Entretanto, os resultados apontam que os contadores possuem dificuldades para compreender o alcance do serviço para a sociedade, e isso impacta no sentido do valor que esse tem para o profissional. Assim, se o contador não percebe a forma com que o produto do seu trabalho contribui para a sociedade, ele não consegue fazer com que seja significativo.Abstract : This dissertation aims to characterize the accountants' perception of the work they perform in Federal Institutions of Education of Santa Catarina(IFE / SC) and their contribution to management and society. Thesurvey subjects are 41 (forty-one) full-time accountants in the IFE / SCwho were willing to participate. This work is based on a qualitativemethodological approach and as a tool for data collection thequestionnaire strategy was used. In this way, the instrument of datacollection was elaborated with the intention of identifying the level oftraining of accountants of the IFE / SC, as well as the time ofperformance in the institutions; the accountant's understanding of the jobdone, his professional development and accounting; and the accountant'sperception about the space that accounting has in the institution and theaccountant's participation in the management of the institution and insociety. To perform the content analysis, we used the categoricalobservation described by Bardin (2009), who organizes the categoriesfrom the totality of the text in order to support the considerations usedby the main authors MOW (1987), Migliaccio Filho (1994), Silva(2003), Alves et al. (2007), Tolfo and Piccinini (2007), Tonin et al.(2007), Cardoso et al. (2006) and Slomski et al. (2010). From theverified answers, the prerogatives of the accountant's occupation wereidentified, since the activities performed are centered in the strongpresence of a routine in which a mechanized, repetitive work isevidenced whose premise is centered in the individualization and not inthe understanding of the whole. work process. Despite the emphasis onrepetition, the answers point to the work done, to the primacy oftechnical knowledge and to ethics in what is done, even if it leads towhat has been accomplished. Regarding professional development, theanswers indicate continuing training focused on routine practices;therefore, the updates obtained by the researched ones return to thetransmission of the knowledge without having indicators that showchange in the way of producing the work. In relation to the space thataccounting occupies in institutions, the understanding of accountants isthat this space grows and that the services performed by the accountantcontribute to the management decision making. In this way, it is verifiedthat the professionals understand the product of the work done and thereal benefits for the institutions. However, the results point out thataccountants find it difficult to understand the scope of service to society,and this impacts in the sense of the value it has for the professional. So,if the accountant does not realize how the product of his or her workcontributes to society, he can not make it meaningful.Laffin, MarcosUniversidade Federal de Santa CatarinaMartins, Laís Karine Sardá2018-08-02T04:04:05Z2018-08-02T04:04:05Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis101 p.| il., gráfs.application/pdf353337https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188789porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-02T04:04:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/188789Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-08-02T04:04:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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