A GESTÃO DE DESIGN E A COCRIAÇÃO:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MERINO, Eugênio Andrés Díaz
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: MERINO, Giselle Schmidt Alves Díaz, ZACCHI, Giancarlo Philippi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222235
Resumo: O modelo de desenvolvimento econômico tem gerado consequências ambientais negativas, tornando-se incompatível com a preservação e conservação ambiental. A abordagem da cocriação aplicada através da gestão de design torna-se importante ferramenta para a promoção do desenvolvimento sustentável. Este artigo, teórico, descritivo e exploratório, tem como objetivo identificar através da gestão de design, formas de se agir intencionalmente através da abordagem da cocriação para promoção da sustentabilidade nas propriedades rurais e pesqueiras, mais ao mesmo tempo preocupa-se com a identificação da produção de seus aspectos e impactos ambientais, melhorando, a qualidade de vida das pessoas com quem mantém interação direta e indireta. Para tanto, tem-se como problema de pesquisa como a abordagem da cocriação pode diminuir as distâncias entre a planta organizacional e o cliente e ao mesmo tempo otimizar seu desempenho socioambiental? A partir das contribuições apontadas e fundamentadas na bibliografia pesquisada, parece claro que as contribuições da abordagem da cocriação destacadas na pesquisa de fato oferecem as pequenas e médias empresas do setor rural e pesqueiro muito mais competitividade, diferenciação e sustentabilidade.
id UFSC_414e6690072ee65262f8670ae48bb857
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/222235
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A GESTÃO DE DESIGN E A COCRIAÇÃO:UMA ABORDAGEM ORIENTADA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS E PESQUEIRASGestão de designSustentabilidadeCo-criaçãoO modelo de desenvolvimento econômico tem gerado consequências ambientais negativas, tornando-se incompatível com a preservação e conservação ambiental. A abordagem da cocriação aplicada através da gestão de design torna-se importante ferramenta para a promoção do desenvolvimento sustentável. Este artigo, teórico, descritivo e exploratório, tem como objetivo identificar através da gestão de design, formas de se agir intencionalmente através da abordagem da cocriação para promoção da sustentabilidade nas propriedades rurais e pesqueiras, mais ao mesmo tempo preocupa-se com a identificação da produção de seus aspectos e impactos ambientais, melhorando, a qualidade de vida das pessoas com quem mantém interação direta e indireta. Para tanto, tem-se como problema de pesquisa como a abordagem da cocriação pode diminuir as distâncias entre a planta organizacional e o cliente e ao mesmo tempo otimizar seu desempenho socioambiental? A partir das contribuições apontadas e fundamentadas na bibliografia pesquisada, parece claro que as contribuições da abordagem da cocriação destacadas na pesquisa de fato oferecem as pequenas e médias empresas do setor rural e pesqueiro muito mais competitividade, diferenciação e sustentabilidade.UFSC/VIRTUHAB2021-04-16T18:33:09Z2021-04-16T18:33:09Z2016-04-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2596-237Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222235MERINO, Eugênio Andrés DíazMERINO, Giselle Schmidt Alves DíazZACCHI, Giancarlo Philippiporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-16T18:33:09Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/222235Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-04-16T18:33:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A GESTÃO DE DESIGN E A COCRIAÇÃO:
UMA ABORDAGEM ORIENTADA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS E PESQUEIRAS
title A GESTÃO DE DESIGN E A COCRIAÇÃO:
spellingShingle A GESTÃO DE DESIGN E A COCRIAÇÃO:
MERINO, Eugênio Andrés Díaz
Gestão de design
Sustentabilidade
Co-criação
title_short A GESTÃO DE DESIGN E A COCRIAÇÃO:
title_full A GESTÃO DE DESIGN E A COCRIAÇÃO:
title_fullStr A GESTÃO DE DESIGN E A COCRIAÇÃO:
title_full_unstemmed A GESTÃO DE DESIGN E A COCRIAÇÃO:
title_sort A GESTÃO DE DESIGN E A COCRIAÇÃO:
author MERINO, Eugênio Andrés Díaz
author_facet MERINO, Eugênio Andrés Díaz
MERINO, Giselle Schmidt Alves Díaz
ZACCHI, Giancarlo Philippi
author_role author
author2 MERINO, Giselle Schmidt Alves Díaz
ZACCHI, Giancarlo Philippi
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MERINO, Eugênio Andrés Díaz
MERINO, Giselle Schmidt Alves Díaz
ZACCHI, Giancarlo Philippi
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de design
Sustentabilidade
Co-criação
topic Gestão de design
Sustentabilidade
Co-criação
description O modelo de desenvolvimento econômico tem gerado consequências ambientais negativas, tornando-se incompatível com a preservação e conservação ambiental. A abordagem da cocriação aplicada através da gestão de design torna-se importante ferramenta para a promoção do desenvolvimento sustentável. Este artigo, teórico, descritivo e exploratório, tem como objetivo identificar através da gestão de design, formas de se agir intencionalmente através da abordagem da cocriação para promoção da sustentabilidade nas propriedades rurais e pesqueiras, mais ao mesmo tempo preocupa-se com a identificação da produção de seus aspectos e impactos ambientais, melhorando, a qualidade de vida das pessoas com quem mantém interação direta e indireta. Para tanto, tem-se como problema de pesquisa como a abordagem da cocriação pode diminuir as distâncias entre a planta organizacional e o cliente e ao mesmo tempo otimizar seu desempenho socioambiental? A partir das contribuições apontadas e fundamentadas na bibliografia pesquisada, parece claro que as contribuições da abordagem da cocriação destacadas na pesquisa de fato oferecem as pequenas e médias empresas do setor rural e pesqueiro muito mais competitividade, diferenciação e sustentabilidade.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-18
2021-04-16T18:33:09Z
2021-04-16T18:33:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2596-237X
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222235
identifier_str_mv 2596-237X
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFSC/VIRTUHAB
publisher.none.fl_str_mv UFSC/VIRTUHAB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651995902377984