Implementação de estratégias de marketing digital: uma análise do desempenho financeiro e não financeiro de uma pequena empresa varejista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Guilherme da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234397
Resumo: Diante do avanço crescente da internet e das tecnologias, o marketing digital passou a ganhar força ao possibilitar a interação direta entre clientes e fornecedores. Nesse cenário, muitas organizações passaram a realizar ações intensas de marketing digital no intuito de atrair clientes e incrementar os resultados. Assim, o objetivo do presente trabalho é analisar os efeitos da implementação de estratégias de marketing digital nos resultados financeiros e não financeiros de uma pequena empresa do setor varejista. O estudo possui abordagem qualitativa, realizado por meio de análise documental e entrevista semiestruturada aplicada ao gestor de uma pequena empresa varejista do setor de supermercados. Os resultados revelam que a implementação de estratégias de marketing digital foi capaz de estimular aspectos de desempenho financeiro e não financeiro da organização investigada. Sob o ponto de vista financeiro, possibilitou aumento de faturamento bruto e margem de lucro, e no âmbito não financeiro, a empresa apresentou incremento no mix de produtos, gama de clientes e rotina dos funcionários no que tange ao atendimento ao cliente. Na empresa estudada, o marketing digital promoveu mudanças substanciais na rotina organizacional por meio da expansão dos negócios e maior reconhecimento de marca em virtude das ações de publicidade intensificadas. Os resultados evidenciados neste estudo podem ser utilizados para direcionar adequadamente os investimentos em ações de marketing digital, uma vez que os resultados aqui evidenciados demonstraram que as ações de marketing digital permitiram um incremento nos resultados financeiros e não financeiros da organização investigada
id UFSC_417781240b8523af75c478dc336de32b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/234397
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Implementação de estratégias de marketing digital: uma análise do desempenho financeiro e não financeiro de uma pequena empresa varejistaMarketing digitalDesempenho financeiro e não financeiroVarejoDiante do avanço crescente da internet e das tecnologias, o marketing digital passou a ganhar força ao possibilitar a interação direta entre clientes e fornecedores. Nesse cenário, muitas organizações passaram a realizar ações intensas de marketing digital no intuito de atrair clientes e incrementar os resultados. Assim, o objetivo do presente trabalho é analisar os efeitos da implementação de estratégias de marketing digital nos resultados financeiros e não financeiros de uma pequena empresa do setor varejista. O estudo possui abordagem qualitativa, realizado por meio de análise documental e entrevista semiestruturada aplicada ao gestor de uma pequena empresa varejista do setor de supermercados. Os resultados revelam que a implementação de estratégias de marketing digital foi capaz de estimular aspectos de desempenho financeiro e não financeiro da organização investigada. Sob o ponto de vista financeiro, possibilitou aumento de faturamento bruto e margem de lucro, e no âmbito não financeiro, a empresa apresentou incremento no mix de produtos, gama de clientes e rotina dos funcionários no que tange ao atendimento ao cliente. Na empresa estudada, o marketing digital promoveu mudanças substanciais na rotina organizacional por meio da expansão dos negócios e maior reconhecimento de marca em virtude das ações de publicidade intensificadas. Os resultados evidenciados neste estudo podem ser utilizados para direcionar adequadamente os investimentos em ações de marketing digital, uma vez que os resultados aqui evidenciados demonstraram que as ações de marketing digital permitiram um incremento nos resultados financeiros e não financeiros da organização investigadaFlorianópolis, SCGasparetto, ValdireneCastanha, Eduardo TramontinUniversidade Federal de Santa CatarinaVieira, Guilherme da Silva2022-05-13T14:37:07Z2022-05-13T14:37:07Z2022-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234397porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-13T14:37:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/234397Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-13T14:37:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Implementação de estratégias de marketing digital: uma análise do desempenho financeiro e não financeiro de uma pequena empresa varejista
title Implementação de estratégias de marketing digital: uma análise do desempenho financeiro e não financeiro de uma pequena empresa varejista
spellingShingle Implementação de estratégias de marketing digital: uma análise do desempenho financeiro e não financeiro de uma pequena empresa varejista
Vieira, Guilherme da Silva
Marketing digital
Desempenho financeiro e não financeiro
Varejo
title_short Implementação de estratégias de marketing digital: uma análise do desempenho financeiro e não financeiro de uma pequena empresa varejista
title_full Implementação de estratégias de marketing digital: uma análise do desempenho financeiro e não financeiro de uma pequena empresa varejista
title_fullStr Implementação de estratégias de marketing digital: uma análise do desempenho financeiro e não financeiro de uma pequena empresa varejista
title_full_unstemmed Implementação de estratégias de marketing digital: uma análise do desempenho financeiro e não financeiro de uma pequena empresa varejista
title_sort Implementação de estratégias de marketing digital: uma análise do desempenho financeiro e não financeiro de uma pequena empresa varejista
author Vieira, Guilherme da Silva
author_facet Vieira, Guilherme da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gasparetto, Valdirene
Castanha, Eduardo Tramontin
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Guilherme da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing digital
Desempenho financeiro e não financeiro
Varejo
topic Marketing digital
Desempenho financeiro e não financeiro
Varejo
description Diante do avanço crescente da internet e das tecnologias, o marketing digital passou a ganhar força ao possibilitar a interação direta entre clientes e fornecedores. Nesse cenário, muitas organizações passaram a realizar ações intensas de marketing digital no intuito de atrair clientes e incrementar os resultados. Assim, o objetivo do presente trabalho é analisar os efeitos da implementação de estratégias de marketing digital nos resultados financeiros e não financeiros de uma pequena empresa do setor varejista. O estudo possui abordagem qualitativa, realizado por meio de análise documental e entrevista semiestruturada aplicada ao gestor de uma pequena empresa varejista do setor de supermercados. Os resultados revelam que a implementação de estratégias de marketing digital foi capaz de estimular aspectos de desempenho financeiro e não financeiro da organização investigada. Sob o ponto de vista financeiro, possibilitou aumento de faturamento bruto e margem de lucro, e no âmbito não financeiro, a empresa apresentou incremento no mix de produtos, gama de clientes e rotina dos funcionários no que tange ao atendimento ao cliente. Na empresa estudada, o marketing digital promoveu mudanças substanciais na rotina organizacional por meio da expansão dos negócios e maior reconhecimento de marca em virtude das ações de publicidade intensificadas. Os resultados evidenciados neste estudo podem ser utilizados para direcionar adequadamente os investimentos em ações de marketing digital, uma vez que os resultados aqui evidenciados demonstraram que as ações de marketing digital permitiram um incremento nos resultados financeiros e não financeiros da organização investigada
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-13T14:37:07Z
2022-05-13T14:37:07Z
2022-02-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234397
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234397
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651888630956032