"Deixei de ser a menina da farmácia para efetivamente ser a gestora do serviço de farmácia": análise do impacto do curso de gestão da assistência farmacêutica - EaD nos serviços de saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manzini, Fernanda
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219392
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Farmácia, Florianópolis, 2020.
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spelling "Deixei de ser a menina da farmácia para efetivamente ser a gestora do serviço de farmácia": análise do impacto do curso de gestão da assistência farmacêutica - EaD nos serviços de saúdeFarmáciaEducação permanenteAssistência FarmacêuticaGestão em saúdeTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Farmácia, Florianópolis, 2020.Esta tese apresenta o desenvolvimento e aplicação de um modelo de análise do impacto do Curso de Gestão da Assistência Farmacêutica - EaD nos serviços de saúde. A formação em gestão é apontada na literatura como estratégia para o fortalecimento dos sistemas de saúde. O Curso foi ofertado para farmacêuticos atuantes no SUS no período de 2010 a 2016, na modalidade a distância e com atividades presenciais, e qualificou 2.500 farmacêuticos. Realizou-se um estudo exploratório com uso da ferramenta SWOT para identificação de fatores internos (pontos fortes e fracos) e externos (oportunidades e ameaças) que afetaram o desenvolvimento e implementação do Curso. O modelo de análise adotado considerou o impacto em diversos níveis, avaliando resultados proximais (mudança em conhecimentos, habilidades e atitudes no egresso), resultados comportamentais (mudança de comportamento na prática), resultados programáticos (mudança na organização e estrutura dos serviços), que levam a melhoria da capacidade de gestão da instituição. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas individuais, grupos focais e registros de observações dos pesquisadores sobre as características dos municípios e dos locais de trabalho dos entrevistados em 10 estados. É importante que a estratégia educacional seja estruturada para promover o desenvolvimento de competências de gestão. A qualidade do material temático, o projeto didático-pedagógico, a infraestrutura com Polos e tutoria regionalizados, a organização adaptada às necessi dades regionais, a oferta do curso na modalidade EaD e o desenvolvimento do Plano Operativo são apontados como potencialidades do curso. A formação em gestão dos farmacêuticos gerou impactos nos serviços de saúde. Há evidências de que a realização do Curso resultou em aumento de conhecimentos, habilidades e motivação individual, com relatos demonstrando maior confiança nas práticas de gestão. Os resultados não se expressam da mesma maneira entre os egressos. Para que este investimento tenha a maior capacidade de impactar positivamente, devem ser consideradas as necessidades do profissional e da instituição, como a motivação do profissional e o compromisso da instituição de dar suporte e condições para implementação de mudanças. A educação permanente pressupõe a intervenção e a transformação das práticas do trabalho em saúde. Os elementos aqui apontados podem orientar a oferta de novos cursos a fim de permitir um melhor alcance de resultados nos serviços e melhor valorização dos recursos investidos.Abstract: This thesis presents the development and application of a model for analyzing the impact of the Pharmaceutical Services and Access to Medicines Management Course (PSAMM) on health services. Management training is pointed out in the literature as a strategy for strengthening health systems. The Course was offered to pharmacists working at the Brazilian Health System (SUS), carried out from 2010 to 2016, using e-learning and face-to-face activities, and certificated 2,500 pharmacists. An exploratory study was performed using the SWOT tool to identify internal factors (strengths and weaknesses) and external factors (opportunities and threats) that affected the development and implementation of the Course. The analysis model adopted considered the impact at different levels, evaluating proximal results (change in knowledge, skills and attitudes in the egress), behavioral results (behavior change in practice), programmatic results (change in the organization and structure of services), which lead to an improvement in the institution's management capacity. Data collection was carried out by means of individual interviews, focus groups and records of researchers' observations on the characteristics of the workplaces of the interviewees in 10 Brazilian states. Results show that it is important that the educational strategy be structured to promote the development of management skills. The quality of the didactic-pedagogical project and materials, the infrastructure with regionalized centers and tutoring, the organization adapted to regional needs, the offer of the course in distance education and the development of the Operative Plan are pointed out as potentialities of the course. Training pharmacists for management resulted in impact on health services. There is evidence that the completion of the Course resulted in increased knowledge, skills and individual motivation, with reports showing greater confidence in management practices. The results are not expressed in the same way among graduates. For this investment to have the greatest capacity to have a positive impact, the needs of the professional and the institution must be considered, such as the motivation of the professional and the institution's commitment to providing support and conditions for implementing changes. The Brazilian Policy for ?permanent education? presupposes the intervention and transformation of health work practices. The elements mentioned here can guide the offer of new courses in order to allow a better achievement of the results and better value for the money invested in professional training and development.Leite, Silvana NairUniversidade Federal de Santa CatarinaManzini, Fernanda2021-01-14T18:08:59Z2021-01-14T18:08:59Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis138 p.| il.application/pdf370883https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219392porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-14T18:08:59Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/219392Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-01-14T18:08:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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