Saberes matemáticos na coleção de livros didáticos "Brincando com Números" (1956-1960)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Francine Fernandes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202018
Resumo: O presente estudo teve como objetivo identificar, na Coleção Brincando com Números de Cecy Cordeiro Thofehrn, os saberes matemáticos e o ideário pedagógico da Escola Nova. A Coleção de livros didáticos Brincando com Números é destinada ao Ensino Primário e contém quatro exemplares, um para cada ano escolar. A proposta de investigação da pesquisa é de caráter qualitativo e de cunho histórico, objetivada por meio da análise documental com um olhar para os livros didáticos destinados ao ensino primário. Cecy Cordeiro Thofehrn, gaúcha, professora do ensino primário no Rio Grande do Sul, foi autora de coleções de livros didáticos e membro do Centro de Pesquisas e Orientação Educacional (CPOE). De acordo com os documentos encontrados, percebe-se que a autora sempre buscou aprimoramento profissional, tendo realizado cursos no Brasil e no exterior. Identificou-se uma relação entre a proposta metodológica e conteúdos matemáticos da coletânea com o estipulado no Programa Experimental de Matemática para o Ensino Primário publicado na Revista de Ensino. Prevalecem no texto os conteúdos de Aritmética, mas a Geometria também se faz presente, assim como os Sistemas de Medidas. Além disso, há indícios do movimento da Escola Nova na coletânea analisada.
id UFSC_42697d386829aef5c6ed8151e19c5875
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/202018
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Saberes matemáticos na coleção de livros didáticos "Brincando com Números" (1956-1960)História da educação matemáticaEscola NovaEnsino primárioLivros didáticosO presente estudo teve como objetivo identificar, na Coleção Brincando com Números de Cecy Cordeiro Thofehrn, os saberes matemáticos e o ideário pedagógico da Escola Nova. A Coleção de livros didáticos Brincando com Números é destinada ao Ensino Primário e contém quatro exemplares, um para cada ano escolar. A proposta de investigação da pesquisa é de caráter qualitativo e de cunho histórico, objetivada por meio da análise documental com um olhar para os livros didáticos destinados ao ensino primário. Cecy Cordeiro Thofehrn, gaúcha, professora do ensino primário no Rio Grande do Sul, foi autora de coleções de livros didáticos e membro do Centro de Pesquisas e Orientação Educacional (CPOE). De acordo com os documentos encontrados, percebe-se que a autora sempre buscou aprimoramento profissional, tendo realizado cursos no Brasil e no exterior. Identificou-se uma relação entre a proposta metodológica e conteúdos matemáticos da coletânea com o estipulado no Programa Experimental de Matemática para o Ensino Primário publicado na Revista de Ensino. Prevalecem no texto os conteúdos de Aritmética, mas a Geometria também se faz presente, assim como os Sistemas de Medidas. Além disso, há indícios do movimento da Escola Nova na coletânea analisada.2019-11-30T21:16:11Z2019-11-30T21:16:11Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfARAUJO, Francine Fernandes. Saberes matemáticos na coleção de livros didáticos "Brincando com Números" (1956-1960). 2018. 97f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202018Araujo, Francine Fernandesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-30T21:16:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/202018Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-11-30T21:16:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes matemáticos na coleção de livros didáticos "Brincando com Números" (1956-1960)
title Saberes matemáticos na coleção de livros didáticos "Brincando com Números" (1956-1960)
spellingShingle Saberes matemáticos na coleção de livros didáticos "Brincando com Números" (1956-1960)
Araujo, Francine Fernandes
História da educação matemática
Escola Nova
Ensino primário
Livros didáticos
title_short Saberes matemáticos na coleção de livros didáticos "Brincando com Números" (1956-1960)
title_full Saberes matemáticos na coleção de livros didáticos "Brincando com Números" (1956-1960)
title_fullStr Saberes matemáticos na coleção de livros didáticos "Brincando com Números" (1956-1960)
title_full_unstemmed Saberes matemáticos na coleção de livros didáticos "Brincando com Números" (1956-1960)
title_sort Saberes matemáticos na coleção de livros didáticos "Brincando com Números" (1956-1960)
author Araujo, Francine Fernandes
author_facet Araujo, Francine Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Francine Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv História da educação matemática
Escola Nova
Ensino primário
Livros didáticos
topic História da educação matemática
Escola Nova
Ensino primário
Livros didáticos
description O presente estudo teve como objetivo identificar, na Coleção Brincando com Números de Cecy Cordeiro Thofehrn, os saberes matemáticos e o ideário pedagógico da Escola Nova. A Coleção de livros didáticos Brincando com Números é destinada ao Ensino Primário e contém quatro exemplares, um para cada ano escolar. A proposta de investigação da pesquisa é de caráter qualitativo e de cunho histórico, objetivada por meio da análise documental com um olhar para os livros didáticos destinados ao ensino primário. Cecy Cordeiro Thofehrn, gaúcha, professora do ensino primário no Rio Grande do Sul, foi autora de coleções de livros didáticos e membro do Centro de Pesquisas e Orientação Educacional (CPOE). De acordo com os documentos encontrados, percebe-se que a autora sempre buscou aprimoramento profissional, tendo realizado cursos no Brasil e no exterior. Identificou-se uma relação entre a proposta metodológica e conteúdos matemáticos da coletânea com o estipulado no Programa Experimental de Matemática para o Ensino Primário publicado na Revista de Ensino. Prevalecem no texto os conteúdos de Aritmética, mas a Geometria também se faz presente, assim como os Sistemas de Medidas. Além disso, há indícios do movimento da Escola Nova na coletânea analisada.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-11-30T21:16:11Z
2019-11-30T21:16:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAUJO, Francine Fernandes. Saberes matemáticos na coleção de livros didáticos "Brincando com Números" (1956-1960). 2018. 97f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202018
identifier_str_mv ARAUJO, Francine Fernandes. Saberes matemáticos na coleção de livros didáticos "Brincando com Números" (1956-1960). 2018. 97f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651970554101760