A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CONTINUADA: REFLEXÃO DA PRÁTICA SOBRE A PRÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131809 |
Resumo: | Esta pesquisa desenvolveu estudos, e analisou as metodologias de trabalho implementadas pelos professores, com vistas à ressignificar o processo ensino e aprendizagem, utilizando as diferentes linguagens. Realizamos investigações a partir de estudos bibliográficos e aplicação de oficinas, analisando as práticas e a intervenção do professor no processo ensino e aprendizagem. Foi feita uma caracterização global dos processos de ensino e aprendizagem nas escolas pesquisadas, contextualizando a qualidade das aprendizagens, o que contribuiu para se desenhar o perfil dos alunos. Identificou-se as tendências das abordagens conceituais vigentes e predominantes, pressupostos teóricos, temáticas privilegiadas, preocupações centrais e principais lacunas do conhecimento sobre o papel social da educação para formar cidadãos autônomos, éticos, críticos e solidários. Além da pesquisa bibliográfica, foram realizadas diversas oficinas pelos alunos, com o objetivo de refletir sobre suas práticas e ressignificá-las nos sentido de apropriação da concepção crítico-reflexiva, na perspectiva da melhoria da qualidade das aprendizagens na formação docente, numa reflexão da prática sobre a prática. O trabalho teve como objetivo contribuir com os acadêmicos, na compreensão de como desenvolver a competência leitora e escritora dos estudantes, utilizando as diferentes linguagens, reelaborando aspectos da própria vida social. A relação Arte-Educação foi o paradigma que alicerçou a concretização da pesquisa. |
id |
UFSC_426facec826b19668fea434c923fcaee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/131809 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CONTINUADA: REFLEXÃO DA PRÁTICA SOBRE A PRÁTICAArte-Educação, reflexão, competência leitora e escritora.Esta pesquisa desenvolveu estudos, e analisou as metodologias de trabalho implementadas pelos professores, com vistas à ressignificar o processo ensino e aprendizagem, utilizando as diferentes linguagens. Realizamos investigações a partir de estudos bibliográficos e aplicação de oficinas, analisando as práticas e a intervenção do professor no processo ensino e aprendizagem. Foi feita uma caracterização global dos processos de ensino e aprendizagem nas escolas pesquisadas, contextualizando a qualidade das aprendizagens, o que contribuiu para se desenhar o perfil dos alunos. Identificou-se as tendências das abordagens conceituais vigentes e predominantes, pressupostos teóricos, temáticas privilegiadas, preocupações centrais e principais lacunas do conhecimento sobre o papel social da educação para formar cidadãos autônomos, éticos, críticos e solidários. Além da pesquisa bibliográfica, foram realizadas diversas oficinas pelos alunos, com o objetivo de refletir sobre suas práticas e ressignificá-las nos sentido de apropriação da concepção crítico-reflexiva, na perspectiva da melhoria da qualidade das aprendizagens na formação docente, numa reflexão da prática sobre a prática. O trabalho teve como objetivo contribuir com os acadêmicos, na compreensão de como desenvolver a competência leitora e escritora dos estudantes, utilizando as diferentes linguagens, reelaborando aspectos da própria vida social. A relação Arte-Educação foi o paradigma que alicerçou a concretização da pesquisa.INPEAU2015-04-08T12:37:04Z2015-04-08T12:37:04Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131809Pires, Francisco Joséporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-08T12:37:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131809Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-08T12:37:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CONTINUADA: REFLEXÃO DA PRÁTICA SOBRE A PRÁTICA |
title |
A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CONTINUADA: REFLEXÃO DA PRÁTICA SOBRE A PRÁTICA |
spellingShingle |
A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CONTINUADA: REFLEXÃO DA PRÁTICA SOBRE A PRÁTICA Pires, Francisco José Arte-Educação, reflexão, competência leitora e escritora. |
title_short |
A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CONTINUADA: REFLEXÃO DA PRÁTICA SOBRE A PRÁTICA |
title_full |
A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CONTINUADA: REFLEXÃO DA PRÁTICA SOBRE A PRÁTICA |
title_fullStr |
A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CONTINUADA: REFLEXÃO DA PRÁTICA SOBRE A PRÁTICA |
title_full_unstemmed |
A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CONTINUADA: REFLEXÃO DA PRÁTICA SOBRE A PRÁTICA |
title_sort |
A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CONTINUADA: REFLEXÃO DA PRÁTICA SOBRE A PRÁTICA |
author |
Pires, Francisco José |
author_facet |
Pires, Francisco José |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Francisco José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte-Educação, reflexão, competência leitora e escritora. |
topic |
Arte-Educação, reflexão, competência leitora e escritora. |
description |
Esta pesquisa desenvolveu estudos, e analisou as metodologias de trabalho implementadas pelos professores, com vistas à ressignificar o processo ensino e aprendizagem, utilizando as diferentes linguagens. Realizamos investigações a partir de estudos bibliográficos e aplicação de oficinas, analisando as práticas e a intervenção do professor no processo ensino e aprendizagem. Foi feita uma caracterização global dos processos de ensino e aprendizagem nas escolas pesquisadas, contextualizando a qualidade das aprendizagens, o que contribuiu para se desenhar o perfil dos alunos. Identificou-se as tendências das abordagens conceituais vigentes e predominantes, pressupostos teóricos, temáticas privilegiadas, preocupações centrais e principais lacunas do conhecimento sobre o papel social da educação para formar cidadãos autônomos, éticos, críticos e solidários. Além da pesquisa bibliográfica, foram realizadas diversas oficinas pelos alunos, com o objetivo de refletir sobre suas práticas e ressignificá-las nos sentido de apropriação da concepção crítico-reflexiva, na perspectiva da melhoria da qualidade das aprendizagens na formação docente, numa reflexão da prática sobre a prática. O trabalho teve como objetivo contribuir com os acadêmicos, na compreensão de como desenvolver a competência leitora e escritora dos estudantes, utilizando as diferentes linguagens, reelaborando aspectos da própria vida social. A relação Arte-Educação foi o paradigma que alicerçou a concretização da pesquisa. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-05 2015-04-08T12:37:04Z 2015-04-08T12:37:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-00-4 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131809 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-00-4 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131809 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652118814359552 |