A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CONTINUADA: REFLEXÃO DA PRÁTICA SOBRE A PRÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Francisco José
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131809
Resumo: Esta pesquisa desenvolveu estudos, e analisou as metodologias de trabalho implementadas pelos professores, com vistas à ressignificar o processo ensino e aprendizagem, utilizando as diferentes linguagens. Realizamos investigações a partir de estudos bibliográficos e aplicação de oficinas, analisando as práticas e a intervenção do professor no processo ensino e aprendizagem. Foi feita uma caracterização global dos processos de ensino e aprendizagem nas escolas pesquisadas, contextualizando a qualidade das aprendizagens, o que contribuiu para se desenhar o perfil dos alunos. Identificou-se as tendências das abordagens conceituais vigentes e predominantes, pressupostos teóricos, temáticas privilegiadas, preocupações centrais e principais lacunas do conhecimento sobre o papel social da educação para formar cidadãos autônomos, éticos, críticos e solidários. Além da pesquisa bibliográfica, foram realizadas diversas oficinas pelos alunos, com o objetivo de refletir sobre suas práticas e ressignificá-las nos sentido de apropriação da concepção crítico-reflexiva, na perspectiva da melhoria da qualidade das aprendizagens na formação docente, numa reflexão da prática sobre a prática. O trabalho teve como objetivo contribuir com os acadêmicos, na compreensão de como desenvolver a competência leitora e escritora dos estudantes, utilizando as diferentes linguagens, reelaborando aspectos da própria vida social. A relação Arte-Educação foi o paradigma que alicerçou a concretização da pesquisa.
id UFSC_426facec826b19668fea434c923fcaee
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/131809
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CONTINUADA: REFLEXÃO DA PRÁTICA SOBRE A PRÁTICAArte-Educação, reflexão, competência leitora e escritora.Esta pesquisa desenvolveu estudos, e analisou as metodologias de trabalho implementadas pelos professores, com vistas à ressignificar o processo ensino e aprendizagem, utilizando as diferentes linguagens. Realizamos investigações a partir de estudos bibliográficos e aplicação de oficinas, analisando as práticas e a intervenção do professor no processo ensino e aprendizagem. Foi feita uma caracterização global dos processos de ensino e aprendizagem nas escolas pesquisadas, contextualizando a qualidade das aprendizagens, o que contribuiu para se desenhar o perfil dos alunos. Identificou-se as tendências das abordagens conceituais vigentes e predominantes, pressupostos teóricos, temáticas privilegiadas, preocupações centrais e principais lacunas do conhecimento sobre o papel social da educação para formar cidadãos autônomos, éticos, críticos e solidários. Além da pesquisa bibliográfica, foram realizadas diversas oficinas pelos alunos, com o objetivo de refletir sobre suas práticas e ressignificá-las nos sentido de apropriação da concepção crítico-reflexiva, na perspectiva da melhoria da qualidade das aprendizagens na formação docente, numa reflexão da prática sobre a prática. O trabalho teve como objetivo contribuir com os acadêmicos, na compreensão de como desenvolver a competência leitora e escritora dos estudantes, utilizando as diferentes linguagens, reelaborando aspectos da própria vida social. A relação Arte-Educação foi o paradigma que alicerçou a concretização da pesquisa.INPEAU2015-04-08T12:37:04Z2015-04-08T12:37:04Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131809Pires, Francisco Joséporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-08T12:37:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131809Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-08T12:37:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CONTINUADA: REFLEXÃO DA PRÁTICA SOBRE A PRÁTICA
title A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CONTINUADA: REFLEXÃO DA PRÁTICA SOBRE A PRÁTICA
spellingShingle A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CONTINUADA: REFLEXÃO DA PRÁTICA SOBRE A PRÁTICA
Pires, Francisco José
Arte-Educação, reflexão, competência leitora e escritora.
title_short A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CONTINUADA: REFLEXÃO DA PRÁTICA SOBRE A PRÁTICA
title_full A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CONTINUADA: REFLEXÃO DA PRÁTICA SOBRE A PRÁTICA
title_fullStr A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CONTINUADA: REFLEXÃO DA PRÁTICA SOBRE A PRÁTICA
title_full_unstemmed A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CONTINUADA: REFLEXÃO DA PRÁTICA SOBRE A PRÁTICA
title_sort A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CONTINUADA: REFLEXÃO DA PRÁTICA SOBRE A PRÁTICA
author Pires, Francisco José
author_facet Pires, Francisco José
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Francisco José
dc.subject.por.fl_str_mv Arte-Educação, reflexão, competência leitora e escritora.
topic Arte-Educação, reflexão, competência leitora e escritora.
description Esta pesquisa desenvolveu estudos, e analisou as metodologias de trabalho implementadas pelos professores, com vistas à ressignificar o processo ensino e aprendizagem, utilizando as diferentes linguagens. Realizamos investigações a partir de estudos bibliográficos e aplicação de oficinas, analisando as práticas e a intervenção do professor no processo ensino e aprendizagem. Foi feita uma caracterização global dos processos de ensino e aprendizagem nas escolas pesquisadas, contextualizando a qualidade das aprendizagens, o que contribuiu para se desenhar o perfil dos alunos. Identificou-se as tendências das abordagens conceituais vigentes e predominantes, pressupostos teóricos, temáticas privilegiadas, preocupações centrais e principais lacunas do conhecimento sobre o papel social da educação para formar cidadãos autônomos, éticos, críticos e solidários. Além da pesquisa bibliográfica, foram realizadas diversas oficinas pelos alunos, com o objetivo de refletir sobre suas práticas e ressignificá-las nos sentido de apropriação da concepção crítico-reflexiva, na perspectiva da melhoria da qualidade das aprendizagens na formação docente, numa reflexão da prática sobre a prática. O trabalho teve como objetivo contribuir com os acadêmicos, na compreensão de como desenvolver a competência leitora e escritora dos estudantes, utilizando as diferentes linguagens, reelaborando aspectos da própria vida social. A relação Arte-Educação foi o paradigma que alicerçou a concretização da pesquisa.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-05
2015-04-08T12:37:04Z
2015-04-08T12:37:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-00-4
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131809
identifier_str_mv 978-85-68618-00-4
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131809
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652118814359552