Investimentos em TI: visualização dos dados do CNPq
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223246 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Engenharia da Computação. |
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Investimentos em TI: visualização dos dados do CNPqEngenharia de ComputaçãoCNPqCiência de DadosMineração de DadosInvestimentosTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Engenharia da Computação.RESUMO Em torno de 90% das pesquisas científicas produzidas no Brasil decorrem de programas de pós-graduação de universidades públicas e o CNPq é uma agência de fomento à pesquisa em diferentes áreas com um papel essencial no financiamento das atividades desses pesquisadores. No setor de Tecnologias da Informação, os investimentos em pesquisa revertem em inúmeros benefícios, como o alcance de tecnologias para colocar o país em evidência, com maior competitividade produtiva, além de auxiliar as empresas a inserirem inovações em seu cotidiano sem que tenham que adquirir de fora do país os insumos para isso. Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de permitir uma visualização gráfica dos dados referentes à oferta de bolsas e auxílios pagos pelo CNPQ entre os anos 2002 a 2020. O trabalho apresenta uma pesquisa exploratória, na qual foram realizadas análises de dados históricos dos projetos e bolsas ofertados CNPq com um olhar mais criterioso para a área de Tecnologias da Informação. O estudo permitiu visualizar uma crescente até o ano de 2014, porém, uma crise econômica levou a cortes importantes nas mais diversas áreas de pesquisa, verificando-se uma queda em torno de 25% na quantidade de projetos atendidos e 50% em termos de valor investido. Observa-se também uma concentração de projetos nas capitais litorâneas. Houve um aporte grande de recursos durante o programa Ciências sem Fronteiras, que proporcionou muitos estudantes de graduação realizarem parte dos estudos em universidades no exterior, havendo uma concentração de bolsas em países europeus.Around 90% of scientific research produced in Brazil comes from postgraduate programs at public universities. CNPq is an importante funding agency that supports projects and reaseachers. In the Information Technology sector investments in research allow to develop industry and produces innovations. The goal of this study is to create a graphic visualization of the data about scholarships and grants paid by CNPQ between the years 2002 to 2020. It is an exploratory research, in which historical data is analysed and the Information Technologies area is explored. The study allowed to see an increase until 2014, however, with a drop of around 25% in the number of projects served and 50% in terms of value invested. There is also a concentration of projects in the brazilian cost cities. There was a large contribution of resources during the Science without Borders program, which allowed many undergraduate students to study abroad, with a concentration of scholarships in European countries.Araranguá, SCFrigo, Luciana BolanUniversidade Federal de Santa CatarinaDA SILVA, KAUÊ BÜRGEL2021-05-18T22:08:05Z2021-05-18T22:08:05Z2021-05-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis64application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223246info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-05-18T22:08:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/223246Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-05-18T22:08:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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