O programa institucional de apoio pedagógico aos estudantes na Universidade Federal de Santa Catarina: um olhar sobre suas contribuições à permanência de cotistas negros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ivanilde de Jesus dos Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196580
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
id UFSC_42a1c7105114cea4279da12d04b14f64
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/196580
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O programa institucional de apoio pedagógico aos estudantes na Universidade Federal de Santa Catarina: um olhar sobre suas contribuições à permanência de cotistas negrosAções AfirmativasPermanênciaApoio PedagógicoUFSCCotasTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.A pesquisa analisou o Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (PIAPE) a fim de identificar suas contribuições à permanência dos estudantes cotistas negros da Universidade Federal de Santa Cataria (UFSC). A coleta de dados está ancorada na pesquisa qualitativa a partir da análise documental e entrevista ancorada em Maria Cecília de Sousa Minayo (2012). Buscou se dialogar com estudioso Kabengele Munanga (2003), Nilma Limo Gomes, N. (2005), Joana Celia dos Passos (2012, 2013), Suely Ferreira Deslandes (2012), e Joaquim B. Barbosa Gomes, J. (2005). Os resultados apontados pelo estudo mostram que a política ainda busca consolidação no que se refere à permanência dos estudantes cotistas negros na UFSC. O Apoio pedagógico da UFSC como uma política de permanência para estudantes ainda é muito novo e apresenta fragilidades em sua divulgação e também em sua consolidação. Os objetivos do programa ainda não estão sendo efetivados na sua totalidade, embora a demanda da coordenação seja ampla e não tem conseguido se articular para efetuar a avaliação do programa, percebe-se pelos dados apresentados pela coordenação que a procura é muito baixa. Com isso, o que se percebe é que o programa apresenta limites e desafios para contribuir com a permanência dos estudantes cotistas.The research analyzed the Institutional Program of Pedagogical Support for Students (PIAPE) to identify their contributions to the permanence of black shareholders students of the Federal University of Santa Cataria (UFSC). Data collection is anchored in qualitative research from records and interviews anchored by Maria Cecilia de Souza Minayo (2012). He sought to dialogue with student Kabengele Munanga (2003), Nilma Limo Gomes, N. (2005), Joan Celia dos Passos (2012, 2013), Suely Ferreira Deslandes (2012), and Joaquim B. Barbosa Gomes, J. (2005) . The results presented by the study show that the policy is still seeking consolidation with regard to the permanence of black shareholders students at UFSC. The pedagogical support of UFSC as a permanent policy for students is still very new and shows weaknesses in disclosure and in its consolidation. The objectives of the program are not being hired in its entirety, although the coordination demand is broad and has not been able to articulate to carry out the evaluation program, we can see from the data presented for coordinating demand is very low. Thus, what we see is that the program has limits and challenges to contribute to the permanence of quota students.Florianópolis, SCPassos, Joana Celia dosUniversidade Federal de Santa CatarinaFerreira, Ivanilde de Jesus dos Santos2019-06-06T12:52:55Z2019-06-06T12:52:55Z2015-07-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis78 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196580porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-06T12:52:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/196580Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-06-06T12:52:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O programa institucional de apoio pedagógico aos estudantes na Universidade Federal de Santa Catarina: um olhar sobre suas contribuições à permanência de cotistas negros
title O programa institucional de apoio pedagógico aos estudantes na Universidade Federal de Santa Catarina: um olhar sobre suas contribuições à permanência de cotistas negros
spellingShingle O programa institucional de apoio pedagógico aos estudantes na Universidade Federal de Santa Catarina: um olhar sobre suas contribuições à permanência de cotistas negros
Ferreira, Ivanilde de Jesus dos Santos
Ações Afirmativas
Permanência
Apoio Pedagógico
UFSC
Cotas
title_short O programa institucional de apoio pedagógico aos estudantes na Universidade Federal de Santa Catarina: um olhar sobre suas contribuições à permanência de cotistas negros
title_full O programa institucional de apoio pedagógico aos estudantes na Universidade Federal de Santa Catarina: um olhar sobre suas contribuições à permanência de cotistas negros
title_fullStr O programa institucional de apoio pedagógico aos estudantes na Universidade Federal de Santa Catarina: um olhar sobre suas contribuições à permanência de cotistas negros
title_full_unstemmed O programa institucional de apoio pedagógico aos estudantes na Universidade Federal de Santa Catarina: um olhar sobre suas contribuições à permanência de cotistas negros
title_sort O programa institucional de apoio pedagógico aos estudantes na Universidade Federal de Santa Catarina: um olhar sobre suas contribuições à permanência de cotistas negros
author Ferreira, Ivanilde de Jesus dos Santos
author_facet Ferreira, Ivanilde de Jesus dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Passos, Joana Celia dos
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Ivanilde de Jesus dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Ações Afirmativas
Permanência
Apoio Pedagógico
UFSC
Cotas
topic Ações Afirmativas
Permanência
Apoio Pedagógico
UFSC
Cotas
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-15
2019-06-06T12:52:55Z
2019-06-06T12:52:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196580
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196580
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 78 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652035236560896