Tecnologias sociais e educação: possibilidades e limites de transformação de sentidos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Raquel Folmer
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174917
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2016.
id UFSC_42a464ef0f920c5aae58212c84abee85
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/174917
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Tecnologias sociais e educação: possibilidades e limites de transformação de sentidosEducaçãoEducação científica e tecnológicaTecnologia educacionalEnsino médioAutoriaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2016.Nesta tese, investigo de que maneira e em que medida o desenvolvimento de uma perspectiva crítica sobre Tecnologias Sociais (TS) pode colaborar para transformar sentidos deterministas sobre tecnologia que são debatidos entre juventudes do ensino médio técnico. As contribuições teóricas utilizadas são os estudos latino-americanos que relacionam Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) em perspectiva educacional e alguns de seus possíveis interlocutores. O objetivo consiste em analisar possibilidades e limites para discutir TS e transformar sentidos identificados com determinismo tecnológico em Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio (CTIEM) de modo a promover mobilização para a autoria. Os procedimentos metodológicos adotados para atingir o objetivo proposto envolvem coleta e análise de dados primários e secundários. Os dados foram coletados durante todo o ano de 2015 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) da cidade de Caxias do Sul tanto em documentos disponibilizados pela direção do IFRS quanto com intervenções junto a seus estudantes dos primeiros anos dos CTIEM. A análise dos dados envolveu a apreciação quantitativa (elaboração de gráficos, quadros e tabelas), que foi executada com o auxílio do programa Excel 2013 e qualitativa, que se baseou na leitura crítica, descrição e análise sócio-histórica de dados coletados. Os resultados indicam certa sensibilidade de estudantes para com a temática sociotécnica proposta na transformação de sentidos deterministas sobre tecnologia, sobretudo na disposição para a realização de projetos autorais. Além disso, os resultados apontam a necessidade de elaboração de projetos conjuntos entre estudantes, docentes de diversas disciplinas e a coletividade escolar para o desenvolvimento colaborativo de TS que integrem diferentes conhecimentos. Esta tese foi desenvolvida no grupo Discursos da Ciência e da Tecnologia na Educação (DiCiTE) e contou com o apoio financeiro da Capes.<br>Abstract : In this thesis, we investigate in what way and to what extent the development of a critical perspective on Social Technologies (ST) can collaborate to transform deterministic meanings of technology that are discussed by students of the technical high school. The theoretical contributions used are Latin American studies relating Science, Technology and Society (STS) in educational perspective and some of its possible interlocutors. The main goal is to analyze the possibilities and limits to discuss ST and transform identified senses with technological determinism in Integrated Technical Courses to High School (ITCHS) to promote mobilization for authorship. The methodological procedures adopted to achieve the proposed objective involve collecting and analyzing primary and secondary data. All data were collected throughout the year 2015 at the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) from the city of Caxias do Sul in both documents made available by the direction of IFRS as with interventions with their students of the first years of ITCHS. Data analysis involved the quantitative assessment (preparation of charts and tables), which was performed with the aid of Excel 2013 program and qualitative, which was based on critical reading, description and sociohistorical analysis of the data collected. The results indicate certain sensitivity to students with the socio-technical subject proposed in transforming deterministic way of technology, particularly in the arrangement for carrying out authorial projects. Moreover, the results indicate the need for development of joint projects among students, teachers of various disciplines and the school community for the collaborative development of ST integrating different knowledge. This thesis was developed in the group Discursos da Ciência e da Tecnologia na Educação (DiCiTE) and received financial support from Capes.Linsingen, Irlan vonUniversidade Federal de Santa CatarinaCorrêa, Raquel Folmer2017-04-18T04:21:19Z2017-04-18T04:21:19Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis270 p.| il., grafs., tabs.application/pdf344479https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174917porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-18T04:21:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/174917Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-04-18T04:21:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias sociais e educação: possibilidades e limites de transformação de sentidos
title Tecnologias sociais e educação: possibilidades e limites de transformação de sentidos
spellingShingle Tecnologias sociais e educação: possibilidades e limites de transformação de sentidos
Corrêa, Raquel Folmer
Educação
Educação científica e tecnológica
Tecnologia educacional
Ensino médio
Autoria
title_short Tecnologias sociais e educação: possibilidades e limites de transformação de sentidos
title_full Tecnologias sociais e educação: possibilidades e limites de transformação de sentidos
title_fullStr Tecnologias sociais e educação: possibilidades e limites de transformação de sentidos
title_full_unstemmed Tecnologias sociais e educação: possibilidades e limites de transformação de sentidos
title_sort Tecnologias sociais e educação: possibilidades e limites de transformação de sentidos
author Corrêa, Raquel Folmer
author_facet Corrêa, Raquel Folmer
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Linsingen, Irlan von
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Raquel Folmer
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação científica e tecnológica
Tecnologia educacional
Ensino médio
Autoria
topic Educação
Educação científica e tecnológica
Tecnologia educacional
Ensino médio
Autoria
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-04-18T04:21:19Z
2017-04-18T04:21:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 344479
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174917
identifier_str_mv 344479
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174917
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 270 p.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652087286824960