Modelagem Matemática de Propagação de Incertezas para Velocidades em Via Permanente
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181824 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Ferroviária. |
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Modelagem Matemática de Propagação de Incertezas para Velocidades em Via PermanenteVelocidadesPropagação de incertezasOperaçãoVia permanenteTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Ferroviária.O modal ferroviário teve um ganho de eficiência nas últimas décadas devido ao aumento no nível de segurança e à uma velocidade maior de operação. Objetivando um aumento na segurança operacional desenvolve-se neste estudo modelos matemáticos para a propagação de incertezas em equações de velocidade em via permanente, a fim de ser determinada uma faixa de valores para as velocidades. As equações a serem estudadas foram retiradas de livros para a área ferroviária e elas são para velocidade em curvas pelo critério da segurança, pelo critério do conforto e a velocidade mínima em curvas, também é analisado a velocidade máxima permitida pelo trilho. Logo, propõe-se identificar se essas equações que são reconhecidas pela literatura apresentam-se confiáveis e com baixa incerteza, de modo que as incertezas propagadas não prejudiquem na segurança operacional.Railways have gained efficiency in the last decades due to the increase in the level of security and to a greater speed of operation. With the objective of increasing operational safety, it is developed mathematical models for the propagation of uncertainties in equations of speed in railroads, in order to determine their range of values. The equations to be studied were taken from books for the railway field and they are for speed in curves by the criterion of safety, by the criterion of comfort and the minimum speed in curves, also the maximum speed allowed by the rail is analyzed. Therefore, it is proposed to identify if these equations that are recognized in the literature are reliable and with low uncertainty, so that the uncertainties propagated do not affect operational safety.Joinville, SCMikowski, AlexandreUniversidade Federal de Santa CatarinaVernilli, Bruno2017-12-07T11:18:25Z2017-12-07T11:18:25Z2017-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis52 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181824porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-07T11:18:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181824Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-12-07T11:18:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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