GESTÃO SOCIAL, EXTENSÃO E TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE UM PROJETO JUNTO A COMUNIDADES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tenório, Fernando Guilherme
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Kronemberger, Thais Soares, Lavinas, Lais Villela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114888
Resumo: A gestão social compreendida como um processo gerencial dialógico onde a autoridade decisória é compartilhada entre os participantes da ação adquire sentido enquanto prática ao ser desenvolvida pela extensão universitária. É inserido nesta temática que o artigo tem como principal objetivo analisar um projeto de extensão dedicado à realização de cursos em gestão social junto a comunidades da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, à luz do referencial da Teologia da Libertação. Parte-se da discussão sobre a conscientização acerca da problemática da realidade e da emancipação do sujeito direcionada por valores de liberdade e autonomia, na busca de um agir transformador (Gutiérrez, 2000; Boff, 1980). Adota-se como metodologia a pedagogia emancipatória de Freire (1987; 2007) e a filosofia de trabalho em comunidades de Boff (1986), além do método da pesquisa-ação de Thiollent (1998; 2002). Destaca-se como resultados desta iniciativa a elaboração de projetos comunitários sobre diversas problemáticas; a mobilização e a inserção de representantes de comunidades em instâncias decisórias participativas, como conferências e conselhos municipais; a realização de ações de inclusão digital por meio da implementação de um laboratório de informática; a divulgação e a implementação de cursos em gestão social em uma rede de universidades.
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