As marcas do ser catarina nos livros infantis do Concurso de Histórias para a Infância Catarinense
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199674 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
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As marcas do ser catarina nos livros infantis do Concurso de Histórias para a Infância CatarinenseLiteratura infantilSanta Catarinaelementos regionaisTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Esta pesquisa objetivou estudar as marcas do ser catarina, isto é, os elementos de regionalidade, nos livros infantis da coleção Pró-Criança. Para tanto, contextualizamos historicamente a literatura infantil produzida no Brasil, e neste contexto, a literatura produzida no estado de Santa Catarina, trouxemos, também, o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) por considerar a importância da distribuição de livros de literatura às instituições de ensino público do Brasil, uma política que marca a história da literatura no país. Resenhamos os 10 títulos infantis publicados no concurso, que evidenciam elementos regionais, destacando tais elementos. Refletimos sobre as paisagens geográficas naturais e construídas trazidas nos títulos por meio da contribuição de estudiosos da área de literatura e geografia, mas o foco de análise foi por meio de uma visão literária. Refletimos, ainda, sobre o material físico dos livros por serem de difícil acesso atualmente. Trazemos, também, alguns apontamentos gerais sobre as narrativas, como patrocinadores, autores, regionalidade, entre outros. A metodologia utilizada foi estudo bibliográfico. Para essa discussão, utilizamos como referencial teórico: Perrotti (1986); Cademartori (2010); Sachet (2012); Junkes (2012); Goulart (2009), Debus (1996); Lajolo e Zilberman (2007); Novaes (2000); Silva (2010); Olanda; Almeida (2008) e Lima (2000). Concluiu-se com a pesquisa que as histórias analisadas contribuíram, e contribuem por meio dos enredos e ilustrações para a literatura infantil produzida no Brasil, e nesse contexto, para a literatura produzida no estado de Santa Catarina.Florianópolis, SCDebus, ElianeUniversidade Federal de Santa CatarinaMachado, Thayse da Costa2019-08-07T14:45:42Z2019-08-07T14:45:42Z2016-08-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199674info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-08-07T14:45:42Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199674Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-08-07T14:45:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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