Cerâmica para revestimento: um estudo sobre o ambiente externo do setor
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131332 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
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Cerâmica para revestimento: um estudo sobre o ambiente externo do setorAmbiente ExternoEstratégiaCerâmicaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.A presente monografia tem como objetivo geral identificar por meio de urna análise do setor quais são as forças do ambiente externo que desfavorecem a competitividade da indústria catarinense de revestimentos cerâmicos. Para o desenvolvimento do estudo foram utilizadas técnicas de pesquisa bibliográfica, de observação e entrevista com as lideranças de entidades patronais do referido segmento produtivo do setor, com base nas categorias do Modelo das Cinco Forças de Porter. Por meio desta pesquisa, foi possível cruzar as informações obtidas na literatura com a realidade enfrentada pelas empresas e relatadas pelos entrevistados, sobre como as forças do ambiente externo, presentes no modelo de Porter, atuam sobre este setor da indústria. Ao longo do estudo, procurou-se analisar como as forças atuam no ambiente externo do setor cerâmico A indústria possui baixo poder de barganha junto aos compradores, e alto poder junto aos fornecedores. Após a condução do trabalho verificou-se que a força dos produtos substitutos não oferece risco para o setor, assim como os entrantes potenciais e a forçados compradores e fornecedores. Pode-se concluir então, que as forças que afetam negativamente a competitividade do setor, são a concorrência presente na indústria e atuação governamental. Considerou-se então que a busca de soluções para os gargalos enfrentados pelo setor, certamente passariam pela mobilização da classe patronal na defesa de proporcionar valor 8. marca catarinense, atuar junto com instituições de fomento c pesquisa, bem como o acompanhamento e articulação de ações junto aos legisladores.Florianópolis, SCMoretto Neto, LuisUniversidade Federal de Santa Catarina.Moser, Joelma Acarileia2015-03-31T16:45:19Z2015-03-31T16:45:19Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis91 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131332porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-03-31T16:45:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131332Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-03-31T16:45:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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