Elaboração de modelos de previsão de acidentes de trânsito em rodovias rurais de pista simples do estado de Santa Catarina com base no Highway Safety Manual (HSM)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thomazi, Kenia Rúbia
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191122
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial, Florianópolis, 2018.
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaThomazi, Kenia RúbiaGoldner, Lenise Grando2018-11-07T03:04:33Z2018-11-07T03:04:33Z2018354576https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191122Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial, Florianópolis, 2018.Os acidentes de trânsito atualmente são os responsáveis por um grande número de mortes e feridos na população mundial, sendo considerada a principal causa de mortes entre jovens de 15 a 29 anos. Desenvolver medidas e ferramentas que promovam o aumento da segurança viária e que assim, reduzam a quantidade e a gravidade dos acidentes de trânsito é imprescindível para diminuir os índices atuais de acidentes em todo mundo. Dentre as medidas na esfera do gerenciamento de segurança viária, destacam-se os modelos de previsão de acidentes de trânsito (MPA), que possibilitam determinar um valor esperado de acidentes em função das características locais em uma unidade de tempo. Este estudo desenvolveu modelos de previsão de acidentes de trânsito baseados na metodologia americana do Highway Safety Manual - HSM, em rodovias rurais de pista simples do Estado de Santa Catarina. Foram utilizados dados de acidentes de trânsito do período de 2011 a 2014 de 367 segmentos homogêneos que totalizaram uma amostra de 1132,47 quilômetros de extensão em 15 rodovias. Pelos resultados obtidos na calibração do modelo preditivo com refinamento do método empírico de Bayes, foi possível validar a transferibilidade da metodologia HSM para o cenário catarinense e desenvolver a função de desempenho de segurança (SPF) para a amostra trabalhada. Medidas de qualidade de ajuste foram empregadas a fim de verificar a confiança e a aderência dos resultados alcançados com os dados observados no período de estudo. O estudo ainda apresenta uma revisão sistemática dos trabalhos que envolveram modelos preditivos de acidentes, com ênfase na metodologia HSM e em outras metodologias existentes.Abstract : Traffic accidents are currently responsible for a large number of deaths and injuries in the world population and are the leading cause of death among young people aged 15-29. Developing measures and tools to increase road safety and thus reduce the number and severity of traffic accidents is essential to reduce current levels of accidents worldwide. Among the measures in the area of road safety management, we highlight the traffic accident prediction models (MPA), which determine an expected value of accidents according to the local characteristics in a unit of time. This study developed models of traffic accident prediction based on the US Highway Safety Manual - HSM methodology, on rural two-lane highways in the State of Santa Catarina. We used traffic accident data for the period from 2011 to 2014 of 367 homogeneous segments that totaled a sample of 1132.47 kilometers in 15 highways. The results obtained in the calibration of the predictive model with refinement of the Bayes empirical method, made it possible to validate the transferability of the HSM methodology to the Santa Catarina scenario and to develop the safety performance function (SPF) equation for the worked sample. Adjustment quality measures were used to verify the confidence and adherence of the results achieved in relation to the data observed during the study period. The study also presents a systematic review of the work that involved predictive models of accidents, with an emphasis on the HSM methodology and other existing methodologies.171 p.| il., gráfs., tabs.porTransportesSegurança no trânsitoAcidentes de trânsitoElaboração de modelos de previsão de acidentes de trânsito em rodovias rurais de pista simples do estado de Santa Catarina com base no Highway Safety Manual (HSM)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPTRA0021-D.pdfPTRA0021-D.pdfapplication/pdf3437851https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/191122/-1/PTRA0021-D.pdf145daf063256eb1e58430c7793f20436MD5-1123456789/1911222018-11-07 01:04:34.062oai:repositorio.ufsc.br:123456789/191122Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-11-07T03:04:34Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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