O uso das TIC na pesquisa escolar: uma análise interpretativa do tema em matérias publicadas nas revistas 'Educação' e 'Nova Escola'
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95560 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Linguística |
id |
UFSC_44bfd8a6b70c6c8a91e6b879b9d804bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/95560 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaGrando, Roziane KeilaHack, Josias Ricardo2012-10-26T03:23:25Z2012-10-26T03:23:25Z20112011299923http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95560Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em LinguísticaA internet, nos últimos anos, tem ganho representatividade enquanto fonte de informação para pesquisas escolares, e os educadores não podem ser indiferentes com relação a essa situação. Para tanto, é preciso compreender e aprender com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Isso porque a pesquisa na Internet requer habilidades especiais do usuário em função da rapidez com que as informações são modificadas e, além de tudo, pela diversidade de opiniões que nela estão envolvidas. O jornalismo é uma das várias maneiras de se divulgarem estudos ou comportamentos que visem a métodos diversificados de uso das TIC na educação. As informações veiculadas pelos meios de comunicação podem levar o receptor-educador, com o conhecimento adquirido mediante revistas, a adotar novas práticas que beneficiarão seu desempenho nas salas de aula. Isso posto, esta pesquisa se estruturou nas teorias da Educação, da Comunicação e da Linguística Aplicada, teve como objetivo geral analisar, nas matérias de revistas nacionais # Nova Escola e Educação # quais são as preocupações relativas à qualidade do que é pesquisado na internet e a forma como são organizados os trabalhos e pesquisas escolares. Como método de pesquisa, escolheu-se o hipotético dedutivo, por observação sistemática o que permitiu a compilação dos dados. A abordagem da pesquisa é de cunho qualitativo e quantitativo. Qualitativa, porque se buscou explicar todos os passos da pesquisa, e quantitativa porque se pretendeu evitar a subjetividade da interpretação das análises nas conclusões obtidas. A base de investigação foram quinze textos da Revista Educação e onze textos da Revista Nova Escola, publicados entre os anos de 2008 e 2010. Mediante o levantamento deste corpus, o trabalho se deu em três fases: coleta, descrição e análise dos dados. Para a coleta observaram-se sistematicamente os textos das revistas relacionados ao tema #uso das TIC para pesquisa e atividades escolares#. Na fase descritiva, a pesquisa objetivou, nos textos das revistas, escolher as opiniões sobre o uso das TIC para as pesquisas e atividades escolares. Sendo assim, a pesquisa teve que passar por um processo hipotético dedutivo, o qual se preocupou em investigar se as revistas: citam exemplos de uso das TIC no contexto escolar; remetem o leitor a sites onde existe conhecimento legitimado; falam da necessidade de inter-relação entre várias fontes de pesquisa; fazem uma análise crítica sobre o uso das TIC na pesquisa e no ambiente escolar; oferecem ao leitor educador suporte para saber trabalhar com o uso das TIC no ambiente e na pesquisa escolar; e, por último, defendem o incentivo e orientação do uso das TIC por parte do ambiente familiar. Após esse processo, deu-se então a última fase: a análise interpretativa dos dados. As considerações acerca da análise dos textos cumpriram o objetivo geral desta dissertação, bem como seus objetivos específicos. O resultado final mostrou que as revistas trazem exemplos de pesquisas feitas na web; identificou preocupações com respeito à qualidade do que os alunos pesquisam por meio da internet e enfatizou que a orientação é o que mais se faz importante no processo de pesquisa em ambientes virtuais215 p.| il.porFlorianópolis, SCLinguisticaTecnologia da informaçãoEscolasPesquisaEducaçãoPeriodicosO uso das TIC na pesquisa escolar: uma análise interpretativa do tema em matérias publicadas nas revistas 'Educação' e 'Nova Escola'info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL299923.pdfapplication/pdf1361330https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/95560/1/299923.pdf4d68778200f2264842c439a595cb9f00MD51TEXT299923.pdf.txt299923.pdf.txtExtracted Texttext/plain413894https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/95560/2/299923.pdf.txt22c40f9e26dd04cfbd435e48a4b2811fMD52THUMBNAIL299923.pdf.jpg299923.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1004https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/95560/3/299923.pdf.jpgd8308e5e949043a853ce24b030494081MD53123456789/955602013-05-02 07:13:33.252oai:repositorio.ufsc.br:123456789/95560Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T10:13:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso das TIC na pesquisa escolar: uma análise interpretativa do tema em matérias publicadas nas revistas 'Educação' e 'Nova Escola' |
title |
O uso das TIC na pesquisa escolar: uma análise interpretativa do tema em matérias publicadas nas revistas 'Educação' e 'Nova Escola' |
spellingShingle |
O uso das TIC na pesquisa escolar: uma análise interpretativa do tema em matérias publicadas nas revistas 'Educação' e 'Nova Escola' Grando, Roziane Keila Linguistica Tecnologia da informação Escolas Pesquisa Educação Periodicos |
title_short |
O uso das TIC na pesquisa escolar: uma análise interpretativa do tema em matérias publicadas nas revistas 'Educação' e 'Nova Escola' |
title_full |
O uso das TIC na pesquisa escolar: uma análise interpretativa do tema em matérias publicadas nas revistas 'Educação' e 'Nova Escola' |
title_fullStr |
O uso das TIC na pesquisa escolar: uma análise interpretativa do tema em matérias publicadas nas revistas 'Educação' e 'Nova Escola' |
title_full_unstemmed |
O uso das TIC na pesquisa escolar: uma análise interpretativa do tema em matérias publicadas nas revistas 'Educação' e 'Nova Escola' |
title_sort |
O uso das TIC na pesquisa escolar: uma análise interpretativa do tema em matérias publicadas nas revistas 'Educação' e 'Nova Escola' |
author |
Grando, Roziane Keila |
author_facet |
Grando, Roziane Keila |
author_role |
author |
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grando, Roziane Keila |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Hack, Josias Ricardo |
contributor_str_mv |
Hack, Josias Ricardo |
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv |
Linguistica Tecnologia da informação Escolas Pesquisa Educação Periodicos |
topic |
Linguistica Tecnologia da informação Escolas Pesquisa Educação Periodicos |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Linguística |
publishDate |
2011 |
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-26T03:23:25Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-10-26T03:23:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95560 |
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv |
299923 |
identifier_str_mv |
299923 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95560 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
215 p.| il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/95560/1/299923.pdf https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/95560/2/299923.pdf.txt https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/95560/3/299923.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4d68778200f2264842c439a595cb9f00 22c40f9e26dd04cfbd435e48a4b2811f d8308e5e949043a853ce24b030494081 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805359987523584 |