Proliferando conhecimento: blog como ferramenta para disponibilizar materiais pedagógicos sobre Aedes aegypti a professores de ensino médio
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242680 |
Resumo: | Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Florianópolis, 2022. |
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Proliferando conhecimento: blog como ferramenta para disponibilizar materiais pedagógicos sobre Aedes aegypti a professores de ensino médioBiologiaArbovirosesAedes aegyptiDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Florianópolis, 2022.A dengue é a arbovirose de maior incidência no mundo. Existem quatro sorotipos da doença, e ela pode apresentar sintomatologia variando de sintomas leves até formas graves que podem evoluir a óbito. É transmitida pela picada do inseto vetor, principalmente o mosquito Aedes aegypti que, além da dengue, também pode transmitir a Zika e a febre Chikungunya. A prevenção da dengue e das outras arboviroses acima citadas é feita através do combate ao seu vetor, o que pode ocorrer em seus diferentes estágios de desenvolvimento, através do conhecimento e aplicação de diversas estratégias que dependem de características regionais e tecnologias disponíveis. Tais estratégias passam pela sensibilização da comunidade, o que é permeado por práticas educativas, muitas vezes iniciadas nas escolas. Assim, no presente trabalho foi construído o blog PROLIFERANDO CONHECIMENTO, destinado a professores do Ensino Médio. O blog reúne materiais de cunho investigativo sobre Aedes aegypti e arboviroses por ele transmitidas, assim servindo como fonte de planos de aula e de pesquisa para os professores. Ademais, foi elaborada uma sequência de ensino investigativa pelos autores deste trabalho, também para ser disponibilizada no blog. Para que mais professores tenham acesso ao blog considera-se o uso de uma página do Instagram, aumentando assim o alcance das postagens, e por consequência, o aumento do uso da abordagem investigativa nas escolas para o estudo do Aedes aegypti, dengue e outras arboviroses.Abstract: Dengue is the most common arbovirus in the world. There are four serotypes of this disease, and, it can present from mild symptoms to severe forms that can progress to death. It is transmitted by the bite of the insect vector, mainly the Aedes aegypti mosquito, which can also transmit Zika and Chikungunya fever. The prevention of dengue and the other arboviruses mentioned above is done through the fight against its vector, which can occur in its different stages of development, through the knowledge and application of several strategies that depend of regional characteristics and available technologies. Such strategies involve community awareness, which is permeated by educational practices, often initiated in schools. Thus, in the present work, the blog PROLIFERANDO CONHECIMENTO was built aimed at high school teachers. The blog gathers investigative materials about Aedes aegypti and arboviruses transmitted by it, serving as a source of lesson plans and research for teachers. Furthermore, the author of this work prepared an investigative teaching sequence, also to be made available in the blog. For more teachers to have access to the blog, the use of an Instagram page is considered, that increasing the scope of posts, and consequently, the increasing of the use of the investigative approach in schools for the study of Aedes aegypti, dengue and others arboviruses.Pinto, Carlos José de CarvalhoUniversidade Federal de Santa CatarinaWagner, Tatiana Feyh2022-12-13T11:53:41Z2022-12-13T11:53:41Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis60 p.| il.application/pdf379525https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242680porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T11:53:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/242680Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-12-13T11:53:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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