ENTRE A FORMAÇÃO PREVISTA E A FORMAÇÃO EFETIVADA: MONITORAMENTOS DA GESTÃO EM PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243892 |
Resumo: | Para além dos recursos avaliativos de curso empregados por instituições regulatórias, que tensionam diferentes setores da IES na busca de um conceito favorável diante da opinião pública, há a efetiva formação do acadêmico previamente concebida no Projeto Pedagógico de Curso. Este estudo propõe que seja apurado se na percepção do formando os objetivos propostos foram atendidos. Para tanto elegeu-se um curso tecnólogo e realizou-se, em caráter censitário, um estudo de caso descritivo quantitativo com a aplicação de um instrumento de coleta de dados estruturado não disfarçado. Os resultados apontaram que os objetivos propostos estão sendo alcançados, embora alguns aspectos possam ser melhorados. A sugestão que sondagens permanentes de cunho quantitativo comparativo e de cunho qualitativo aparecem no final do estudo como uma ferramenta de monitoramento para a gestão. |
id |
UFSC_4578c93f678e760c5a8987c77af2af8d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/243892 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
ENTRE A FORMAÇÃO PREVISTA E A FORMAÇÃO EFETIVADA: MONITORAMENTOS DA GESTÃO EM PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOPara além dos recursos avaliativos de curso empregados por instituições regulatórias, que tensionam diferentes setores da IES na busca de um conceito favorável diante da opinião pública, há a efetiva formação do acadêmico previamente concebida no Projeto Pedagógico de Curso. Este estudo propõe que seja apurado se na percepção do formando os objetivos propostos foram atendidos. Para tanto elegeu-se um curso tecnólogo e realizou-se, em caráter censitário, um estudo de caso descritivo quantitativo com a aplicação de um instrumento de coleta de dados estruturado não disfarçado. Os resultados apontaram que os objetivos propostos estão sendo alcançados, embora alguns aspectos possam ser melhorados. A sugestão que sondagens permanentes de cunho quantitativo comparativo e de cunho qualitativo aparecem no final do estudo como uma ferramenta de monitoramento para a gestão.INPEAU/UFSC2023-01-19T15:30:17Z2023-01-19T15:30:17Z2023-01-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243892PIÑOL, SUSANA NUNES TAULÉOLIVEIRA, JULIA RODRIGUES DEporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-19T15:30:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/243892Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-01-19T15:30:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENTRE A FORMAÇÃO PREVISTA E A FORMAÇÃO EFETIVADA: MONITORAMENTOS DA GESTÃO EM PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO |
title |
ENTRE A FORMAÇÃO PREVISTA E A FORMAÇÃO EFETIVADA: MONITORAMENTOS DA GESTÃO EM PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO |
spellingShingle |
ENTRE A FORMAÇÃO PREVISTA E A FORMAÇÃO EFETIVADA: MONITORAMENTOS DA GESTÃO EM PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO PIÑOL, SUSANA NUNES TAULÉ |
title_short |
ENTRE A FORMAÇÃO PREVISTA E A FORMAÇÃO EFETIVADA: MONITORAMENTOS DA GESTÃO EM PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO |
title_full |
ENTRE A FORMAÇÃO PREVISTA E A FORMAÇÃO EFETIVADA: MONITORAMENTOS DA GESTÃO EM PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO |
title_fullStr |
ENTRE A FORMAÇÃO PREVISTA E A FORMAÇÃO EFETIVADA: MONITORAMENTOS DA GESTÃO EM PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO |
title_full_unstemmed |
ENTRE A FORMAÇÃO PREVISTA E A FORMAÇÃO EFETIVADA: MONITORAMENTOS DA GESTÃO EM PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO |
title_sort |
ENTRE A FORMAÇÃO PREVISTA E A FORMAÇÃO EFETIVADA: MONITORAMENTOS DA GESTÃO EM PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO |
author |
PIÑOL, SUSANA NUNES TAULÉ |
author_facet |
PIÑOL, SUSANA NUNES TAULÉ OLIVEIRA, JULIA RODRIGUES DE |
author_role |
author |
author2 |
OLIVEIRA, JULIA RODRIGUES DE |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PIÑOL, SUSANA NUNES TAULÉ OLIVEIRA, JULIA RODRIGUES DE |
description |
Para além dos recursos avaliativos de curso empregados por instituições regulatórias, que tensionam diferentes setores da IES na busca de um conceito favorável diante da opinião pública, há a efetiva formação do acadêmico previamente concebida no Projeto Pedagógico de Curso. Este estudo propõe que seja apurado se na percepção do formando os objetivos propostos foram atendidos. Para tanto elegeu-se um curso tecnólogo e realizou-se, em caráter censitário, um estudo de caso descritivo quantitativo com a aplicação de um instrumento de coleta de dados estruturado não disfarçado. Os resultados apontaram que os objetivos propostos estão sendo alcançados, embora alguns aspectos possam ser melhorados. A sugestão que sondagens permanentes de cunho quantitativo comparativo e de cunho qualitativo aparecem no final do estudo como uma ferramenta de monitoramento para a gestão. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-19T15:30:17Z 2023-01-19T15:30:17Z 2023-01-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243892 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243892 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652323799433216 |