ENTRE A FORMAÇÃO PREVISTA E A FORMAÇÃO EFETIVADA: MONITORAMENTOS DA GESTÃO EM PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PIÑOL, SUSANA NUNES TAULÉ
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: OLIVEIRA, JULIA RODRIGUES DE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243892
Resumo: Para além dos recursos avaliativos de curso empregados por instituições regulatórias, que tensionam diferentes setores da IES na busca de um conceito favorável diante da opinião pública, há a efetiva formação do acadêmico previamente concebida no Projeto Pedagógico de Curso. Este estudo propõe que seja apurado se na percepção do formando os objetivos propostos foram atendidos. Para tanto elegeu-se um curso tecnólogo e realizou-se, em caráter censitário, um estudo de caso descritivo quantitativo com a aplicação de um instrumento de coleta de dados estruturado não disfarçado. Os resultados apontaram que os objetivos propostos estão sendo alcançados, embora alguns aspectos possam ser melhorados. A sugestão que sondagens permanentes de cunho quantitativo comparativo e de cunho qualitativo aparecem no final do estudo como uma ferramenta de monitoramento para a gestão.
id UFSC_4578c93f678e760c5a8987c77af2af8d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/243892
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling ENTRE A FORMAÇÃO PREVISTA E A FORMAÇÃO EFETIVADA: MONITORAMENTOS DA GESTÃO EM PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOPara além dos recursos avaliativos de curso empregados por instituições regulatórias, que tensionam diferentes setores da IES na busca de um conceito favorável diante da opinião pública, há a efetiva formação do acadêmico previamente concebida no Projeto Pedagógico de Curso. Este estudo propõe que seja apurado se na percepção do formando os objetivos propostos foram atendidos. Para tanto elegeu-se um curso tecnólogo e realizou-se, em caráter censitário, um estudo de caso descritivo quantitativo com a aplicação de um instrumento de coleta de dados estruturado não disfarçado. Os resultados apontaram que os objetivos propostos estão sendo alcançados, embora alguns aspectos possam ser melhorados. A sugestão que sondagens permanentes de cunho quantitativo comparativo e de cunho qualitativo aparecem no final do estudo como uma ferramenta de monitoramento para a gestão.INPEAU/UFSC2023-01-19T15:30:17Z2023-01-19T15:30:17Z2023-01-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243892PIÑOL, SUSANA NUNES TAULÉOLIVEIRA, JULIA RODRIGUES DEporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-19T15:30:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/243892Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-01-19T15:30:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv ENTRE A FORMAÇÃO PREVISTA E A FORMAÇÃO EFETIVADA: MONITORAMENTOS DA GESTÃO EM PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO
title ENTRE A FORMAÇÃO PREVISTA E A FORMAÇÃO EFETIVADA: MONITORAMENTOS DA GESTÃO EM PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO
spellingShingle ENTRE A FORMAÇÃO PREVISTA E A FORMAÇÃO EFETIVADA: MONITORAMENTOS DA GESTÃO EM PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO
PIÑOL, SUSANA NUNES TAULÉ
title_short ENTRE A FORMAÇÃO PREVISTA E A FORMAÇÃO EFETIVADA: MONITORAMENTOS DA GESTÃO EM PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO
title_full ENTRE A FORMAÇÃO PREVISTA E A FORMAÇÃO EFETIVADA: MONITORAMENTOS DA GESTÃO EM PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO
title_fullStr ENTRE A FORMAÇÃO PREVISTA E A FORMAÇÃO EFETIVADA: MONITORAMENTOS DA GESTÃO EM PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO
title_full_unstemmed ENTRE A FORMAÇÃO PREVISTA E A FORMAÇÃO EFETIVADA: MONITORAMENTOS DA GESTÃO EM PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO
title_sort ENTRE A FORMAÇÃO PREVISTA E A FORMAÇÃO EFETIVADA: MONITORAMENTOS DA GESTÃO EM PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO
author PIÑOL, SUSANA NUNES TAULÉ
author_facet PIÑOL, SUSANA NUNES TAULÉ
OLIVEIRA, JULIA RODRIGUES DE
author_role author
author2 OLIVEIRA, JULIA RODRIGUES DE
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PIÑOL, SUSANA NUNES TAULÉ
OLIVEIRA, JULIA RODRIGUES DE
description Para além dos recursos avaliativos de curso empregados por instituições regulatórias, que tensionam diferentes setores da IES na busca de um conceito favorável diante da opinião pública, há a efetiva formação do acadêmico previamente concebida no Projeto Pedagógico de Curso. Este estudo propõe que seja apurado se na percepção do formando os objetivos propostos foram atendidos. Para tanto elegeu-se um curso tecnólogo e realizou-se, em caráter censitário, um estudo de caso descritivo quantitativo com a aplicação de um instrumento de coleta de dados estruturado não disfarçado. Os resultados apontaram que os objetivos propostos estão sendo alcançados, embora alguns aspectos possam ser melhorados. A sugestão que sondagens permanentes de cunho quantitativo comparativo e de cunho qualitativo aparecem no final do estudo como uma ferramenta de monitoramento para a gestão.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-19T15:30:17Z
2023-01-19T15:30:17Z
2023-01-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243892
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243892
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652323799433216