As deficiências de aprendizagem organizacionais: um estudo de caso em uma escola de idiomas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83055 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. |
id |
UFSC_459672a1e152e4044f295826fa1ea95f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83055 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
As deficiências de aprendizagem organizacionais: um estudo de caso em uma escola de idiomasPsicologiaAprendizagem organizacionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.O presente trabalho é um estudo de caso abordando o tema deficiências de aprendizagem organizacional. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa realizada em uma escola de idiomas, gerida pelo sistema de franquias e considerada líder de mercado em seu segmento nas localidades onde atua. A atualidade dessas questões tratadas por renomados autores e estudiosos de organizações que aprendem, ofereceu-nos referências bastante úteis para a pesquisa e, sobretudo, uma contribuição onde procurarmos entender, interpretar e sugerir propostas a um desafio duplo para a empresa pesquisada: trabalhar no aperfeiçoamento contínuo daquilo que ela faz hoje e inovar para o futuro. As principais barreiras ao aprendizado organizacional reveladas pelo estudo foram as seguintes: ausência de espaço para a livre expressão, restrição à experimentação de novas abordagens, comunicação organizacional deficiente, distância entre o discurso e as práticas e insensibilidade à percepção de mudanças sutis e graduais do ambiente externo. Nosso estudo concluiu que se as deficiências de aprendizagem identificadas forem removidas ou pelo menos minimizadas, a performance da organização poderá ser significativamente melhorada.Florianópolis, SCZanelli, Jose CarlosSilva, NarbalUniversidade Federal de Santa CatarinaLima, Marcílio2012-10-19T20:35:48Z2012-10-19T20:35:48Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf189019http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83055porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T02:20:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/83055Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T02:20:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As deficiências de aprendizagem organizacionais: um estudo de caso em uma escola de idiomas |
title |
As deficiências de aprendizagem organizacionais: um estudo de caso em uma escola de idiomas |
spellingShingle |
As deficiências de aprendizagem organizacionais: um estudo de caso em uma escola de idiomas Lima, Marcílio Psicologia Aprendizagem organizacional |
title_short |
As deficiências de aprendizagem organizacionais: um estudo de caso em uma escola de idiomas |
title_full |
As deficiências de aprendizagem organizacionais: um estudo de caso em uma escola de idiomas |
title_fullStr |
As deficiências de aprendizagem organizacionais: um estudo de caso em uma escola de idiomas |
title_full_unstemmed |
As deficiências de aprendizagem organizacionais: um estudo de caso em uma escola de idiomas |
title_sort |
As deficiências de aprendizagem organizacionais: um estudo de caso em uma escola de idiomas |
author |
Lima, Marcílio |
author_facet |
Lima, Marcílio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Zanelli, Jose Carlos Silva, Narbal Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Marcílio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Aprendizagem organizacional |
topic |
Psicologia Aprendizagem organizacional |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 2002 2012-10-19T20:35:48Z 2012-10-19T20:35:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
189019 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83055 |
identifier_str_mv |
189019 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83055 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652288728760320 |