As deficiências de aprendizagem organizacionais: um estudo de caso em uma escola de idiomas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Marcílio
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83055
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
id UFSC_459672a1e152e4044f295826fa1ea95f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83055
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling As deficiências de aprendizagem organizacionais: um estudo de caso em uma escola de idiomasPsicologiaAprendizagem organizacionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.O presente trabalho é um estudo de caso abordando o tema deficiências de aprendizagem organizacional. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa realizada em uma escola de idiomas, gerida pelo sistema de franquias e considerada líder de mercado em seu segmento nas localidades onde atua. A atualidade dessas questões tratadas por renomados autores e estudiosos de organizações que aprendem, ofereceu-nos referências bastante úteis para a pesquisa e, sobretudo, uma contribuição onde procurarmos entender, interpretar e sugerir propostas a um desafio duplo para a empresa pesquisada: trabalhar no aperfeiçoamento contínuo daquilo que ela faz hoje e inovar para o futuro. As principais barreiras ao aprendizado organizacional reveladas pelo estudo foram as seguintes: ausência de espaço para a livre expressão, restrição à experimentação de novas abordagens, comunicação organizacional deficiente, distância entre o discurso e as práticas e insensibilidade à percepção de mudanças sutis e graduais do ambiente externo. Nosso estudo concluiu que se as deficiências de aprendizagem identificadas forem removidas ou pelo menos minimizadas, a performance da organização poderá ser significativamente melhorada.Florianópolis, SCZanelli, Jose CarlosSilva, NarbalUniversidade Federal de Santa CatarinaLima, Marcílio2012-10-19T20:35:48Z2012-10-19T20:35:48Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf189019http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83055porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T02:20:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/83055Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T02:20:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv As deficiências de aprendizagem organizacionais: um estudo de caso em uma escola de idiomas
title As deficiências de aprendizagem organizacionais: um estudo de caso em uma escola de idiomas
spellingShingle As deficiências de aprendizagem organizacionais: um estudo de caso em uma escola de idiomas
Lima, Marcílio
Psicologia
Aprendizagem organizacional
title_short As deficiências de aprendizagem organizacionais: um estudo de caso em uma escola de idiomas
title_full As deficiências de aprendizagem organizacionais: um estudo de caso em uma escola de idiomas
title_fullStr As deficiências de aprendizagem organizacionais: um estudo de caso em uma escola de idiomas
title_full_unstemmed As deficiências de aprendizagem organizacionais: um estudo de caso em uma escola de idiomas
title_sort As deficiências de aprendizagem organizacionais: um estudo de caso em uma escola de idiomas
author Lima, Marcílio
author_facet Lima, Marcílio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zanelli, Jose Carlos
Silva, Narbal
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Marcílio
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Aprendizagem organizacional
topic Psicologia
Aprendizagem organizacional
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002
2012-10-19T20:35:48Z
2012-10-19T20:35:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 189019
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83055
identifier_str_mv 189019
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83055
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652288728760320