Estudo para análise do desempenho dos estudantes concluintes dos cursos superiores de tecnologia utilizando valor agregado - ENADE 2012

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerri, Rosilene
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160681
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação, Florianópolis, 2015
id UFSC_459e0f551dc832002c2f50904f9a17e1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/160681
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaCerri, RosileneBastos, Rogerio Cid2016-04-19T04:09:01Z2016-04-19T04:09:01Z2015337945https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160681Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação, Florianópolis, 2015Esta pesquisa, por meio do modelo de valor agregado, buscou identificare controlar variáveis que influenciam o desempenho final dos estudantesno Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e estão forado escopo das instituições de educação superior. Foram consideradosnesta análise os estudantes dos Cursos Superiores de Tecnologia (CST)que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009 ouem 2010 e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade)2012 na condição de concluintes. Em relação à metodologia, ressalta-seque a utilização do valor agregado permite controlar fatoresextrainstitucionais, possibilitando a construção de modelos mais justos esignificativos para medir e apresentar os resultados do Enade. Nestapesquisa, verificou-se que, dentre as variáveis individuais analisadas,gênero e desempenho prévioapresentaram-se como as mais relevantesem relação ao desempenho final dos estudantes no Enade. Em relação àspolíticas públicas de acesso à educação superior, identificaram-se, ainda,correlações positivas relacionadas ao desempenho dos estudantesoriundos do Programa Universidade para Todos (Prouni). Espera-se queosresultados aquiapresentados contribuam para o debate e oaprimoramento daavaliação da educação superior no Brasil.<br>Abstract : This research, through the value-added model, sought to identify andcontrol variables that influence the ultimate performance of students inthe National Student Performance Exam (Enade) and are beyond thescope of higher education institutions. They were considered in thisanalysis students in Colleges of Technology (CST) who performed theNational Secondary Education Examination (Enem) in 2009 or in 2010and the National Survey of Student Performance (Enade) in 2012graduating condition. Regarding the methodology, it is emphasized thatthe use of value allows you to control factors, allowing the constructionof more just and meaningful models to measure and present the resultsof Enade. In this research, it was found that among individual variables,gender and previous performance presented themselves as the mostrelevant in relation to the final performance of students in Enade. Withregard to public policies of access to higher education, were identifiedalso positive correlations related to the performance of students from theUniversity for All Program (Prouni). It is hoped that the resultspresented here contribute to the debate and improve the evaluation ofhigher education in Brazil.117 p.| grafs., tabs.porAvaliação educacional (Ensino superior)Valor econômico adicionadoEstudo para análise do desempenho dos estudantes concluintes dos cursos superiores de tecnologia utilizando valor agregado - ENADE 2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL337945.pdfapplication/pdf783559https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/160681/1/337945.pdf017a95fd71cb83c650adba260a9557b9MD51123456789/1606812016-04-19 01:09:01.882oai:repositorio.ufsc.br:123456789/160681Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-04-19T04:09:01Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo para análise do desempenho dos estudantes concluintes dos cursos superiores de tecnologia utilizando valor agregado - ENADE 2012
title Estudo para análise do desempenho dos estudantes concluintes dos cursos superiores de tecnologia utilizando valor agregado - ENADE 2012
spellingShingle Estudo para análise do desempenho dos estudantes concluintes dos cursos superiores de tecnologia utilizando valor agregado - ENADE 2012
Cerri, Rosilene
Avaliação educacional (Ensino superior)
Valor econômico adicionado
title_short Estudo para análise do desempenho dos estudantes concluintes dos cursos superiores de tecnologia utilizando valor agregado - ENADE 2012
title_full Estudo para análise do desempenho dos estudantes concluintes dos cursos superiores de tecnologia utilizando valor agregado - ENADE 2012
title_fullStr Estudo para análise do desempenho dos estudantes concluintes dos cursos superiores de tecnologia utilizando valor agregado - ENADE 2012
title_full_unstemmed Estudo para análise do desempenho dos estudantes concluintes dos cursos superiores de tecnologia utilizando valor agregado - ENADE 2012
title_sort Estudo para análise do desempenho dos estudantes concluintes dos cursos superiores de tecnologia utilizando valor agregado - ENADE 2012
author Cerri, Rosilene
author_facet Cerri, Rosilene
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Cerri, Rosilene
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bastos, Rogerio Cid
contributor_str_mv Bastos, Rogerio Cid
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Avaliação educacional (Ensino superior)
Valor econômico adicionado
topic Avaliação educacional (Ensino superior)
Valor econômico adicionado
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação, Florianópolis, 2015
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-19T04:09:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-04-19T04:09:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160681
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 337945
identifier_str_mv 337945
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160681
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 117 p.| grafs., tabs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/160681/1/337945.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 017a95fd71cb83c650adba260a9557b9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766804960779960320