ONDE ESTÃO AS UNTI DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS FEDERAIS DO BRASIL
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181218 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo apresentar o mapeamento das Universidades Públicas Federais brasileiras que têm “Universidades da Terceira Idade” em suas ações Institucionais. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental, realizou-se um levantamento no sistema e-mec, encontrando 63 universidades públicas federais no Brasil. Analisou-se na página de cada uma destas instituições as notícias e publicações relacionadas ao idoso. Como resultado, foram mapeados 36 programas ou projetos educacionais voltados para a terceira idade nas universidades pesquisadas, tendo o seu boom de criação na década de 1990 e que nos últimos anos segue construindo novas iniciativas. Percebe-se proporcionalidade de programas e projetos nas cinco regiões brasileiras. Como considerações complementares, admite-se a importância dessas ações realizadas pelas Universidades, não só como uma ação institucional, mas como compromisso social, diante de um cenário de envelhecimento da sociedade mundial, em especial, a brasileira. Além disso, o estudo aponta que não há um modelo de projeto/programa a seguir pelas Universidades, mas sim pontos que devem ser considerados, compreendendo que o ideal é considerar as características da região na qual o programa está inserido. |
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O presente artigo tem como objetivo apresentar o mapeamento das Universidades Públicas Federais brasileiras que têm “Universidades da Terceira Idade” em suas ações Institucionais. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental, realizou-se um levantamento no sistema e-mec, encontrando 63 universidades públicas federais no Brasil. Analisou-se na página de cada uma destas instituições as notícias e publicações relacionadas ao idoso. Como resultado, foram mapeados 36 programas ou projetos educacionais voltados para a terceira idade nas universidades pesquisadas, tendo o seu boom de criação na década de 1990 e que nos últimos anos segue construindo novas iniciativas. Percebe-se proporcionalidade de programas e projetos nas cinco regiões brasileiras. Como considerações complementares, admite-se a importância dessas ações realizadas pelas Universidades, não só como uma ação institucional, mas como compromisso social, diante de um cenário de envelhecimento da sociedade mundial, em especial, a brasileira. Além disso, o estudo aponta que não há um modelo de projeto/programa a seguir pelas Universidades, mas sim pontos que devem ser considerados, compreendendo que o ideal é considerar as características da região na qual o programa está inserido. |
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