Compreensão da corporeidade na formação de professores
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189507 |
Resumo: | TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura. |
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Compreensão da corporeidade na formação de professoresCorporeidadeMovimento humanoEducação do "ser"Formação de professoresTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.Este presente estudo discute como se dá a compreensão de Corporeidade na área da Educação Física por alunos do CDS da UFSC. Tentamos compreender a dificuldade dos estudantes da Educação Física em admitir uma nova abordagem de corpo no processo ensino - aprendizagem: Corporeidade. O movimento humano, e consequentemente a Corporeidade, constituem a matéria-prima da Educação Física. Porém é necessário um aprofundamento desse estudo de forma a compreender o ser humano como um “ser-no-mundo”, e não apenas um corpo em movimento, sem intenções. Tradicionalmente, a Educação Física tem visto o corpo de forma fragmentada, fixa num paradigma reprodutivo e mecanicista. Desta forma, como se dá a formação de professores na graduação em Educação Física? Essa visão fragmentada em que se encontra o profissional de Educação Física necessita ser compreendida e superada em direção à postura de um “educador”. Diria então, que a concepção de corpo na Educação Física tem de ser abordada de forma a superar a fragmentação do ser humano e suas dimensões, bem como, considerar o movimento humano como uma forma gestual de comunicação do “ser-no-mundo”. Desta forma, através de questionários, refletimos a falta de consciência e intencionalidade no processo educativo na área de Educação Física, conseqüência de um paradigma mecânico, atuante, que é fixo, rígido e impede o avanço do processo educativo em favor do “cultivo do ‘ser’”.Florianópolis, SCCardoso, Carlos LuizUniversidade Federal de Santa CatarinaAgostini, Aline de2018-09-01T23:21:47Z2018-09-01T23:21:47Z2007-02-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis100 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189507porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-01T23:21:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/189507Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-09-01T23:21:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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