As orientações propostas nos documentos alagoanos para o ensino de problemas aritméticos a partir da década de 50

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Elisabete
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Carvalho, Mercedes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225038
Resumo: Disponível em :https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13609
id UFSC_45d97ffd4a15fe4abcb7c42b7dcb049b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/225038
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling As orientações propostas nos documentos alagoanos para o ensino de problemas aritméticos a partir da década de 50MétodosAritméticaHistóriaDisponível em :https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13609O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado na qual foi realizada uma análise sobre quais métodos pedagógicos, sintético ou analítico, figuravam nos Documentos Oficiais e nas Revistas Pedagógica de Alagoas no período de 1924 e 1952. Os estudos de Chartier (1990); Mortatti (2009); Valente (2015) nos possibilitou apreender que a partir da década de 50, em Alagoas, circulou uma nova proposta de instrução pautada nos princípios do ensino intuitivo. Nesse artigo pretende-se manter o olhar nessa mudança, destacando os escritos que trouxeram tais apontamentos, bem como seus autores e possíveis influências que os dirigiram para tais construções. De acordo com as nossas análises conjecturamos que a partir da década de 50 houve um movimento que ofereceu orientações para o ensino da matemática na escola primária alagoana, com maior valorização dos problemas aritméticos e experiências com base no método analítico.2021-07-19T12:51:25Z2021-07-19T12:51:25Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFERNANDES, Elisabete; CARVALHO, Mercedes. As orientações propostas nos documentos alagoanos para o ensino de problemas aritméticos a partir da década de 50. TANGRAM - Revista de Educação Matemática, [S.l.], v. 4, n. 3, p. 25-42, jun. 2021. ISSN 2595-0967. Disponível em: <https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13609>. Acesso em: 19 jul. 2021. doi:https://doi.org/10.30612/tangram.v4i3.13609.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225038Fernandes, ElisabeteCarvalho, Mercedesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-19T12:53:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/225038Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-07-19T12:53:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv As orientações propostas nos documentos alagoanos para o ensino de problemas aritméticos a partir da década de 50
title As orientações propostas nos documentos alagoanos para o ensino de problemas aritméticos a partir da década de 50
spellingShingle As orientações propostas nos documentos alagoanos para o ensino de problemas aritméticos a partir da década de 50
Fernandes, Elisabete
Métodos
Aritmética
História
title_short As orientações propostas nos documentos alagoanos para o ensino de problemas aritméticos a partir da década de 50
title_full As orientações propostas nos documentos alagoanos para o ensino de problemas aritméticos a partir da década de 50
title_fullStr As orientações propostas nos documentos alagoanos para o ensino de problemas aritméticos a partir da década de 50
title_full_unstemmed As orientações propostas nos documentos alagoanos para o ensino de problemas aritméticos a partir da década de 50
title_sort As orientações propostas nos documentos alagoanos para o ensino de problemas aritméticos a partir da década de 50
author Fernandes, Elisabete
author_facet Fernandes, Elisabete
Carvalho, Mercedes
author_role author
author2 Carvalho, Mercedes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Elisabete
Carvalho, Mercedes
dc.subject.por.fl_str_mv Métodos
Aritmética
História
topic Métodos
Aritmética
História
description Disponível em :https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13609
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-19T12:51:25Z
2021-07-19T12:51:25Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERNANDES, Elisabete; CARVALHO, Mercedes. As orientações propostas nos documentos alagoanos para o ensino de problemas aritméticos a partir da década de 50. TANGRAM - Revista de Educação Matemática, [S.l.], v. 4, n. 3, p. 25-42, jun. 2021. ISSN 2595-0967. Disponível em: <https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13609>. Acesso em: 19 jul. 2021. doi:https://doi.org/10.30612/tangram.v4i3.13609.
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225038
identifier_str_mv FERNANDES, Elisabete; CARVALHO, Mercedes. As orientações propostas nos documentos alagoanos para o ensino de problemas aritméticos a partir da década de 50. TANGRAM - Revista de Educação Matemática, [S.l.], v. 4, n. 3, p. 25-42, jun. 2021. ISSN 2595-0967. Disponível em: <https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13609>. Acesso em: 19 jul. 2021. doi:https://doi.org/10.30612/tangram.v4i3.13609.
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225038
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652288171966464