As orientações propostas nos documentos alagoanos para o ensino de problemas aritméticos a partir da década de 50
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225038 |
Resumo: | Disponível em :https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13609 |
id |
UFSC_45d97ffd4a15fe4abcb7c42b7dcb049b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/225038 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
As orientações propostas nos documentos alagoanos para o ensino de problemas aritméticos a partir da década de 50MétodosAritméticaHistóriaDisponível em :https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13609O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado na qual foi realizada uma análise sobre quais métodos pedagógicos, sintético ou analítico, figuravam nos Documentos Oficiais e nas Revistas Pedagógica de Alagoas no período de 1924 e 1952. Os estudos de Chartier (1990); Mortatti (2009); Valente (2015) nos possibilitou apreender que a partir da década de 50, em Alagoas, circulou uma nova proposta de instrução pautada nos princípios do ensino intuitivo. Nesse artigo pretende-se manter o olhar nessa mudança, destacando os escritos que trouxeram tais apontamentos, bem como seus autores e possíveis influências que os dirigiram para tais construções. De acordo com as nossas análises conjecturamos que a partir da década de 50 houve um movimento que ofereceu orientações para o ensino da matemática na escola primária alagoana, com maior valorização dos problemas aritméticos e experiências com base no método analítico.2021-07-19T12:51:25Z2021-07-19T12:51:25Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFERNANDES, Elisabete; CARVALHO, Mercedes. As orientações propostas nos documentos alagoanos para o ensino de problemas aritméticos a partir da década de 50. TANGRAM - Revista de Educação Matemática, [S.l.], v. 4, n. 3, p. 25-42, jun. 2021. ISSN 2595-0967. Disponível em: <https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13609>. Acesso em: 19 jul. 2021. doi:https://doi.org/10.30612/tangram.v4i3.13609.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225038Fernandes, ElisabeteCarvalho, Mercedesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-19T12:53:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/225038Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-07-19T12:53:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As orientações propostas nos documentos alagoanos para o ensino de problemas aritméticos a partir da década de 50 |
title |
As orientações propostas nos documentos alagoanos para o ensino de problemas aritméticos a partir da década de 50 |
spellingShingle |
As orientações propostas nos documentos alagoanos para o ensino de problemas aritméticos a partir da década de 50 Fernandes, Elisabete Métodos Aritmética História |
title_short |
As orientações propostas nos documentos alagoanos para o ensino de problemas aritméticos a partir da década de 50 |
title_full |
As orientações propostas nos documentos alagoanos para o ensino de problemas aritméticos a partir da década de 50 |
title_fullStr |
As orientações propostas nos documentos alagoanos para o ensino de problemas aritméticos a partir da década de 50 |
title_full_unstemmed |
As orientações propostas nos documentos alagoanos para o ensino de problemas aritméticos a partir da década de 50 |
title_sort |
As orientações propostas nos documentos alagoanos para o ensino de problemas aritméticos a partir da década de 50 |
author |
Fernandes, Elisabete |
author_facet |
Fernandes, Elisabete Carvalho, Mercedes |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Mercedes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Elisabete Carvalho, Mercedes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Métodos Aritmética História |
topic |
Métodos Aritmética História |
description |
Disponível em :https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13609 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-19T12:51:25Z 2021-07-19T12:51:25Z 2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FERNANDES, Elisabete; CARVALHO, Mercedes. As orientações propostas nos documentos alagoanos para o ensino de problemas aritméticos a partir da década de 50. TANGRAM - Revista de Educação Matemática, [S.l.], v. 4, n. 3, p. 25-42, jun. 2021. ISSN 2595-0967. Disponível em: <https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13609>. Acesso em: 19 jul. 2021. doi:https://doi.org/10.30612/tangram.v4i3.13609. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225038 |
identifier_str_mv |
FERNANDES, Elisabete; CARVALHO, Mercedes. As orientações propostas nos documentos alagoanos para o ensino de problemas aritméticos a partir da década de 50. TANGRAM - Revista de Educação Matemática, [S.l.], v. 4, n. 3, p. 25-42, jun. 2021. ISSN 2595-0967. Disponível em: <https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13609>. Acesso em: 19 jul. 2021. doi:https://doi.org/10.30612/tangram.v4i3.13609. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225038 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652288171966464 |