A condição feminina na sociedade ocidental contemporânea: uma releitura de A letra escarlate de Nathaniel Hawthorne
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88362 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas |
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A condição feminina na sociedade ocidental contemporânea: uma releitura de A letra escarlate de Nathaniel HawthorneCiências HumanasIdentidadeMitoArquétipo (Psicologia)EstigmatizaçãoIndividuacaoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências HumanasEste trabalho trata principalmente sobre a necessidade que há de se valorizar o aspecto "feminino" em nossas vidas e sociedades. Da urgência que temos de questionar e refletir sobre o papel da mulher na sociedade contemporânea ocidental e sobre os vários tipos de estigmatização que ainda sofre nos meios em que vive. Para tanto, escolhemos analisar o romance A Letra Escarlate (1850), de Nathaniel Hawthorne. Primeiro apresentamos uma visão mítica-histórica, onde se resgata o conceito "feminino," para demonstrar a relevância de se pesquisar a condição e a identidade feminina na sociedade contemporânea ocidental, através da obra de Marija Gimbutas, em The Language of the Goddess (2001) e de Edward Whitmont, em O Retorno da Deusa (2001) entre outros. Segundo, pela teoria da "jornada do herói" de Joseph Campbell, em O Herói de Mil Faces (2002), com ênfase na "trajetória heróica" e como esta se aplica à análise da estrutura profunda do romance e à trajetória de sua heroína Hester Prynne. Terceiro, pelo estudo simbólico do conteúdo do romance, onde se mostra o significado profundo dos elementos que compõem a trajetória mítica em questão. Para tanto usamos a obra de J. E. Cirlot, Dictionary of Symbols (1998) entre outros. Quarto, através da teoria da psicologia social, que se refere ao fenômeno da "estigmatização," abordado através da teoria de Irving Goffman em Estigma: Notas sobre a Manipulação da Identidade Deteriorada (1988), complementada pelas teorias de Henri Tajfel e Joseph P. Forgas (1981) sobre identidade social, categorização, auto-categorização e estereotipia. Quinto, pelas reflexões encontradas na História das mulheres, através das quais fazemos uma recapitulação da condição feminina nos séculos XVII, XVIII, e XIX e como esta pode ser comparada àquela da era contemporânea. Aqui contamos com a obra de Michelle Perrot e George Duby em A História das Mulheres no Ocidente entre outros.Florianópolis, SCSchulze, Clelia Maria NascimentoCoelho, Nelly NovaesUniversidade Federal de Santa CatarinaCabreira, Regina Helena Urias2012-10-22T08:06:57Z2012-10-22T08:06:57Z20062006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf231198http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88362porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T02:11:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/88362Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T02:11:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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