Sequência didática para o ensino da óptica física
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251071 |
Resumo: | Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Blumenau, 2023. |
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Sequência didática para o ensino da óptica físicaFísicaDifraçãoInterferência (Luz)Óptica físicaDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Blumenau, 2023.A presente dissertação desenvolve-se num conjunto de atividades planejadas e combinadas com o intuito de elaborar uma sequência didática. Sua escolha está fundamentada no sociointeracionismo de Vygotsky, onde o conhecimento prévio dos alunos é preponderante, bem como a problematização, a reflexão e a interação dos subsunçores que facilitam a inserção de novas informações. Os conceitos norteadores da SD foram a difração e interferência de uma onda mecânica e eletromagnética, cujo foco principal foi o de fazer com que os alunos no decorrer dos módulos concluíssem que a luz é uma onda e possui parâmetros e propriedades similares a uma onda mecânica em uma cuba de água. Envolveram-se nesse produto educacional os alunos do 1º ano do Ensino Médio/Itinerário do Colégio COC BLUMENAU. Sua aplicação ocorreu no período matutino e foi dividido em cinco módulos (semanas) compostos de duas aulas cada. Totalizando dez aulas no total. Os encontros semanais foram planejados de tal maneira, que os alunos tivessem uma crescente no entendimento dos fenômenos demonstrados no primeiro encontro. Os discentes passaram pela elaboração de experimentos de baixo custo, utilização de simuladores, listas de exercícios, culminando na medição da espessura de um fio de cabelo. O produto educacional não necessitou de alterações mesmo ocorrendo em tempos de pandemia da COVID-19, sendo de forma presencial e quando ela estava controlada. Toda sequência didática foi registrada por fotos, vídeos e gravações que foram coletadas pelo autor do produto educacional. Ficou evidente, seja na aplicação de questionários, no uso de simuladores ou na elaboração dos experimentos, que os grupos estavam plenamente envolvidos no projeto dedicando-se plenamente na sua execução e contribuindo intensamente para o sucesso desse produto educacional.Abstract: The present dissertation is developed in a set of activities planned and combined with the intention of elaborating a didactic sequence. Its choice is based on Vygotsky's sociointeractionism, where the students' prior knowledge is preponderant, as well as the problematization, reflection and interaction of subsumers that facilitate the insertion of new information. The guiding concepts of the SD were the diffraction and interference of a mechanical and electromagnetic wave, whose main focus was to make the students, during the modules, conclude that light is a wave and has parameters and properties similar to a mechanical wave in a vat of water. The students of the second year of high school at COC-Blumenau College were involved in this didactic product. Its application took place in the morning and was divided into five modules (weeks) composed of two classes each, totaling ten classes. The weekly meetings were planned in such a way that the students had a growing understanding of the phenomena demonstrated in the first meeting. The students went through the elaboration of experiments, use of simulators, lists of exercises, culminating in the measurement of the thickness of a strand of hair. The educational product did not require changes even in times of the COVID-19 pandemic, being in person and when it was under control. Every didactic sequence was recorded by photos, videos and recordings that were collected by the author of the didactic product. It was evident, whether in the application of questionnaires, in the use of simulators or in the elaboration of experiments, that the groups were fully involved in the project, dedicating themselves fully to its execution and contributing intensely to the success of this didactic product.Scatena, EslleyUniversidade Federal de Santa CatarinaSchlüter, Giancarlo2023-09-13T23:13:21Z2023-09-13T23:13:21Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis116 p.| il., gráfs.application/pdf383481https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251071porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-13T23:13:21Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/251071Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-09-13T23:13:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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