Determinação do nível de sistematização e proposta de revisão da técnica de inspeção de conformidade ergonômica para software educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Erivaldo Cabral da
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84487
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós -Graduação em Engenharia de Produção
id UFSC_4683159d6587ef0b0a5d99dfa1d8ae38
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/84487
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Determinação do nível de sistematização e proposta de revisão da técnica de inspeção de conformidade ergonômica para software educacionalSoftwares educacionaisAvaliaçãoUsabilidadeAvaliaçãoErgonomiaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós -Graduação em Engenharia de ProduçãoPropor melhoria na avaliação da qualidade de software Educacional constitui o objetivo deste trabalho, através da revisão da Técnica de Inspeção Ergonômica de Software Educacional - TICESE. Como resultado, obteve-se um novo checklist revisado. Para atingirmos este objetivo, a técnica foi aplicada em um software educacional por um grupo de dezesseis avaliadores, todos professores do CEFET-RN. O trabalho realizado se deu através da medição dos níveis de concordâncias e antagonismos de cada questão. Neste trabalho destacam-se algumas contribuições nas teorias de aprendizagem, na informática educativa, tais como: software educacional como ferramenta de auxílio ao professor; os modelos de avaliação da qualidade de softwares educacionais; os métodos de avaliação e os checklists. Espera-se que, com este trabalho, possamos contribuir com avaliações da qualidade de softwares educacionais. Assim, garantirmos aos usuários destes produtos computadorizados aplicados como recursos didáticos mais qualidade e satisfação entre eles. E que as escolas com seus projetos pedagógicos possam utilizar tais recursos para promover o ensino/aprendizagem conjuntamente com o professor e o aluno.Florianópolis, SCCybis, Walter de AbreuUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Erivaldo Cabral da2012-10-20T09:46:02Z2012-10-20T09:46:02Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxi, 152 f.| grafs., tabs.application/pdf224767http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84487porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T17:05:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/84487Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T17:05:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Determinação do nível de sistematização e proposta de revisão da técnica de inspeção de conformidade ergonômica para software educacional
title Determinação do nível de sistematização e proposta de revisão da técnica de inspeção de conformidade ergonômica para software educacional
spellingShingle Determinação do nível de sistematização e proposta de revisão da técnica de inspeção de conformidade ergonômica para software educacional
Silva, Erivaldo Cabral da
Softwares educacionais
Avaliação
Usabilidade
Avaliação
Ergonomia
title_short Determinação do nível de sistematização e proposta de revisão da técnica de inspeção de conformidade ergonômica para software educacional
title_full Determinação do nível de sistematização e proposta de revisão da técnica de inspeção de conformidade ergonômica para software educacional
title_fullStr Determinação do nível de sistematização e proposta de revisão da técnica de inspeção de conformidade ergonômica para software educacional
title_full_unstemmed Determinação do nível de sistematização e proposta de revisão da técnica de inspeção de conformidade ergonômica para software educacional
title_sort Determinação do nível de sistematização e proposta de revisão da técnica de inspeção de conformidade ergonômica para software educacional
author Silva, Erivaldo Cabral da
author_facet Silva, Erivaldo Cabral da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cybis, Walter de Abreu
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Erivaldo Cabral da
dc.subject.por.fl_str_mv Softwares educacionais
Avaliação
Usabilidade
Avaliação
Ergonomia
topic Softwares educacionais
Avaliação
Usabilidade
Avaliação
Ergonomia
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós -Graduação em Engenharia de Produção
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002
2012-10-20T09:46:02Z
2012-10-20T09:46:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 224767
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84487
identifier_str_mv 224767
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84487
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xi, 152 f.| grafs., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652356498227200