Biblioteca Universitária no espaço e no tempo: estudo para proposição de novos arranjos para a Biblioteca Central da UFSC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Argenta, Vanessa Mendes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229853
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2021.
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spelling Argenta, Vanessa MendesAlmeida, Maristela Moraes de2021-11-11T19:25:41Z2021-11-11T19:25:41Z2021373447https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229853Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2021.As Bibliotecas Universitárias tem grande importância na estrutura organizacional das universidades, devendo estar alinhadas com o projeto pedagógico da instituição e com as mudanças tecnológicas e de perfil dos estudantes, que vem ocorrendo nas últimas décadas. Tendo como estudo de caso a Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina, o trabalho teve como objetivo apresentar diretrizes e recomendações para revisão do programa arquitetônico da Biblioteca, considerando a edificação existente e o contexto econômico-financeiro das instituições de ensino superior brasileiras atualmente. Com abordagem qualitativa e exploratória, a pesquisa buscou identificar o estado da arte da programação arquitetônica de bibliotecas universitárias através de revisão de literatura sobre o tema, incluindo na investigação as avaliações ambientais de bibliotecas universitárias. Foi realizada também a análise de programas recentes de bibliotecas de universidades, através do estudo dos respectivos projetos arquitetônicos e de textos, relatos e fotografias sobre as edificações selecionadas. No estudo de caso, realizou-se análise ambiental da Biblioteca Central a partir dos estudos das relações pessoa-ambiente e antes da emergência sanitária do Coronavírus. Devido à impossibilidade de continuidade dos estudos em campo por conta das restrições de acesso advindas da pandemia, partiu-se para a caracterização do lugar de estudo através de análise de documentação sobre o espaço da Biblioteca, incluindo projetos originais, ?como construídos? e estudos de arranjos espaciais ao longo dos anos, além de análise programática da Biblioteca considerando o último levantamento in loco disponível, datado de 2018. A análise ambiental procurou incluir as vivências das pessoas, utilizando para isso fotografias, relatos e memes feitos por indivíduos que usufruíram do espaço da Biblioteca e postaram essa experiência nas redes sociais, buscando mapear essas relações de bem-estar e vínculo afetivo entre comunidade universitária e Biblioteca. Como resultado da investigação, identificou-se uma emergência de novos programas de bibliotecas universitárias, com maior foco nas pessoas ao invés do acervo, com mais espaços de colaboração, grande integração com o Campus ou com a cidade e maior diversidade de ambientes e atmosferas. Na análise ambiental, foi possível identificar, tanto in loco quanto virtualmente, aspectos positivos ou que podem ser melhorados no espaço da Biblioteca. A partir desses resultados, foram propostas diretrizes gerais para a programação de bibliotecas universitárias brasileiras e diretrizes específicas para revisão do programa da Biblioteca Central da UFSC, buscando qualificar os ambientes de ensino-aprendizagem, de forma que a arquitetura possa se performar através das interações entre as pessoas e o ambiente, contemplando as necessidades dos tempos atuais de compartilhamento de informações e novas relações sociais, buscando espaços mais vivos e maior permeabilidade com o Campus. As propostas foram apresentadas de forma descritiva e através de desenhos de espacializações, considerando três diferentes fases, definidas a partir do tempo, escala e complexidade da intervenção. Finalmente, considerou-se que a abordagem metodológica utilizada possibilitou identificar importantes achados das relações entre a comunidade universitária e seus espaços de atuação na Biblioteca, e que antes da aplicação dos resultados da pesquisa seria importante complementá-la com ferramentas de maior participação pública, quando forem retomadas as atividades presenciais na Universidade.Abstract: University Libraries have great importance in the organizational structure of universities, and must be aligned with the institution's pedagogical project and with technological and student profile changes that have been taking place in recent decades. Having as a case study the Central Library of the Federal University of Santa Catarina, the work aimed to present guidelines and recommendations for reviewing the architectural program of the Library, considering the existing building and the economic-financial context of Brazilian higher education institutions today. With a qualitative and exploratory approach, the research sought to identify the state-of-the-art in the architectural programming of university libraries through a literature review on the subject, including in the investigation the environmental assessments of university libraries. The analysis of recent university library programs was also carried out, through the study of the respective architectural projects and texts, reports and photographs on the selected buildings. In the case study, an environmental analysis of the Central Library was carried out based on the studies of person-environment relations and before the sanitary emergency of Coronavirus. Due to the impossibility of continuing field studies due to access restrictions arising from the pandemic, the study place was characterized through the analysis of documentation of the Library space, including original projects, as built and studies of spatial arrangements over the years, in addition to programmatic analysis of the Library considering the last available on-site survey, dated 2018. The environmental analysis sought to include people's experiences, using photographs, reports and memes made by individuals who took advantage of the space of the Library and posted this experience on social media, seeking to map these relationships of well-being and affective bond between the university community and the Library. As a result of the investigation, an emergence of new university library programs was identified, with a greater focus on people instead of the collection, more collaboration spaces, greater integration with Campus and city and greater diversity of environments and atmospheres. In the environmental analysis, it was possible to identify, both in loco and virtually, positive aspects or aspects that could be improved in the Library space. From these results, general guidelines were proposed for the programming of Brazilian university libraries and specific guidelines for the revision of the UFSC Central Library program, seeking to qualify the teaching-learning environments, so that architecture can be performed through the interactions between people and the environment, contemplating the needs of current times for sharing information and new social relationships, seeking more lively spaces and greater permeability with the Campus. The proposals were presented descriptively and through spatialization drawings, considering three different phases, defined from the time, scale and complexity of the intervention. Finally, it was considered that the methodological approach used made it possible to identify important findings of the relationships between the university community and its spaces of action in the Library, and that before applying the research results, it would be important to complement it with tools of greater public participation, when face-to-face activities at the University are resumed.344 p.| il.porArquiteturaBibliotecas universitáriasBiblioteca Universitária no espaço e no tempo: estudo para proposição de novos arranjos para a Biblioteca Central da UFSCinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPARQ0431-D.pdfPARQ0431-D.pdfapplication/pdf35275169https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/229853/1/PARQ0431-D.pdfb6775a4b9c7e1104eed6a8b839bb385dMD51123456789/2298532022-07-13 11:59:02.255oai:repositorio.ufsc.br:123456789/229853Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-07-13T14:59:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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