PROCESSO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E A GESTÃO PROFISSIONAL DO ENSINO SUPERIOR: O CASO BRASILEIRO
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/25949 |
Resumo: | Esse estudo envolve a avaliação da educação superior no Brasil, que representa uma oportunidade para repensar as formas de oferta do serviço educacional superior. Atualmente, todos os atos institucionais dependem diretamente do processo de avaliação. Essa política tem levando as instituições a uma corrida rumo à elevação da qualidade dos cursos que ofertam. Entendemos que as instituições precisam compreender que acima de todas as questões relacionadas à avaliação, está a busca por uma gestão profissional. A pesquisa apresenta o ciclo avaliativo, como forma de questionar o processo de regulação do governo e mensurar sua importância na qualidade de ensino. A metodologia adotada foi qualitativa, onde foram analisados documentos oficiais que tratam da avaliação da educação superior no Brasil. Concluímos após a observação dos valores obtidos, pelas instituições de ensino superior, nos últimos anos, e pela repercussão desses valores junto ao processo de ensino superior, ser deveras importante a divulgação do processo avaliativo no Brasil, para que possamos caminhar rumo à unificação de um sistema de avaliação, comum aos países membros do MERCOSUL, contribuído para a resolução dos impasses gerados em torno da convalidação, no Brasil, dos estudos realizados nos países que fazem parte desse acordo bilateral. |
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PROCESSO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E A GESTÃO PROFISSIONAL DO ENSINO SUPERIOR: O CASO BRASILEIROEsse estudo envolve a avaliação da educação superior no Brasil, que representa uma oportunidade para repensar as formas de oferta do serviço educacional superior. Atualmente, todos os atos institucionais dependem diretamente do processo de avaliação. Essa política tem levando as instituições a uma corrida rumo à elevação da qualidade dos cursos que ofertam. Entendemos que as instituições precisam compreender que acima de todas as questões relacionadas à avaliação, está a busca por uma gestão profissional. A pesquisa apresenta o ciclo avaliativo, como forma de questionar o processo de regulação do governo e mensurar sua importância na qualidade de ensino. A metodologia adotada foi qualitativa, onde foram analisados documentos oficiais que tratam da avaliação da educação superior no Brasil. Concluímos após a observação dos valores obtidos, pelas instituições de ensino superior, nos últimos anos, e pela repercussão desses valores junto ao processo de ensino superior, ser deveras importante a divulgação do processo avaliativo no Brasil, para que possamos caminhar rumo à unificação de um sistema de avaliação, comum aos países membros do MERCOSUL, contribuído para a resolução dos impasses gerados em torno da convalidação, no Brasil, dos estudos realizados nos países que fazem parte desse acordo bilateral.INPEAU2012-09-19T18:31:26Z2012-09-19T18:31:26Z2011-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/25949JUCÁ, MARIO CESAROLIVEIRA, PAULO JORGESOUZA, ROMILDO JOSÉporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T11:05:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/25949Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T11:05:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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