Um oficinar-de-experiências que pensa com crianças: matemáticas-cubistas, formas brincantes e ex-posições

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco, Bruno Moreno
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178313
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2017.
id UFSC_47136e53c6dc34efe5e543ab765574c2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/178313
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Um oficinar-de-experiências que pensa com crianças: matemáticas-cubistas, formas brincantes e ex-posiçõesEducação científica e tecnológicaMatemáticaEstudo e ensinoArte na educaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2017.Em uma longa fuga quebrada escrito uma experimentação, uma invencionática e uma oficinática de (com) crianças invadindo artistagens, modos de pensar cubicantes e matemáticas. Caminhoso em encontros da infância em mim construo uma cartografia dos vazamentos, das aberturas que insistem num corpo-poético-em-pesquisa e de crianças que brincam com formas de si re-cor-ta-das e olhos de dentro de um caleidoscópio. Nessa insistência, uma forma-matemática fura o pensável, interpela visualidades cubistas e sem ex-plicações, dá sinal. Isso trans-forma-se tão somente à lógica da descoberta das crianças. Talvez, por tudo isso, tenhamos mais a oferecer elementos do que fundamentos. Elementos cinéticos e de intensidades de um corpo de coisas que, em seu devir, pode não ser nada. Mas, segue, aqui, seu fluxo.<br>Abstract : In a long, broken escape, I have had an experimentation, an invention and a workshop with children invading artists, cubism and mathematical ways of thinking. Walking through childhood encounters in me I have constructed a map of the leaks, and the openings that insist on a poetic-in-research body and of children playing with self-re-shaped forms and eyes from within a kaleidoscope. In this insistence, a mathematical form holes the thinkable, interposes cubist and without visual explanation, gives a signal. It transforms itself to the logic of childhood discovery. Perhaps for all this we have more to offer than the basics. Kinetic ele-ments and intensities of a body of things which, in its becoming, can be nothing. But, it follows, its flow here.Flores, Cláudia ReginaUniversidade Federal de Santa CatarinaFrancisco, Bruno Moreno2017-08-15T04:10:55Z2017-08-15T04:10:55Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis265 p.| il.application/pdf346929https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178313porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-15T04:10:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/178313Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-08-15T04:10:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Um oficinar-de-experiências que pensa com crianças: matemáticas-cubistas, formas brincantes e ex-posições
title Um oficinar-de-experiências que pensa com crianças: matemáticas-cubistas, formas brincantes e ex-posições
spellingShingle Um oficinar-de-experiências que pensa com crianças: matemáticas-cubistas, formas brincantes e ex-posições
Francisco, Bruno Moreno
Educação científica e tecnológica
Matemática
Estudo e ensino
Arte na educação
title_short Um oficinar-de-experiências que pensa com crianças: matemáticas-cubistas, formas brincantes e ex-posições
title_full Um oficinar-de-experiências que pensa com crianças: matemáticas-cubistas, formas brincantes e ex-posições
title_fullStr Um oficinar-de-experiências que pensa com crianças: matemáticas-cubistas, formas brincantes e ex-posições
title_full_unstemmed Um oficinar-de-experiências que pensa com crianças: matemáticas-cubistas, formas brincantes e ex-posições
title_sort Um oficinar-de-experiências que pensa com crianças: matemáticas-cubistas, formas brincantes e ex-posições
author Francisco, Bruno Moreno
author_facet Francisco, Bruno Moreno
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Flores, Cláudia Regina
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco, Bruno Moreno
dc.subject.por.fl_str_mv Educação científica e tecnológica
Matemática
Estudo e ensino
Arte na educação
topic Educação científica e tecnológica
Matemática
Estudo e ensino
Arte na educação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-15T04:10:55Z
2017-08-15T04:10:55Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 346929
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178313
identifier_str_mv 346929
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 265 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652208710877184