Um oficinar-de-experiências que pensa com crianças: matemáticas-cubistas, formas brincantes e ex-posições
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178313 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2017. |
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Um oficinar-de-experiências que pensa com crianças: matemáticas-cubistas, formas brincantes e ex-posiçõesEducação científica e tecnológicaMatemáticaEstudo e ensinoArte na educaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2017.Em uma longa fuga quebrada escrito uma experimentação, uma invencionática e uma oficinática de (com) crianças invadindo artistagens, modos de pensar cubicantes e matemáticas. Caminhoso em encontros da infância em mim construo uma cartografia dos vazamentos, das aberturas que insistem num corpo-poético-em-pesquisa e de crianças que brincam com formas de si re-cor-ta-das e olhos de dentro de um caleidoscópio. Nessa insistência, uma forma-matemática fura o pensável, interpela visualidades cubistas e sem ex-plicações, dá sinal. Isso trans-forma-se tão somente à lógica da descoberta das crianças. Talvez, por tudo isso, tenhamos mais a oferecer elementos do que fundamentos. Elementos cinéticos e de intensidades de um corpo de coisas que, em seu devir, pode não ser nada. Mas, segue, aqui, seu fluxo.<br>Abstract : In a long, broken escape, I have had an experimentation, an invention and a workshop with children invading artists, cubism and mathematical ways of thinking. Walking through childhood encounters in me I have constructed a map of the leaks, and the openings that insist on a poetic-in-research body and of children playing with self-re-shaped forms and eyes from within a kaleidoscope. In this insistence, a mathematical form holes the thinkable, interposes cubist and without visual explanation, gives a signal. It transforms itself to the logic of childhood discovery. Perhaps for all this we have more to offer than the basics. Kinetic ele-ments and intensities of a body of things which, in its becoming, can be nothing. But, it follows, its flow here.Flores, Cláudia ReginaUniversidade Federal de Santa CatarinaFrancisco, Bruno Moreno2017-08-15T04:10:55Z2017-08-15T04:10:55Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis265 p.| il.application/pdf346929https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178313porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-15T04:10:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/178313Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-08-15T04:10:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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