Um processo de produção de sentidos: o texto dissertativo em uma 4a. série do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79724 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Linguística |
id |
UFSC_479709c6b7593345a3f8f3fe2a030ab1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/79724 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Um processo de produção de sentidos: o texto dissertativo em uma 4a. série do ensino fundamentalLinguisticaLinguagemTextos infantisCriancas -EscritaCriancas -LinguagemDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em LinguísticaEsta dissertação aborda o processo de produção de textos dissertativos desenvolvido, no segundo semestre de 2000, em uma 4a série do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina. Com o objetivo de pesquisar e analisar este processo, optou-se por realizar um trabalho sistemático de intervenção colaborativa entre a pesquisadora e a professora regente da classe. As abordagens metodológicas baseiam-se na pesquisa do tipo etnográfico e na pesquisa-ação. Enfocou-se, especificamente, a produção desses textos, pois se acredita que os alunos podem ser desafiados, desde as séries iniciais do Ensino Fundamental, a revelar e sustentar seus pontos de vista de forma crítica. Nesse sentido, condições de produção favoráveis ao trabalho com esse gênero discursivo são necessárias para que o aluno se assuma sujeito/autor de seus próprios textos. O acompanhamento das formas de trabalho com a produção textual permitiu compreender que alunos e professora demonstram afinidade com textos narrativos devido à falta de conhecimentos sobre outros gêneros discursivos. Assim, a construção de sentidos fica, muitas vezes, comprometida em virtude da elaboração de textos meramente escolarizados, os quais não estabelecem relação com situações reais de interação. O processo de intervenção colaborativa revelou que o desempenho argumentativo dos alunos foi sendo aprimorado à medida que eram oportunizadas atividades de análise e leitura de textos, bem como propostas de produção de textos dissertativos, as quais partiam do interesse dos sujeitos e destinavam-se a interlocutores reais. Assim, muitas habilidades foram ampliadas e dificuldades foram superadas.Florianópolis, SCPelandre, Nilcea LemosUniversidade Federal de Santa CatarinaFischer, Adriana2012-10-18T06:56:28Z2012-10-18T06:56:28Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2v.| il.application/pdf182829http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79724porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T22:48:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/79724Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T22:48:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um processo de produção de sentidos: o texto dissertativo em uma 4a. série do ensino fundamental |
title |
Um processo de produção de sentidos: o texto dissertativo em uma 4a. série do ensino fundamental |
spellingShingle |
Um processo de produção de sentidos: o texto dissertativo em uma 4a. série do ensino fundamental Fischer, Adriana Linguistica Linguagem Textos infantis Criancas - Escrita Criancas - Linguagem |
title_short |
Um processo de produção de sentidos: o texto dissertativo em uma 4a. série do ensino fundamental |
title_full |
Um processo de produção de sentidos: o texto dissertativo em uma 4a. série do ensino fundamental |
title_fullStr |
Um processo de produção de sentidos: o texto dissertativo em uma 4a. série do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Um processo de produção de sentidos: o texto dissertativo em uma 4a. série do ensino fundamental |
title_sort |
Um processo de produção de sentidos: o texto dissertativo em uma 4a. série do ensino fundamental |
author |
Fischer, Adriana |
author_facet |
Fischer, Adriana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pelandre, Nilcea Lemos Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fischer, Adriana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguistica Linguagem Textos infantis Criancas - Escrita Criancas - Linguagem |
topic |
Linguistica Linguagem Textos infantis Criancas - Escrita Criancas - Linguagem |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Linguística |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001 2001 2012-10-18T06:56:28Z 2012-10-18T06:56:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
182829 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79724 |
identifier_str_mv |
182829 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79724 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
2v.| il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652057111953408 |