Um processo de produção de sentidos: o texto dissertativo em uma 4a. série do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fischer, Adriana
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79724
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Linguística
id UFSC_479709c6b7593345a3f8f3fe2a030ab1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/79724
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Um processo de produção de sentidos: o texto dissertativo em uma 4a. série do ensino fundamentalLinguisticaLinguagemTextos infantisCriancas -EscritaCriancas -LinguagemDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em LinguísticaEsta dissertação aborda o processo de produção de textos dissertativos desenvolvido, no segundo semestre de 2000, em uma 4a série do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina. Com o objetivo de pesquisar e analisar este processo, optou-se por realizar um trabalho sistemático de intervenção colaborativa entre a pesquisadora e a professora regente da classe. As abordagens metodológicas baseiam-se na pesquisa do tipo etnográfico e na pesquisa-ação. Enfocou-se, especificamente, a produção desses textos, pois se acredita que os alunos podem ser desafiados, desde as séries iniciais do Ensino Fundamental, a revelar e sustentar seus pontos de vista de forma crítica. Nesse sentido, condições de produção favoráveis ao trabalho com esse gênero discursivo são necessárias para que o aluno se assuma sujeito/autor de seus próprios textos. O acompanhamento das formas de trabalho com a produção textual permitiu compreender que alunos e professora demonstram afinidade com textos narrativos devido à falta de conhecimentos sobre outros gêneros discursivos. Assim, a construção de sentidos fica, muitas vezes, comprometida em virtude da elaboração de textos meramente escolarizados, os quais não estabelecem relação com situações reais de interação. O processo de intervenção colaborativa revelou que o desempenho argumentativo dos alunos foi sendo aprimorado à medida que eram oportunizadas atividades de análise e leitura de textos, bem como propostas de produção de textos dissertativos, as quais partiam do interesse dos sujeitos e destinavam-se a interlocutores reais. Assim, muitas habilidades foram ampliadas e dificuldades foram superadas.Florianópolis, SCPelandre, Nilcea LemosUniversidade Federal de Santa CatarinaFischer, Adriana2012-10-18T06:56:28Z2012-10-18T06:56:28Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2v.| il.application/pdf182829http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79724porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T22:48:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/79724Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T22:48:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Um processo de produção de sentidos: o texto dissertativo em uma 4a. série do ensino fundamental
title Um processo de produção de sentidos: o texto dissertativo em uma 4a. série do ensino fundamental
spellingShingle Um processo de produção de sentidos: o texto dissertativo em uma 4a. série do ensino fundamental
Fischer, Adriana
Linguistica
Linguagem
Textos infantis
Criancas -
Escrita
Criancas -
Linguagem
title_short Um processo de produção de sentidos: o texto dissertativo em uma 4a. série do ensino fundamental
title_full Um processo de produção de sentidos: o texto dissertativo em uma 4a. série do ensino fundamental
title_fullStr Um processo de produção de sentidos: o texto dissertativo em uma 4a. série do ensino fundamental
title_full_unstemmed Um processo de produção de sentidos: o texto dissertativo em uma 4a. série do ensino fundamental
title_sort Um processo de produção de sentidos: o texto dissertativo em uma 4a. série do ensino fundamental
author Fischer, Adriana
author_facet Fischer, Adriana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pelandre, Nilcea Lemos
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Fischer, Adriana
dc.subject.por.fl_str_mv Linguistica
Linguagem
Textos infantis
Criancas -
Escrita
Criancas -
Linguagem
topic Linguistica
Linguagem
Textos infantis
Criancas -
Escrita
Criancas -
Linguagem
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Linguística
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2001
2012-10-18T06:56:28Z
2012-10-18T06:56:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 182829
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79724
identifier_str_mv 182829
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79724
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 2v.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652057111953408