Influência da Asa Traseira no Escorregamento em Veículos de Formula 1

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Patrick Ericson da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248887
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia Aeroespacial.
id UFSC_4837b837b41859024d0acaabca306739
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/248887
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Influência da Asa Traseira no Escorregamento em Veículos de Formula 1EstabilidadeFrenagemEscorregamentoVeículos F1CFDCargas aerodinâmicasArrastoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia Aeroespacial.Esse trabalho visou realizar uma convergência de estudos da aerodinâmica com a dinâmica veícular e da utilização de uma análise numérica em CFD (Métodos Computacionais de Dinâmica de Fluidos) para averiguar a influência da asa traseira em de carros de alta performance, no presente trabalho, carros de F1. Os estudos feitos para a análise da frenagem e escorregamento foram com base em um perfil de aerofólio, sendo ele o NACA 2412, assim como o mecanismo Drag Reduction System(DRS) para as variações do ângulo, que vai de 20º e 0º. Antes da geração de resultados foi necessário um refino da malha para convergência dos dados do coeficiênte de sustentação, do coeficiênte de arrasto e do momento de arfagem.O modelo adotado de dinâmica veicular para o estudo da foi o modelo quase-estático e foi realizado o estudo do escoamento para a averiguar a influência da asa traseira no corpo do veículo. A situação de frenagem ocorreu em uma pista hipotética reta, plana e sem efeitos de ventos laterais e a situação do escorregamento ocorreu na pista de Monza na curva La Parabolica, também considerada plana e sem efeitos de ventos laterais. Os softwares utilizados para as analises foram o SolidWorks para geração dos CAD’s das asas traseiras, Ansys Fluent 2020 para geração das malhas e obtenção dos dados das cargas aerodinâmicas e por fim o Python para importar os dados até o Excel onde foram inseridas as fórmulas de dinâmica veícular para reações nos pneus durante a frenagem e o escorregamento.This work aimed to converge studies of aerodynamics with vehicle dynamics and utilize numerical analysis in CFD (Computational Fluid Dynamics) to investigate the influence of the rear wing on high-performance cars, specifically Formula One cars. The studies conducted for braking and sliding analysis were based on an airfoil profile, namely the NACA 2412, as well as the Drag Reduction System (DRS) mechanism for angle variations ranging from 20º to 0º. Before generating results, mesh refinement was necessary to converge the data for lift coefficient, drag coefficient, and pitch moment. The adopted vehicle dynamics model for the study was the quasi-static model, and flow analysis was conducted to investigate the influence of the rear wing on the vehicle body. The braking situation occurred on a hypothetical straight, flat track without crosswinds, and the sliding situation occurred on the Monza track at the La Parabolica curve, also considered flat and without crosswinds. The software used for the analysis included SolidWorks for generating CADs of the rear wings, Ansys Fluent 2020 for mesh generation and obtaining aerodynamic load data, and finally Python for importing the data into Excel, where vehicle dynamics formulas for tire reactions during braking and sliding were implemented.Joinville, SC.Cancino, Leonel RUniversidade Federal de Santa Catarina.Melo, Patrick Ericson da Silva2023-07-14T12:07:42Z2023-07-14T12:07:42Z2023-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248887Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-07-14T12:07:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/248887Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-07-14T12:07:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência da Asa Traseira no Escorregamento em Veículos de Formula 1
title Influência da Asa Traseira no Escorregamento em Veículos de Formula 1
spellingShingle Influência da Asa Traseira no Escorregamento em Veículos de Formula 1
Melo, Patrick Ericson da Silva
Estabilidade
Frenagem
Escorregamento
Veículos F1
CFD
Cargas aerodinâmicas
Arrasto
title_short Influência da Asa Traseira no Escorregamento em Veículos de Formula 1
title_full Influência da Asa Traseira no Escorregamento em Veículos de Formula 1
title_fullStr Influência da Asa Traseira no Escorregamento em Veículos de Formula 1
title_full_unstemmed Influência da Asa Traseira no Escorregamento em Veículos de Formula 1
title_sort Influência da Asa Traseira no Escorregamento em Veículos de Formula 1
author Melo, Patrick Ericson da Silva
author_facet Melo, Patrick Ericson da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cancino, Leonel R
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Patrick Ericson da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Estabilidade
Frenagem
Escorregamento
Veículos F1
CFD
Cargas aerodinâmicas
Arrasto
topic Estabilidade
Frenagem
Escorregamento
Veículos F1
CFD
Cargas aerodinâmicas
Arrasto
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia Aeroespacial.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-14T12:07:42Z
2023-07-14T12:07:42Z
2023-06-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248887
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248887
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Joinville, SC.
publisher.none.fl_str_mv Joinville, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652197457559552