Atividade física, saúde mental e percepção de condições de trabalho dos professores da rede municipal de ensino de Joinville

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, João Francisco Severo
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89464
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
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spelling Atividade física, saúde mental e percepção de condições de trabalho dos professores da rede municipal de ensino de JoinvilleEducação físicaProfessoresJoinvile (SC)Trabalho -Aspectos psicologicosSaude mentalExercicios fisicosLazerDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.O objetivo geral desse estudo transversal foi verificar as possíveis relações entre Atividade Física de Lazer e de Deslocamento (AFLD), Saúde Mental e Percepção de Ambiente e Condições de Trabalho (PACT) entre os professores da rede municipal de ensino da cidade de Joinville. A amostra foi selecionada em duas fases: uma intencional onde foram escolhidas 50 escolas municipais de pequeno, médio e grande porte; e outra aleatória, onde foram selecionados 335 professores estratificados por gênero, tipo de vínculo, tempo de atuação, tamanho da escola e modalidade de ensino. O instrumento de pesquisa (questionário) foi composto por 80 perguntas divididas em cinco blocos que coletaram informações sobre: variáveis sociodemográficas, PACT, características organizacionais, saúde mental através do Self Report Questionnaire- SRQ 20 e AFLD por meio da identificação do tipo, freqüência e volume dessas atividades. Todas as questões foram respondidas em uma página restrita na Internet e os dados foram automaticamente tabulados e armazenados em um banco de dados on-line com ferramenta de transferência para planilha da Microsoft Exel XP. Posteriormente, os dados foram analisados no pacote estatístico SPSS for Windows versão 11.1. Os resultados foram considerados significativos para o valor de p=0,05. Os dados sociodemográficos revelaram que 86,57% dos professores pertencem ao gênero feminino e que 91,7 possuem curso superior completo, sendo que destes, 40,7% são pós-graduados. Constatou-se prevalências de 70,7%, 28,4% e 36,1% para Sedentarismo, Suspeita de Transtornos Psíquicos Comuns e PACT negativa, respectivamente. Além disso, 52,5% dos professores estavam acima do peso recomendado, sendo que 14,9% deles podem ser considerados obesos, e 13,1% referiram ter sofrido algum transtorno de saúde nos últimos 15 dias. Os transtornos de saúde mais referidos foram os de ordem emocional (estresse e depressão). Os cruzamentos das variáveis de análise ajustadas pelas variáveis de categorização indicaram uma associação positiva e significativa entre AFLD e PACT nas escolas de grande porte sugerindo que um maior nível de AFLD pode propiciar melhor PACT. Nesse contexto, conclui-se que a proporção de professores sedentários no lazer, com excesso de peso e com suspeita de transtornos psíquicos comuns é preocupante, mas não está associada à PACT. Por isso, sugere-se a implementação de ações visando elevar o nível de AFLD e o controle de peso, bem como, a implantação de um serviço de suporte emocional para triagem, prevenção e tratamento dos professores com sintomas de sofrimento psíquico.Florianópolis, SCNahas, Markus ViniciusUniversidade Federal de Santa CatarinaSantos, João Francisco Severo2012-10-22T21:26:28Z2012-10-22T21:26:28Z20062006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1 v| tabs., grafs.application/pdf235998http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89464porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T17:32:24Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/89464Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T17:32:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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