Quem são as mulheres em Claudia? Os sentidos no discurso da revista feminina ao longo de uma década (2009-2019)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Amanda Regina
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203151
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Jornalismo.
id UFSC_4884a60e1a8eeddfae692f2d600d13fc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/203151
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Quem são as mulheres em Claudia? Os sentidos no discurso da revista feminina ao longo de uma década (2009-2019)Jornalismo de revistaDiscursoMulheresEstereótipoClaudiaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Jornalismo.Partindo-se do pressuposto de que o jornalismo é uma forma de conhecimento que contribui para a construção social da realidade ao produzir e fazer circular sentidos, esta pesquisa tem como objeto de estudo a produção de sentidos sobre as mulheres em Claudia, uma das mais antigas revistas voltadas ao público feminino do país, datada de 1961, e que mantém, até hoje, grandes níveis de circulação. O objetivo geral da pesquisa é analisar quais sentidos sobre as mulheres são produzidos no discurso jornalístico desta revista ao longo da última década, entre os anos de 2009 e 2019. Para isso, são analisadas capas e reportagens de capa de 12 edições publicadas nesse período, buscando-se mapear as marcas discursivas que constituem sentidos sobre as mulheres e identificar se há reprodução de estereótipos sobre o gênero feminino. Também se pretende refletir sobre as mudanças no discurso jornalístico de Claudia sobre as mulheres ao longo dos dez anos em estudo. Por meio da metodologia de Análise do Discurso francesa, foram identificadas sete formações discursivas que envolvem o reforço da beleza, do consumo, do profissionalismo, da capacidade multitarefa, da maternidade, do casamento e do poder enquanto atributos relacionados às mulheres. Comparando o destaque de tais núcleos de sentidos entre 2009 e 2019, foi possível notar uma modificação no discurso da revista, com a diminuição da reprodução de estereótipos e o fortalecimento das mulheres enquanto batalhadoras. Contudo, os sentidos produzidos permanecem legitimando determinadas atribuições tradicionalmente associadas ao gênero feminino, reiterando um ideal do que é “ser mulher”.Florianópolis, SCRibeiro, Daiane BertassoUniversidade Federal de Santa CatarinaRosa, Amanda Regina2019-12-18T16:40:52Z2019-12-18T16:40:52Z2019-12-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis71 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203151info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-12-18T16:40:53Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/203151Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-18T16:40:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Quem são as mulheres em Claudia? Os sentidos no discurso da revista feminina ao longo de uma década (2009-2019)
title Quem são as mulheres em Claudia? Os sentidos no discurso da revista feminina ao longo de uma década (2009-2019)
spellingShingle Quem são as mulheres em Claudia? Os sentidos no discurso da revista feminina ao longo de uma década (2009-2019)
Rosa, Amanda Regina
Jornalismo de revista
Discurso
Mulheres
Estereótipo
Claudia
title_short Quem são as mulheres em Claudia? Os sentidos no discurso da revista feminina ao longo de uma década (2009-2019)
title_full Quem são as mulheres em Claudia? Os sentidos no discurso da revista feminina ao longo de uma década (2009-2019)
title_fullStr Quem são as mulheres em Claudia? Os sentidos no discurso da revista feminina ao longo de uma década (2009-2019)
title_full_unstemmed Quem são as mulheres em Claudia? Os sentidos no discurso da revista feminina ao longo de uma década (2009-2019)
title_sort Quem são as mulheres em Claudia? Os sentidos no discurso da revista feminina ao longo de uma década (2009-2019)
author Rosa, Amanda Regina
author_facet Rosa, Amanda Regina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Daiane Bertasso
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Amanda Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Jornalismo de revista
Discurso
Mulheres
Estereótipo
Claudia
topic Jornalismo de revista
Discurso
Mulheres
Estereótipo
Claudia
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Jornalismo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-18T16:40:52Z
2019-12-18T16:40:52Z
2019-12-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203151
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 71 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652308296237056