Nós somos batutas: uma antropologia da trajetória do grupo musical carioca Os Oito Batutas e suas articulações com o pensamento musical brasileiro
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95647 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2011 |
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Nós somos batutas: uma antropologia da trajetória do grupo musical carioca Os Oito Batutas e suas articulações com o pensamento musical brasileiroAntropologia socialMusica popularBrasilMusicaAspectos antropologicosEtnologiaRio de Janeiro (Estado)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2011Este trabalho apresenta um estudo antropológico sobre o ambiente artístico-musical carioca do início do século XX, sobretudo na década de 1920, tendo como chave de entrada narrativas e eventos relacionados ao grupo Os Oito Batutas, cujo espaço simbólico ocupado na memória da música brasileira tem lugar de destaque. A partir de um trabalho de campo realizado no Rio de Janeiro, a narrativa etnográfica se baseia em minha experiência de rastrear e mapear categorias numa varredura de fontes primárias em arquivos, principalmente jornais da época. Os temas são confrontados com dados de outras narrativas constituintes desta história (jornalísticas, biográficas, memorialistas, historiográficas e musicológicas), salientando as transformações e os arranjos diferenciais destas composições, buscando contribuir para a compreensão de dinâmicas constitutivas do pensamento musical brasileiro, bem como aspectos fecundos da construção da brasilidade.The present work introduces an anthropological study about the artistic and musical scene in Rio de Janeiro in the beginning of the XX century, especially during the 1920. The outsets for the analyses are the narratives and the events related to the group Os Oito Batutas, a group which holds a prominent place in the symbolic space of the Brazilian music.s memory. Starting from the field work, which took place in Rio de Janeiro, the ethnographic narrative is based in my own experience of tracking and mapping categories by examining primary sources in archives, particularly newspapers from that period of time. The themes here are confronted with data from other narratives (journalistic, biographic, personal recollections, historical and musicological) which constitute the history of the group as a way to point the transformations and differential arrangements of these compositions. The aim of this exercise is to contribute to the comprehension of the dynamics of the Brazilian musical though as well as to point fruitful aspects to help us think about the constitution of the brasilidade.Bastos, Rafael Jose de MenezesUniversidade Federal de Santa CatarinaLacerda, Izomar2012-10-26T04:25:13Z2012-10-26T04:25:13Z2012-10-26T04:25:13Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis235 p.| il.application/pdf289185http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95647porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T13:33:36Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/95647Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T13:33:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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