A cor nas salas de aula do ensino médio: recomendações com base em estudos de escolas em Florianópolis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Rosângela Maria de Souza
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100674
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
id UFSC_492d41f826695edc22a91e12f4e7985a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/100674
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A cor nas salas de aula do ensino médio: recomendações com base em estudos de escolas em FlorianópolisArquiteturaSalas de aulaFlorianópolis (SC)CorConforto humanoCromaticaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e UrbanismoO uso da cor nos ambientes escolares ainda é pouco explorado em arquitetura. A cor, quando utilizada adequadamente, pode contribuir para o conforto ambiental, melhorando a qualidade dos espaços. Esta pesquisa desenvolve um estudo sobre o uso de cores na arquitetura escolar do Ensino Médio do município de Florianópolis; tem como objetivo identificar se existem parâmetros nessas aplicações e se as cores utilizadas estão adequadas a esses ambientes. Portanto, a pesquisa de campo apresenta um estudo em salas de aula de quatro escolas, sendo: na rede pública federal, na rede pública estadual e na rede privada. Para tanto, foram utilizados vários métodos nas diferentes etapas da pesquisa. Primeiramente, os métodos de pesquisa bibliográfica; visita exploratória; questionários; levantamento do espaço físico. A partir desses métodos, foi possível caracterizar o conjunto de cores no ambiente em estudo; compreender a relação indivíduo e ambiente quanto à percepção dos usuários ao conjunto de cores no seu ambiente de trabalho e verificar atributos da cor e da luz fundamentais para a qualificação de espaços de salas de aula. A combinação de diversos métodos proporcionou resultados mais consistentes para recomendações do uso de cores em projetos que auxiliem profissionais arquitetos a conceberem espaços de salas de aula com qualidade, satisfazendo as necessidades e as expectativas dos usuários. Desse modo, o ambiente sala de aula pode contribuir positivamente para a obtenção de espaços mais humanizados que auxiliem no desempenho escolar de seus usuários.The use of colour in school environments has been the subject of relatively few architectural studies until now. When colour is used appropriately it can contribute to the comfort of the surroundings and improve the overall quality of the environment. This dissertation looks at the use of colour in secondary school architecture design in the city of Florianopolis. It aims to identify parameters in colour application, and to find if the colours utilised are suitable for their environment. The field research was undertaken in the class-rooms of four schools from the federal, state and private sectors. A range of methodologies was used for the different stages of the study. First bibliographical research was undertaken; this was followed by preliminary visits, questionnaires and a survey of the physical spaces. These methods made it possible to characterize the groups of colours used in the study environments; to understand the relations between individuals and the environments taking into account users. perception of the colours used in their work spaces; and also to assess the vital attributes of colour and light that define class-room spaces. This combination of study methods provided consistent results that can be used to recommend colour usage in projects, and thereby to help professional architects design high-quality class-room spaces that meet the needs and expectations of their users. The outcome should ultimately mean that class-room environments can become more humanised spaces, which will in turn help their users' performance.FlorianópolisDischinger, MartaUniversidade Federal de Santa CatarinaCarneiro, Rosângela Maria de Souza2013-06-25T21:30:15Z2013-06-25T21:30:15Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis204 p.| il., tabs., grafs.application/pdf314735http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100674porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-06-25T21:30:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/100674Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-06-25T21:30:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A cor nas salas de aula do ensino médio: recomendações com base em estudos de escolas em Florianópolis
title A cor nas salas de aula do ensino médio: recomendações com base em estudos de escolas em Florianópolis
spellingShingle A cor nas salas de aula do ensino médio: recomendações com base em estudos de escolas em Florianópolis
Carneiro, Rosângela Maria de Souza
Arquitetura
Salas de aula
Florianópolis (SC)
Cor
Conforto humano
Cromatica
title_short A cor nas salas de aula do ensino médio: recomendações com base em estudos de escolas em Florianópolis
title_full A cor nas salas de aula do ensino médio: recomendações com base em estudos de escolas em Florianópolis
title_fullStr A cor nas salas de aula do ensino médio: recomendações com base em estudos de escolas em Florianópolis
title_full_unstemmed A cor nas salas de aula do ensino médio: recomendações com base em estudos de escolas em Florianópolis
title_sort A cor nas salas de aula do ensino médio: recomendações com base em estudos de escolas em Florianópolis
author Carneiro, Rosângela Maria de Souza
author_facet Carneiro, Rosângela Maria de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dischinger, Marta
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Rosângela Maria de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Arquitetura
Salas de aula
Florianópolis (SC)
Cor
Conforto humano
Cromatica
topic Arquitetura
Salas de aula
Florianópolis (SC)
Cor
Conforto humano
Cromatica
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012
2013-06-25T21:30:15Z
2013-06-25T21:30:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 314735
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100674
identifier_str_mv 314735
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100674
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 204 p.| il., tabs., grafs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651898383761408