Arquitetura e a Ressignificação do Lixo: espaços de reciclagem e educação ambiental no Morro do Horácio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kleba, Ana Julia Meyer
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204840
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Arquitetura
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spelling Arquitetura e a Ressignificação do Lixo: espaços de reciclagem e educação ambiental no Morro do HorácioLixoArquiteturaReciclagemEducação AmbientalMorro do HorácioTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. ArquiteturaTodo ciclo de vida consiste em nascimento e morte. A hipótese de GAIA considera o planeta Terra como um organismo vivo que se autorregula, onde todos os seus sistemas são integrados. A partir dessa teoria, conclui-se que o planeta terra possui um ciclo fechado, ou seja, não apresentando trocas de matéria com o meio envolvente, e sim transformações de matéria em processos cíclicos e constantes. A grande quantidade de lixo gerada diariamente é fruto de ciclos abertos, em que as cidades consomem recursos e emitem resíduos. Diante de um contexto urbano e social que marginaliza o lixo, a cidade de Florianópolis apropria-se do conceito “cidade Lixo Zero”, contudo ainda carece de ações concretas e efetivas para melhorar a gestão do lixo. A arquitetura se enquadra como uma atividade geradora de lixo a partir do momento em que se torna um objeto de consumo. Para tanto, é necessário trazer a discussão para a maneira como ela está sendo pensada, tomando a sustentabilidade como premissa básica e observando suas aplicabilidades. Este trabalho traz soluções aos ciclos abertos dos materiais na cidade e na arquitetura. É proposto um cenário de aprimoramento da logística do encaminhamento do lixo na cidade. E aproximando o olhar para o Morro do Horácio, é projetado um equipamento de bairro que pretende desenvolver a reciclagem (retorno ao ciclo) em paralelo com a educação ambiental.Florianópolis, SCPimenta, Anna Freitas Portela de SouzaUniversidade Federal de Santa CatarinaKleba, Ana Julia Meyer2020-03-15T14:09:25Z2020-03-15T14:09:25Z2020-03-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis93application/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204840info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2020-03-15T14:09:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/204840Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-15T14:09:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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