A navegação na sub bacia hidrográfica do rio Cachoeira em Joinville/SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camerini, Eduarda
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197551
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Naval.
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spelling A navegação na sub bacia hidrográfica do rio Cachoeira em Joinville/SCNavegação fluvialHidroviasMobilidade urbanaPatrimônio navalTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Naval.A navegação fluvial foi determinante na ocupação do território brasileiro e para o desenvolvimento das cidades. Joinville localizada nas margens do rio Cachoeira foi instituída pela navegação fluvial, impactando no desenvolvimento econômico e territorial da cidade. O presente trabalho apresenta o papel da navegação no contexto urbano da cidade, analisando sua participação na mobilidade urbana e na economia local. O objetivo principal é evidenciar a navegação e os tipos de embarcações existentes nos portos da região central de Joinville; e a alteração da paisagem. A metodologia adotada é revisão bibliográfica e documental, aplicando estudo de campo no curso do rio Cachoeira, entre as confluências com os rios Bucarein e Morro Alto. A revisão bibliográfica resgata o uso de embarcações na história de Joinville entre 1850 e 1970; a evolução da relação entre a sociedade joinvillense e o rio Cachoeira; e as transformações na legislação brasileira que preserva os cursos d'água. A área de estudo é percorrida e fotografada, buscando evidências da navegação atual e elementos do período histórico resgatado. Atualmente a navegação é praticada em bateras e lanchas, por alguns moradores das margens do rio, com finalidade de lazer. A prática não é explorada comercialmente para transporte de cargas, passageiros ou turismo. Estes resultados indicam que as evoluções tecnológicas, a industrialização e a ocupação territorial da cidade, afetaram a navegabilidade do rio Cachoeira e modificaram os tipos de embarcações usadas, restringindo a finalidade da navegação à lazer, diminuindo sua contribuição para a mobilidade urbana e economia de Joinville.Inland navigation was crucial in the occupation of the Brazilian territory and development of cities. Joinville is located on the banks of the Cachoeira river and its position was instituted by fluvial navigation, affecting the economic and territorial development of the city. This paper presents the role of navigation in urban city context, analyzing its participation in urban mobility and local economy. The main objective is to highlight the navigation and the types of vessels existing in the ports of the central region of Joinville; and the alteration of the landscape. The methodology adopted is a bibliographical and documentary review, applying a field study in the course of the Cachoeira river, between the confluences with the rivers Bucarein and Morro Alto. The bibliographical review rescues the use of boats in the history of Joinville between 1850 and 1970; the evolution of the relationship between the local society and the Cachoeira river; and the transformations in the Brazilian legislation that preserves the watercourses. The study area is traversed and photographed, searching for evidences of the current navigation and elements of the historical period rescued. Currently, some residents of the banks navigate using bateras and small yacht boats. They do not explore commercially the navigation for the transport of cargo, passengers or tourism, practicing it for leisure purposes. These results indicate that the technological evolution, industrialization and territorial occupation of the city affected the navigability of the Cachoeira River and modified the used boats, restricting the purpose of navigation to leisure, reducing its contribution to the urban mobility and economy of Joinville.Joinville, SCPfützenreuter, Andréa HolzUniversidade Federal de Santa CatarinaCamerini, Eduarda2019-07-14T18:44:04Z2019-07-14T18:44:04Z2019-06-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis71application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197551info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-07-14T18:44:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/197551Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-14T18:44:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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