Booktubers brasileiros e seus lugares de fala

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Diana Vieira de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200855
Resumo: TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a Distância
id UFSC_4a09ce9675dca6774b884e025048814c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/200855
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Booktubers brasileiros e seus lugares de falaBooktubersLiteratura no digitalResenhas onlineCrítica literáriaCultura participativaTCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a DistânciaÉ possível pensar que até pouco tempo atrás, ou seja, em um passado recente, no imaginário coletivo nacional, discutir assuntos referentes aos clássicos literários com jovens era tema restrito as aulas de literatura. Todavia, a revolução digital fortalecida no século XXI propiciou o surgimento dos chamados booktubers (pessoas que produzem conteúdo relacionado a obras literárias através da plataforma digital Youtube) e com estes, os livros ganharam espaço também no mundo da Internet. Em geral, com uma linguagem menos formal e mais próxima da realidade cotidiana, esses produtores de conteúdo digital propõem-se a juntar-se ao coro de professores quando o assunto é o incentivo à leitura. Na busca por compreender melhor essa nova relação com o mundo dos livros, e ainda, como o conhecimento que é produzido nesses canais interage com os jovens estudantes do Ensino Básico, foram observados, de maneira exploratória, com auxílio do suporte bibliográfico e levando em consideração dados obtidos por meio de três diferentes questionários (formulados pela autora deste trabalho), vídeos de seis diferentes canais do Youtube: “Livros e Fuxicos”, “Ligando livros e pessoas”, “Literature-se”, “Ler antes de morrer”, “Vá ler um livro” e “Kabook TV”. Com o objetivo de entender o trabalho da comunidade booktuber na mediação da leitura, neste trabalho foram contextualizadas, e também discutidas, noções teóricas sobre crítica literária, cultura participativa, curadoria e polifonia para a formação do leitor. Vale destacar que a comunidade supracitada oferece em cada vídeo suas análises, críticas e percepções sobre cada leitura em questão.C’est possible penser que il ne fait pas longtemps, c’est-à-dire, au imaginaire collective brésilien, dans un passé récent, on ne discutait les classiques littéraires avec les jeunes que aux classes de littérature. Cependant, la révolution du numérique, intensifiée au XXI siècle, a permis l’apparition de ceux qu’on appelle booktubers (personnes qui produisent contenus qui ont un rapport avec les œuvres littéraires, sur la plateforme Youtube) et avec ceci, les livres ont gagné du espace privilégié aussi sur Internet. En général, avec un langage moins formel et plus proche de la réalité quotidienne, ces producteurs de contenu en ligne se proposent à renforcer le chorus avec les professeurs quand le sujet en question c’est encourager la lecture. À la recherche de mieux comprendre cette nouvelle relation avec le monde des livres, et aussi, comment les connaissances qui sont produites sur ces chaînes vont interagir avec les jeunes étudiantes, on a observé de manière exploratoire, avec le soutien de la bibliographie choisie et l’aide de trois différents questionnaires ( élaborées pour l’auteur de ce travail), des vidéos disponibles sur six différentes chaînes sur Youtube : Livros e Fuxicos, Ligando livros e pessoas, Literature-se, Ler antes de morrer, Vá ler um livro e Kabook TV. Avec l’objectif de comprendre le travail de la communauté booktuber à la médiation de la lecture, dans ce travail on a contextualisé quelques notions théoriques concernant la critique littéraire, culture participative, curatelle et polyphonie à la formation du lecteur. Il vaut dire que cette communauté offre à chaque vidéo ses analyses, critiques et perceptions concernant à chaque lecture en questionFlorianópolis, SCRamos, Tânia Regina OliveiraMartins, Roberta de FátimaUniversidade Federal de Santa CatarinaBarbosa, Diana Vieira de Oliveira2019-09-24T12:52:44Z2019-09-24T12:52:44Z2019-08-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis64fapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200855porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-24T12:52:46Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/200855Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-09-24T12:52:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Booktubers brasileiros e seus lugares de fala
title Booktubers brasileiros e seus lugares de fala
spellingShingle Booktubers brasileiros e seus lugares de fala
Barbosa, Diana Vieira de Oliveira
Booktubers
Literatura no digital
Resenhas online
Crítica literária
Cultura participativa
title_short Booktubers brasileiros e seus lugares de fala
title_full Booktubers brasileiros e seus lugares de fala
title_fullStr Booktubers brasileiros e seus lugares de fala
title_full_unstemmed Booktubers brasileiros e seus lugares de fala
title_sort Booktubers brasileiros e seus lugares de fala
author Barbosa, Diana Vieira de Oliveira
author_facet Barbosa, Diana Vieira de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Tânia Regina Oliveira
Martins, Roberta de Fátima
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Diana Vieira de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Booktubers
Literatura no digital
Resenhas online
Crítica literária
Cultura participativa
topic Booktubers
Literatura no digital
Resenhas online
Crítica literária
Cultura participativa
description TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a Distância
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-24T12:52:44Z
2019-09-24T12:52:44Z
2019-08-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200855
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200855
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 64f
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651926929145856