Conhecimento como ativo organizacional: estudo de caso em um programa de pós-graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fraga, Bruna Devens
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157310
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2015
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spelling Conhecimento como ativo organizacional: estudo de caso em um programa de pós-graduaçãoEngenharia e gestão do conhecimentoGestão do conhecimentoConhecimento estratégicoCapital intelectualDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2015No contexto atual das organizações, vistas como entes cognitivos, cujo principal ativo é o conhecimento, torna-se fundamental compreendê-lo como recurso e geri-lo de forma sustentável. Logo, é necessário utilizar métodos e estratégias para identificar e compreender o conhecimento de forma sistemática e orientada aos resultados e objetivos organizacionais. Neste cenário, a gestão do conhecimento é vista como uma abordagem integrada por processos de identificação, criação, compartilhamento, armazenamento e aplicação do conhecimento como recurso valioso para as organizações. No que tange a estes aspectos, alguns autores afirmam que para gerenciar é preciso mensurar, da mesma forma que as iniciativas de gestão do conhecimento necessitam ser avaliadas, a fim de certificar quais ações estão em andamento, como são percebidas pelos seus colaboradores e, quando necessário, elaborar redefinições estratégicas relacionadas à gestão do recurso conhecimento. Neste contexto, este trabalho tem por objetivo analisar o recurso conhecimento como ativo organizacional em um Programa de Pós-graduação. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem quali-quantitativa, que por meio de estudo de caso analisa as dimensões e práticas de GC e a caracterização dos eixos de conhecimento crítico. Para isso, foi proposto um procedimento metodológico adaptado ao estudo de caso, que permitiu analisar de forma transversal o recurso conhecimento e identificar como o mesmo é percebido pelos docentes do Programa. Como resultado da aplicação e análise da correlação dessas dimensões, foi possível inferir sobre o papel da tecnologia da informação como suporte para realizar os processos da gestão do conhecimento. De forma a corroborar esta visão, deve-se potencializar as práticas de GC identificadas de forma a contribuir com os resultados e objetivos do Programa. Neste sentido, faz-se necessária uma liderança voltada para gerir o recurso conhecimento e articular as práticas consideradas informais pela organização, de forma a promover um maior alinhamento transversal entre as diferentes áreas de pesquisa. Quanto à visão estratégica do recurso conhecimento como um processo é suportada pela identificação e caracterização dos eixos críticos de conhecimento, que estão alinhados aos resultados e objetivos do planejamento estratégico do contexto estudado. <br>Abstract : In the current context of organizations, seen as cognitive beings, whose main asset is knowledge, it is essential to understand it as a resource and manage it sustainably. Therefore, it is necessary to use methods and strategies to identify and understand the knowledge systematically and oriented to results and organizational objectives. In this scenario, knowledge management is seen as an integrated approach for identifying processes, creation, sharing, storage, and application of knowledge as a valuable resource for organizations. With respect to these aspects, some authors state that to manage is necessary to measure in the same way that knowledge management initiatives need to be evaluated in order to ensure that actions are underway, as are perceived by their employees and when appropriate, to make strategic redefinition related to knowledge management resource. In this context, this paper aims to analyze the knowledge resource as organizational asset in a Posgraduate Program. It is a applied research, of qualitative and quantitative approach, through case study analyzes the dimensions and KM practices and the characterization of critical knowledge axes. For this, it proposed a methodological approach adapted to the case study, which allowed the analysis of transversal knowledge resource and identify how it is perceived by the Program teachers. As a result of the application and analysis of the correlation of these dimensions, it was possible to infer the role of information technology as support to carry out the processes of knowledge management. Among the identified KM practices, should empower those who contribute to the results and objectives of the Program. In this sense, a focused leadership to manage knowledge resource and articulate the practices considered by the informal organization is necessary in order to promote greater cross-alignment between the different areas of research. As for the strategic vision of the knowledge resource as a process is supported by the identification and characterization of critical axes of knowledge, which are aligned to outcomes and objectives of the strategic planning of the studied context.Rados, Gregório Jean VarvakisSelig, Paulo MauricioUniversidade Federal de Santa CatarinaFraga, Bruna Devens2015-12-22T03:06:31Z2015-12-22T03:06:31Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis136 p.| il., tabs., grafs.application/pdf336392https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157310porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-12-22T03:06:31Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/157310Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-12-22T03:06:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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