Jovens e adultos operários da construção civil da região metropolitana de Florianópolis/SC: relações entre demandas de formação e trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Koerich, Marcelo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219506
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.
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spelling Jovens e adultos operários da construção civil da região metropolitana de Florianópolis/SC: relações entre demandas de formação e trabalhoEducaçãoTrabalhadores da construçãoEducação de jovens e adultosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.A presente pesquisa tem como problema analisar as demandas de formação - para o trabalho e escolarização básica - dos trabalhadores jovens e adultos que atuam no setor da construção civil da grande Florianópolis, a partir de seu perfil social e de escolarização. Parte-se do princípio de que a efetivação do direito à educação é fator essencial também para a efetivação de direitos trabalhistas, já que a escolarização é fundamental à compreensão das leis e normas que regem as relações de trabalho e tem influência na reflexão sobre a realidade concreta. Pretende-se contribuir para a identificação e levantamento de demandas potenciais para a Educação de Jovens e Adultos já que, no âmbito das políticas de EJA, a questão da identificação e da localização de tais demandas potenciais ainda é algo bastante complexo, visto que os dados estatísticos apontam para as necessidades formativas da população mas, ao mesmo tempo, há uma ausência de sua identificação e localização tanto no âmbito das instituições educativas, como das pesquisas acadêmicas. Os referenciais teóricos têm como base o materialismo histórico e optou-se por uma abordagem de pesquisa quantitativa e qualitativa de caráter exploratório, tomando como fontes de pesquisa: bibliográficas e documentais, onde foram analisados dados referentes ao perfil do trabalhador da construção civil da grande Florianópolis, divulgados pelo sindicato patronal do setor entre os anos de 2013 e 2018. O perfil de escolarização aponta para a confirmação da indústria da construção civil como localização de demandas potenciais em EJA, enquanto o perfil social dos trabalhadores faz emergir a questão não só do acesso, mas da também permanência. Dados sobre a oferta de escolarização na modalidade EJA na região da grande Florianópolis também indicam uma grande desproporção entre demanda potencial e oferta de vagas. Além disso, a constatada falta de articulação entre as vagas oferecidas em EJA e a Educação Profissional despertam grande preocupação, uma vez que o perfil social e de escolaridade dos trabalhadores aponta para a necessidade da formação profissional para além da elevação de escolaridade.Abstract: The research?s main problem is to analyze the formation demands - for work and basic schooling - of the youth and adult workers that labor at the construction sector from the metropolitan region of Florianópolis, Santa Catarina, Brazil, considering their scholar and social profile. It is assumed that the enforcement of scholar education?s right is an essential factor also for the workers laws? effectuation, as the schooling is fundamental for the comprehension of the norms and laws that guides the labor relationships, in addition to have influence for the reflexion about the concrete reality. It is intended to contribute to the identification and survey of potential demands for Youth and Adult Education since, within the scope of it?s policies, the issue of identifying and locating such potential demands is still quite complex, given that the statistic data point to the formative needs of the population but, at the same time, there is an absence of their identification and location both within the scope of educational institutions and academic researches. The methodological category taken by the study is the historical materialism and an exploratory quantitative and qualitative research approach was chosen, taking bibliographic and documentary sources as research sources. The schooling profile points to the confirmation of the construction industry as a location of potential demands in You and Adults Education, while the social profile of workers raises the issue not only of scholar access, but also of permanence. Data on the supply of schooling in this scholar modality in the metropolitan region of Florianópolis also indicate a great disproportion between potential demand and supply of vacancies. In addition, the perceived lack of articulation between the vacancies offered in Youth and Adults Education and Professional Education arouses great concern, since the social and educational profile of workers points to the need for professional training in addition to raising schooling.Laffin, Maria Hermínia Lage FernandesAgne, Sandra Aparecida AntoniniUniversidade Federal de Santa CatarinaKoerich, Marcelo2021-01-14T18:11:15Z2021-01-14T18:11:15Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis110 p.| il., gráfs.application/pdf370672https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219506porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-14T18:11:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/219506Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-01-14T18:11:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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