Método para elaboração de modelos de geração de viagens para caminhões : aplicação para conteineres no porto de Itajaí (SC)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chibiaqui, Thaís Ventura
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185376
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Florianópolis, 2017
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spelling Método para elaboração de modelos de geração de viagens para caminhões : aplicação para conteineres no porto de Itajaí (SC)Engenharia civilPortosPortosTrânsitoCaminhõesGeração de viagensTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Florianópolis, 2017Apesar de gerar muitos benefícios, os portos marítimos também podem gerar impactos negativos na sua vizinhança como o congestionamento provocado pelo tráfego de caminhões. Este ocorre, principalmente, por causa do planejamento da rede e sistemas de gestão de tráfego inadequados; e, gera, além de incomodações para o entorno do porto, dificuldades para o desenvolvimento desse setor. Este trabalho tem como objetivo propor um método detalhando passo a passo o que deve ser feito para encontrar um modelo de geração de viagens para portos/ terminais marítimos e considerando as variáveis explicativas e as técnicas que podem ser utilizadas. Uma aplicação no porto de Itajaí, no Sul do Brasil, para elaboração de modelos de geração de viagens para caminhões foi realizada utilizando técnicas de regressão linear múltipla, regressão de Poisson, binomial negativa, Redes Neurais Artificiais (RNAs) e Máquinas de Vetores de Suporte (Support Vector Machine SVM). Assim como foi elaborada uma comparação em termos de Erro Percentual Médio Absoluto (Mean Absolute Percentage Error Mape) e da Mediana dos Erros Percentuais Absolutos (Median Absolute Percentage Error - Mdape) e análise crítica desses modelos. O método proposto foi validado com sucesso e, quanto aos modelos, a técnica SVM foi a que apresentou melhor resultado entre as técnicas utilizadas. A técnica de binomial negativa também se destacou em termos de Mape frente aos outros modelos, e é mais simples de aplicar e requer um tamanho de amostra menor que o SVM. Por ora, pode-se afirmar que o método proposto e o uso dessas técnicas, as quais não são comumentemente utilizadas para previsão de viagens, podem auxiliar na estimativa do fluxo de tráfego nas áreas portuárias de modo a contribuir para que se faça um planejamento da rede e gestão de tráfego.Abstract: Despite of generating many benefits, ports generate highly negative impact to their neighborhood as traffic caused by truck. This occurs mostly due to the limited studies on traffic flow of the port area, consequently resulting on poor network planning and inadequate traffic management systems. Traffic port not only troubles port surroundings affects every logistic mode and function, delaying the development of the sector. The objective of this work is to propose a step-by-step method, which should be done to find a model of trip generation for ports/ maritime terminals and considering the explanatory variables and the techniques that may be used. A case study in the port of Itajaí, southern Brazil, for the elaboration of models of generation of trips for trucks was performed using multiple linear regression, Poisson regression, negative binomial, Artificial Neural Networks (RNAs) and Support Vector Machine (SVM) techniques. The proposed method was successfully validated. Then, a comparison and critical analysis between these models was also performed. A comparison of their results was made using the Mean Absolute Percentage Error (MAPE) and the Median Absolute Percentage Error (MDAPE), in which the SVM technique presented the best result among the techniques used. The negative binomial technique also stood out in terms of Mape compared to other models, and is simpler to apply and requires a smaller sample size than the SVM. For the time being, it can be stated that the proposed method and the use of these techniques, which are not commonly used for trip forecasting, can help to estimate traffic flow in port areas in order to network and traffic management.Goldner, Lenise GrandoUniversidade Federal de Santa CatarinaChibiaqui, Thaís Ventura2018-04-13T19:22:11Z2018-04-13T19:22:11Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis228 p.| ils., gráfs., tabs.application/pdf351832https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185376porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-13T19:22:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/185376Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-04-13T19:22:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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