DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES DOS CURSOS SUPERIORES NA INTERNET: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE SANTA CATARINA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRAGA, FELIPE CINTRA NUNES
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: NUNES, ROGÉRIO DA SILVA, RAMOS, ALEXANDRE MORAES
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201705
Resumo: A internet tornou-se o principal meio pelo qual as instituições de ensino superior divulgam seus cursos. Uma série de exigências legais foram sendo criadas no âmbito dos órgãos de regulação do ensino no brasil na tentativa de qualificar a divulgação dessas informações de oferta. Com base em estudo bibliográfico e documental foram levantados tais requisitos e confrontados, de maneira qualitativa, com os achados nos sites das instituições federais de ensino superior do Estado de Santa Catarina. Os resultados revelam o não cumprimento de boa parcela dos requisitos, sobretudo aqueles que estão associados diretamente às informações dos cursos. A análise comparativa revelou que as instituições possuem situações similares de atendimento ou não atendimento dos requisitos, todavia, que boas soluções poderiam ser replicadas como forma de qualificar a comunicação com os públicos. Algumas das exigências legais aparentam estar dissonantes dos fatores que são efetivamente relevantes para a escolha dos cursos ou das instituições de ensino, conforme comparativo com estudos anteriores.
id UFSC_4a63ef897ea445da6300e6cc55fad8e2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/201705
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES DOS CURSOS SUPERIORES NA INTERNET: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE SANTA CATARINAA internet tornou-se o principal meio pelo qual as instituições de ensino superior divulgam seus cursos. Uma série de exigências legais foram sendo criadas no âmbito dos órgãos de regulação do ensino no brasil na tentativa de qualificar a divulgação dessas informações de oferta. Com base em estudo bibliográfico e documental foram levantados tais requisitos e confrontados, de maneira qualitativa, com os achados nos sites das instituições federais de ensino superior do Estado de Santa Catarina. Os resultados revelam o não cumprimento de boa parcela dos requisitos, sobretudo aqueles que estão associados diretamente às informações dos cursos. A análise comparativa revelou que as instituições possuem situações similares de atendimento ou não atendimento dos requisitos, todavia, que boas soluções poderiam ser replicadas como forma de qualificar a comunicação com os públicos. Algumas das exigências legais aparentam estar dissonantes dos fatores que são efetivamente relevantes para a escolha dos cursos ou das instituições de ensino, conforme comparativo com estudos anteriores.INPEAU/UFSC2019-11-25T21:47:29Z2019-11-25T21:47:29Z2019-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-07-3https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201705BRAGA, FELIPE CINTRA NUNESNUNES, ROGÉRIO DA SILVARAMOS, ALEXANDRE MORAESporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-25T21:47:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/201705Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-11-25T21:47:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES DOS CURSOS SUPERIORES NA INTERNET: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE SANTA CATARINA
title DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES DOS CURSOS SUPERIORES NA INTERNET: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE SANTA CATARINA
spellingShingle DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES DOS CURSOS SUPERIORES NA INTERNET: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE SANTA CATARINA
BRAGA, FELIPE CINTRA NUNES
title_short DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES DOS CURSOS SUPERIORES NA INTERNET: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE SANTA CATARINA
title_full DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES DOS CURSOS SUPERIORES NA INTERNET: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE SANTA CATARINA
title_fullStr DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES DOS CURSOS SUPERIORES NA INTERNET: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE SANTA CATARINA
title_full_unstemmed DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES DOS CURSOS SUPERIORES NA INTERNET: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE SANTA CATARINA
title_sort DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES DOS CURSOS SUPERIORES NA INTERNET: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE SANTA CATARINA
author BRAGA, FELIPE CINTRA NUNES
author_facet BRAGA, FELIPE CINTRA NUNES
NUNES, ROGÉRIO DA SILVA
RAMOS, ALEXANDRE MORAES
author_role author
author2 NUNES, ROGÉRIO DA SILVA
RAMOS, ALEXANDRE MORAES
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BRAGA, FELIPE CINTRA NUNES
NUNES, ROGÉRIO DA SILVA
RAMOS, ALEXANDRE MORAES
description A internet tornou-se o principal meio pelo qual as instituições de ensino superior divulgam seus cursos. Uma série de exigências legais foram sendo criadas no âmbito dos órgãos de regulação do ensino no brasil na tentativa de qualificar a divulgação dessas informações de oferta. Com base em estudo bibliográfico e documental foram levantados tais requisitos e confrontados, de maneira qualitativa, com os achados nos sites das instituições federais de ensino superior do Estado de Santa Catarina. Os resultados revelam o não cumprimento de boa parcela dos requisitos, sobretudo aqueles que estão associados diretamente às informações dos cursos. A análise comparativa revelou que as instituições possuem situações similares de atendimento ou não atendimento dos requisitos, todavia, que boas soluções poderiam ser replicadas como forma de qualificar a comunicação com os públicos. Algumas das exigências legais aparentam estar dissonantes dos fatores que são efetivamente relevantes para a escolha dos cursos ou das instituições de ensino, conforme comparativo com estudos anteriores.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-25T21:47:29Z
2019-11-25T21:47:29Z
2019-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-07-3
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201705
identifier_str_mv 978-85-68618-07-3
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201705
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652356495081472