The role of the Globe theatre in shaping Shakespeare's Tragedy of Julius Caesar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gross, Alexander Martin
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100561
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, Florianópolis, 2012
id UFSC_4a8a300f72c7c54dab476fbaeb820eab
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/100561
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaGross, Alexander MartinO'Shea, Jose Roberto Basto2013-06-25T20:22:14Z2013-06-25T20:22:14Z20122012312904http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100561Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, Florianópolis, 2012Abstract : This study assesses the impact of a specific theatre space on Shakespeare's work along two broad lines of inquiry. The sociopolitical environment and the structural features and resources of the Globe theatre are examined in turn, in an effort to ascertain the extent to which they may have shaped the conception and enactment of Julius Caesar in 1599. The social, religious, and political concerns of contemporary London are elucidated by the identification of relevant evidence from the play text. Likewise, discussions of the Globe's structure and staging conditions are informed by the analysis of several key scenes from the play. The study relates the attributes of the Globe theatre and the Shakespearean stage in general to the concepts of Holy and Rough Theatre found in Peter Brook's The Empty Space, and employs Andrew Gurr's notion of the "Shakespearean Mindset" as well as J. L. Styan's theories concerning the imaginative neutrality of the stage space and the creative collaboration of the audience, to apprehend the connection between the language of Julius Caesar and the specific theatre space in which it was first enacted. The metaphorical potential of the stage space and theatre structure as a whole are discussed with reference to discernable metatheatrical moments in the play. The study verifies a complex connection between Julius Caesar and the Globe theatre and its surroundings, allowing for an improved understanding of the play's layered contextual significance, as well as informing of staging practices at the Globe that brought Shakespeare's words to life.<br>Este trabalho avalia o impacto de um espaço de teatro específico sobre a obra de Shakespeare ao longo de duas amplas linhas de investigação. O ambiente sócio-político e as características estruturais e recursos do teatro Globe são analisados sucessivamente, em um esforço para determinar a medida em que eles podem ter formado a concepção e encenação de Julius Caesar em 1599. As questões sociais, religiosas e políticas da Londres contemporânea são elucidadas pela identificação de evidências relevantes no texto. Da mesma forma, as discussões sobre a estrutura do Globe e as condições de encenação são esclarecidas pela análise de várias cenas-chave da peça. O estudo relaciona os atributos do teatro Globe e do teatro Shakespeareano em geral aos conceitos de "Holy and Rough Theatre" de Peter Brook, e utiliza a concepção de Andrew Gurr chamada "Shakespearean Mindset", assim como as teorias de J. L. Styan relativas à neutralidade imaginativa do espaço do palco e à colaboração criativa do público, para compreender a conexão entre a linguagem de Julius Caesar e do espaço teatral em que foi inicialmente encenada. O potencial metafórico do espaço do palco e da estrutura do teatro como um todo é discutido no que tange a momentos metateatrais discerníveis na peça. O estudo verifica uma relação complexa entre Julius Caesar e o teatro Globe e os seus arredores, permitindo uma melhor compreensão da significância contextual multifacetada da peça, bem como registro de práticas de encenação no Globe que trouxeram as palavras de Shakespeare à vida.ix, 69 p.| il.engLiteraturaTeatrosInglaterraTeatro inglesThe role of the Globe theatre in shaping Shakespeare's Tragedy of Julius Caesarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL312904.pdfapplication/pdf2667991https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/100561/1/312904.pdf4b4632488af620098495aedfb152c11fMD51123456789/1005612013-06-25 17:22:14.521oai:repositorio.ufsc.br:123456789/100561Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-06-25T20:22:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv The role of the Globe theatre in shaping Shakespeare's Tragedy of Julius Caesar
title The role of the Globe theatre in shaping Shakespeare's Tragedy of Julius Caesar
spellingShingle The role of the Globe theatre in shaping Shakespeare's Tragedy of Julius Caesar
Gross, Alexander Martin
Literatura
Teatros
Inglaterra
Teatro ingles
title_short The role of the Globe theatre in shaping Shakespeare's Tragedy of Julius Caesar
title_full The role of the Globe theatre in shaping Shakespeare's Tragedy of Julius Caesar
title_fullStr The role of the Globe theatre in shaping Shakespeare's Tragedy of Julius Caesar
title_full_unstemmed The role of the Globe theatre in shaping Shakespeare's Tragedy of Julius Caesar
title_sort The role of the Globe theatre in shaping Shakespeare's Tragedy of Julius Caesar
author Gross, Alexander Martin
author_facet Gross, Alexander Martin
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Gross, Alexander Martin
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv O'Shea, Jose Roberto Basto
contributor_str_mv O'Shea, Jose Roberto Basto
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Literatura
Teatros
Inglaterra
Teatro ingles
topic Literatura
Teatros
Inglaterra
Teatro ingles
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, Florianópolis, 2012
publishDate 2012
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-06-25T20:22:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-06-25T20:22:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100561
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 312904
identifier_str_mv 312904
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100561
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv ix, 69 p.| il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/100561/1/312904.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4b4632488af620098495aedfb152c11f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805220375920640